Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17361 |
Resumo: | Esta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos. |
id |
RCAP_1410ddff0adea0b941371feec210a87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidadeFlauta transversal - EnsinoEnsino de músicaExpressão corporalEsta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos.This investigation was aimed verify the viability of using movement as a strategy to develop the expressiveness and musicality of students. An experiment was done with 4 students applying movement exercises inspired by Alexandra Pierce's work. This experiment revealed using the proper exercises in each case can obtain a positive effect on the evolution of two aspects concerned. TTThe fact that we have achieved positive results with little time work is a significant indicator - can be concluded - that if the strategy was included in the plan of studies of the instrument and worked long term, it could be quite beneficial for the development of expressiveness and musicality of students.Universidade de Aveiro2017-05-08T14:12:42Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17361porSilva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:09Zoai:ria.ua.pt:10773/17361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:29.926437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
title |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
spellingShingle |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da Flauta transversal - Ensino Ensino de música Expressão corporal |
title_short |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
title_full |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
title_fullStr |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
title_full_unstemmed |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
title_sort |
Movimento como estratégia para o desenvolvimento da musicalidade |
author |
Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da |
author_facet |
Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Leonor Gomes Milheiro Lowden da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta transversal - Ensino Ensino de música Expressão corporal |
topic |
Flauta transversal - Ensino Ensino de música Expressão corporal |
description |
Esta investigação teve como objectivo verificar a viabilidade do uso do movimento como estratégia para desenvolver a expressividade e a musicalidade dos alunos. Foi feita uma experiência com 4 alunos aplicando exercícios de movimento inspirados no trabalho de Alexandra Pierce. Esta experiência revelou que usando os exercícios adequados a cada caso pode obter-se um efeito positivo na evolução dos dois aspectos em causa. O facto de se ter conseguido resultados positivos com pouco tempo de trabalho, constitui um indicador significativo – pode daí inferir--se que se estratégia fosse incluída no plano curricular do instrumento e trabalhada a longo prazo, poderia ser bastante benéfica para o desenvolvimento da expressividade e da musicalidade dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-05-08T14:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17361 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137574624690176 |