O Marketing Relacional Aplicado às Clínicas Veterinárias: Um caso de estudo.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354 |
Resumo: | O relacionamento das pessoas com os animais de companhia está em mudança. Passamos de uma relação funcional, em que o animal desempenhava funções de guarda, apoio ao pastoreio ou prevenção de pragas, para uma emocional, em que ele é um membro da família e que contribui para o bem-estar físico e psicológico das pessoas. Urge, pois, que as relações que as clínicas veterinárias têm com os seus clientes se ajuste a esta nova realidade. O marketing relacional deve ser promovido no sentido de estabelecer relações mais duradouras, através de uma maior satisfação dos clientes que potencie a sua lealdade, e criando valor para a organização. No âmbito deste estudo procura-se perceber como se poderia implementar uma estratégia de marketing relacional que vá ao encontro das necessidades dos tutores de animais de companhia. Através da realização de inquéritos por questionário a clientes da clínica veterinária Planeta Animal analisam-se os percursores da satisfação, confiança e lealdade. Os resultados da presente investigação visam sensibilizar os diretores clínicos para a importância do marketing relacional num mercado cada vez mais competitivo. Apontam-se diretrizes de como uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) transformaria a gestão dos relacionamentos numa vantagem competitiva sustentável para a organização. |
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O Marketing Relacional Aplicado às Clínicas Veterinárias: Um caso de estudo.Clínicas veterinárias, marketing relacional, gestão dos relacionamentos com os clientes (CRM), satisfação, criação de valor.O relacionamento das pessoas com os animais de companhia está em mudança. Passamos de uma relação funcional, em que o animal desempenhava funções de guarda, apoio ao pastoreio ou prevenção de pragas, para uma emocional, em que ele é um membro da família e que contribui para o bem-estar físico e psicológico das pessoas. Urge, pois, que as relações que as clínicas veterinárias têm com os seus clientes se ajuste a esta nova realidade. O marketing relacional deve ser promovido no sentido de estabelecer relações mais duradouras, através de uma maior satisfação dos clientes que potencie a sua lealdade, e criando valor para a organização. No âmbito deste estudo procura-se perceber como se poderia implementar uma estratégia de marketing relacional que vá ao encontro das necessidades dos tutores de animais de companhia. Através da realização de inquéritos por questionário a clientes da clínica veterinária Planeta Animal analisam-se os percursores da satisfação, confiança e lealdade. Os resultados da presente investigação visam sensibilizar os diretores clínicos para a importância do marketing relacional num mercado cada vez mais competitivo. Apontam-se diretrizes de como uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) transformaria a gestão dos relacionamentos numa vantagem competitiva sustentável para a organização.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2018-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/354International Journal of Marketing, Communication and New Media; Vol 6, No 11 (2018)2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/354/186Copyright (c) 2018 International Journal of Marketing, Communication and New Mediahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSêco, Ana CristinaFilipe, SandraSimões, Dora2022-09-22T10:30:36Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:23.288789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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