Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14484 |
Resumo: | O presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento surge como indagação crítica em torno do desenvolvimento e aprendizagem pessoal e profissional da mestranda, espelhando o seu processo formativo decorrente ao longo do estágio realizado em ambos os contextos. Numa perspetiva dialógica entre teoria e prática, o mesmo mobiliza conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos que, aliado ao conhecimento dos contextos educativos, permitiu a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tendo em conta o paradigma socioconstrutivista da educação. O desenvolvimento profissional docente teve ainda como eixo basilar as etapas da metodologia de investigação-ação, veiculando uma transformação da educação e formação docente, através da observação dos contextos da prática, da criação e implementação de práticas criativas e renovadas que respeitaram orientações curriculares e um currículo de base humanista promotor de metodologias ativas e que fomentaram um perfil de educadora e professora do 1.º CEB reflexivo, investigador e transformador da ação. Assim, este relatório constitui-se como um momento de reflexão sobre, na e para a ação através de dinâmicas de colaboração e supervisão, que contribuíram para a construção da identidade profissional da mestranda, desenvolvendo um saber, saber fazer/agir, ser e estar mais profícuo e seguro, alicerçada nas suas competências e valores. |
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Relatório de EstágioPrática EducativaSocioconstrutivismoFormação inicial docenteInvestigação-AçãoEducational PracticeSocioconstrutivismInitial teacher educationResearch-ActionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento surge como indagação crítica em torno do desenvolvimento e aprendizagem pessoal e profissional da mestranda, espelhando o seu processo formativo decorrente ao longo do estágio realizado em ambos os contextos. Numa perspetiva dialógica entre teoria e prática, o mesmo mobiliza conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos que, aliado ao conhecimento dos contextos educativos, permitiu a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tendo em conta o paradigma socioconstrutivista da educação. O desenvolvimento profissional docente teve ainda como eixo basilar as etapas da metodologia de investigação-ação, veiculando uma transformação da educação e formação docente, através da observação dos contextos da prática, da criação e implementação de práticas criativas e renovadas que respeitaram orientações curriculares e um currículo de base humanista promotor de metodologias ativas e que fomentaram um perfil de educadora e professora do 1.º CEB reflexivo, investigador e transformador da ação. Assim, este relatório constitui-se como um momento de reflexão sobre, na e para a ação através de dinâmicas de colaboração e supervisão, que contribuíram para a construção da identidade profissional da mestranda, desenvolvendo um saber, saber fazer/agir, ser e estar mais profícuo e seguro, alicerçada nas suas competências e valores.This internship report is part of the Supervised Educational Practice course and is presented as a partial requirement to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, according to DL n. 79/2014, of 14 of May. This document emerges as a critical inquiry about the personal and professional development and learning of the master's student, mirroring her formative process during the internship in both contexts. In a dialogical perspective between theory and practice, it mobilizes scientific, methodological, pedagogical and didactic knowledge that, together with the knowledge of the educational contexts, allowed the realization of a sustained and contextualized educational practice, considering the socioconstrutivist paradigm of education. The professional development of teachers also had as a basic axis the stages of the research-action methodology, leading to a transformation of teacher education and training, through observation of the contexts of practice, creation and implementation of creative and renewed practices that respected curricular guidelines and a humanist-based curriculum that promotes active methodologies and that fostered a profile of a reflective, investigating and transforming educator and teacher of the 1st Cycle of Basic Education. Thus, this report constitutes a moment of reflection on, in and for the action through dynamics of collaboration and supervision, that contributed to the construction of the professional identity of the master student, developing a knowledge, a know-how/act and how to be more profitable and secure, based on their skills and values.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Ana Rita Paquete Meneses2019-07-26T18:34:34Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14484TID:202311023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:57:56Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:20.567784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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