Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ana Rita da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23598
Resumo: O presente relatório de estágio resulta de todo um trabalho desenvolvido na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural numa sala de jardim-de-infância. Neste sentido pretendemos analisar que conhecimentos e capacidades desenvolvem as crianças com um projeto, com caraterísticas de investigação-ação, centrado nos valores no âmbito de uma educação global. Assim, estabelecemos como principais objetivos compreender como promover uma educação global nos primeiros anos de escolaridade, identificar diferentes representações das crianças sobre valores e observar como as crianças integram os valores (amizade e respeito pelo outro) no seu quotidiano. Este projeto contou com quatro sessões de atividades desenvolvidas com as crianças. No decorrer das atividades, abordámos os valores, a cultura e os modos de vida de quatro países (Gronelândia, Zâmbia, Peru e China). Privilegiámos como principal recurso a literatura infantil, pois já existem várias obras em português que poderão servir de ponto de partida para abordar outras culturas e sensibilizar para os valores. Os dados foram recolhidos através da observação, transcrições das videogravações das sessões, e os registos individuais das crianças (desenhos). Através da análise dos dados concluímos que as crianças se envolveram no projeto e que revelam indícios de atitudes de amizade e de respeito pelo outro, manifestados na história coletiva construída no final do projeto.
id RCAP_8d5b127f8652fbdf68aeda0c00b8b0f7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valoresDiversidade linguísticaEducação pré-escolarLiteratura infantilPluralismo culturalEducação para a cidadaniaDesenvolvimento das criançasEnsino de valoresO presente relatório de estágio resulta de todo um trabalho desenvolvido na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural numa sala de jardim-de-infância. Neste sentido pretendemos analisar que conhecimentos e capacidades desenvolvem as crianças com um projeto, com caraterísticas de investigação-ação, centrado nos valores no âmbito de uma educação global. Assim, estabelecemos como principais objetivos compreender como promover uma educação global nos primeiros anos de escolaridade, identificar diferentes representações das crianças sobre valores e observar como as crianças integram os valores (amizade e respeito pelo outro) no seu quotidiano. Este projeto contou com quatro sessões de atividades desenvolvidas com as crianças. No decorrer das atividades, abordámos os valores, a cultura e os modos de vida de quatro países (Gronelândia, Zâmbia, Peru e China). Privilegiámos como principal recurso a literatura infantil, pois já existem várias obras em português que poderão servir de ponto de partida para abordar outras culturas e sensibilizar para os valores. Os dados foram recolhidos através da observação, transcrições das videogravações das sessões, e os registos individuais das crianças (desenhos). Através da análise dos dados concluímos que as crianças se envolveram no projeto e que revelam indícios de atitudes de amizade e de respeito pelo outro, manifestados na história coletiva construída no final do projeto.This study is the result of a work carried out in the area of awakening to languages in a kindergarten context. In this study, it was our intention to evaluate which knowledge and capacities the children were able to develop in a project with some characteristics of action research, centered on values within a global education perspective. Therefore, we set as our main goals to understand how to promote a global education in the first years of schooling, identify different representations of children about values and observe how children integrate those values (friendship and respect for others) in their daily lives and activities. This project included four sessions of activities with the children. In the course of our activities, we addressed the values, culture and ways of life of four countries (Greenland, Zambia, Peru and China). We privileged children's literature as the main resource, as there are already several books in Portuguese which can be used as a starting point to present other cultures and raise awareness of values. The data was collected through observation, transcriptions of sessions’ videotapes and individual children work (drawings). Through the analysis of the data we concluded that the children got deeply involved in the project and showed signs of friendship and respect for the others, manifested in the story written in group at the end of the projectUniversidade de Aveiro2018-06-21T08:24:41Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23598TID:201943794porVaz, Ana Rita da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:35.856604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
title Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
spellingShingle Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
Vaz, Ana Rita da Costa
Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Pluralismo cultural
Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Ensino de valores
title_short Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
title_full Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
title_fullStr Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
title_full_unstemmed Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
title_sort Educação global no jardim-de-infância: um projeto sobre os valores
author Vaz, Ana Rita da Costa
author_facet Vaz, Ana Rita da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ana Rita da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Pluralismo cultural
Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Ensino de valores
topic Diversidade linguística
Educação pré-escolar
Literatura infantil
Pluralismo cultural
Educação para a cidadania
Desenvolvimento das crianças
Ensino de valores
description O presente relatório de estágio resulta de todo um trabalho desenvolvido na área da sensibilização à diversidade linguística e cultural numa sala de jardim-de-infância. Neste sentido pretendemos analisar que conhecimentos e capacidades desenvolvem as crianças com um projeto, com caraterísticas de investigação-ação, centrado nos valores no âmbito de uma educação global. Assim, estabelecemos como principais objetivos compreender como promover uma educação global nos primeiros anos de escolaridade, identificar diferentes representações das crianças sobre valores e observar como as crianças integram os valores (amizade e respeito pelo outro) no seu quotidiano. Este projeto contou com quatro sessões de atividades desenvolvidas com as crianças. No decorrer das atividades, abordámos os valores, a cultura e os modos de vida de quatro países (Gronelândia, Zâmbia, Peru e China). Privilegiámos como principal recurso a literatura infantil, pois já existem várias obras em português que poderão servir de ponto de partida para abordar outras culturas e sensibilizar para os valores. Os dados foram recolhidos através da observação, transcrições das videogravações das sessões, e os registos individuais das crianças (desenhos). Através da análise dos dados concluímos que as crianças se envolveram no projeto e que revelam indícios de atitudes de amizade e de respeito pelo outro, manifestados na história coletiva construída no final do projeto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21T08:24:41Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23598
TID:201943794
url http://hdl.handle.net/10773/23598
identifier_str_mv TID:201943794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137630139449344