A disciplina de Formação Musical no ensino especializado da música em Portugal: contributos para a caraterização da sua identidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52378 |
Resumo: | Enquanto parte integrante do currículo dos vários cursos de música das escolas públicas portuguesas de ensino especializado, a disciplina de Formação Musical está alicerçada numa história cuja análise é aqui apresentada como objeto de estudo, num período temporal que vai desde a criação do primeiro Conservatório em Portugal, em 1835 até à atualidade. Com o objetivo de refletir sobre a génese e a identidade dessa disciplina, procura-se de uma forma global proporcionar um olhar sobre a sua evolução histórica no contexto de uma cultura escolar que a si própria se permeia das transformações geradas a partir das reformas educativas desenvolvidas no âmbito do ensino da música. A pertinência do estudo fundamenta-se no pressuposto de que o passado e o percurso evolutivo da disciplina de Formação Musical tem uma grande influência na sua identidade atual. Em termos metodológicos privilegiou-se uma análise de conteúdo à legislação criada para o ensino da música, bem como a outras referências fundamentais. O percurso temporal que esta disciplina percorreu veio a torná-la uma disciplina estruturante no currículo, apesar das indefinições quanto ao papel que desempenha e às pedagogias que promove deverem ser objeto de reflexão no contexto curricular atual. |
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A disciplina de Formação Musical no ensino especializado da música em Portugal: contributos para a caraterização da sua identidadeThe “Formação Musical” course in specialized music education in Portugal: Outlining its identityEnsino especializado da músicaDisciplina de formação musicalIdentidade curricularHumanidades::ArtesEnquanto parte integrante do currículo dos vários cursos de música das escolas públicas portuguesas de ensino especializado, a disciplina de Formação Musical está alicerçada numa história cuja análise é aqui apresentada como objeto de estudo, num período temporal que vai desde a criação do primeiro Conservatório em Portugal, em 1835 até à atualidade. Com o objetivo de refletir sobre a génese e a identidade dessa disciplina, procura-se de uma forma global proporcionar um olhar sobre a sua evolução histórica no contexto de uma cultura escolar que a si própria se permeia das transformações geradas a partir das reformas educativas desenvolvidas no âmbito do ensino da música. A pertinência do estudo fundamenta-se no pressuposto de que o passado e o percurso evolutivo da disciplina de Formação Musical tem uma grande influência na sua identidade atual. Em termos metodológicos privilegiou-se uma análise de conteúdo à legislação criada para o ensino da música, bem como a outras referências fundamentais. O percurso temporal que esta disciplina percorreu veio a torná-la uma disciplina estruturante no currículo, apesar das indefinições quanto ao papel que desempenha e às pedagogias que promove deverem ser objeto de reflexão no contexto curricular atual.As part of the curriculum of several music undergraduate degrees in Portuguese specialized music education public schools, the ‘Formação Musical’ course has an important history, hereby presented as a subject of study, since the opening of the first Portuguese Conservatory in 1835. With the intent of reflecting on the genesis and identity of this course this article provides a comprehensive overview of the historical evolution of ‘Formação Musical’ in the context of a school culture impacted by several educational reforms implemented in the context of music education. The relevance of this study is based on the assumption that the past and the evolution of the ‘Formação Musical’ course has a considerable influence on its present identity. From a methodology perspective, the study consists of a bibliographic content analysis of the legislation that has been created for music education, as well as of other significant references.The evolution of the ‘Formação Musical’ course has resulted in a growing and structural relevance of the subject in the music curriculum, notwithstanding identified indefinitions concerning the role of the course, and concerning the pedagogical and didactical strategies being promoted in the present curricular context, which should be object of study. Key words: specialized music education , “formação musical” course, curricular identity.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Coruña | Universidade do MinhoUniversidade do MinhoCarneiro, Hermano Filipe GomesVieira, Maria Helena20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52378porCarneiro, H., & Vieira, M. H. (2017). A disciplina de Formação Musical no ensino especializado da música em Portugal: contributos para a caraterização da sua identidade. Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación, (04), 145-150. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.27692386-741810.17979/reipe.2017.0.04.2769http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.04.2769info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:14.553232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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