Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17361
Resumo: Esta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos.
id RCAP_1410ddff0adea0b941371feec210a87d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidadeFlauta transversal - EnsinoEnsino de músicaExpressão corporalEsta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos.This investigation was aimed verify the viability of using movement as a strategy to develop the expressiveness and musicality of students. An experiment was done with 4 students applying movement exercises inspired by Alexandra Pierce's work. This experiment revealed using the proper exercises in each case can obtain a positive effect on the evolution of two aspects concerned. TTThe fact that we have achieved positive results with little time work is a significant indicator - can be concluded - that if the strategy was included in the plan of studies of the instrument and worked long term, it could be quite beneficial for the development of expressiveness and musicality of students.Universidade de Aveiro2017-05-08T14:12:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17361porSilva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:09Zoai:ria.ua.pt:10773/17361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:29.926437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
title Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
spellingShingle Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da
Flauta transversal - Ensino
Ensino de música
Expressão corporal
title_short Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
title_full Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
title_fullStr Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
title_full_unstemmed Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
title_sort Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
author Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da
author_facet Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal - Ensino
Ensino de música
Expressão corporal
topic Flauta transversal - Ensino
Ensino de música
Expressão corporal
description Esta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-05-08T14:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17361
url http://hdl.handle.net/10773/17361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137574624690176