Relatório da prática de ensino supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9340 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação. |
id |
RCAP_14898e9416e976b3bbc6b2eb42d4d39a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadoestágio pedagógicoeducação físicaensino-aprendizagemO Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação.The pedagogical internship represents the last stage of the initial training, where the student is, for the first time, put in touch with the reality. Is assumed as the culmination of the academic education. The Student, as an intern, faces a lot of risks and adventures during this path, being the reflection of those crucial for its own professional development. The presented document shows the teacher’s activities developed during the school year and also the critical reflection of the experience. This report is organised in seven chapters: the first, “Introduction”, contextualises the document. The second, “Personal Framework”, gives a brief presentation of my sports experiences, my academic choices, the events that led me to this point and the expectations that I had related to this phase of my training as a teacher. After, “Institutional Framework”, characterizes the context in which the internship is inserted, the physical education department, the cooperative teacher and the assigned classroom. The forth chapter, related to the “Professional Practice”, is where the annual planning, the didactic unite, the lessons plans, the supervised teaching practice, the teaching styles, the evaluation and the observation are included. The fifth chapter is relative to the information action. The sixth chapter is related to school activities where I was inserted. Subsequently, the seventh and last chapter is the overall reflection of the pedagogical internship. To finish, I included the bibliographic references and the attachments, where I show the student’s individual file, the annual planning, the lesson plan and the elaborated work of the information action.2019-06-18T15:50:56Z2019-04-10T00:00:00Z2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9340porMoreira, Jorge Emanuel Brásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.899131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionado Moreira, Jorge Emanuel Brás estágio pedagógico educação física ensino-aprendizagem |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionado |
author |
Moreira, Jorge Emanuel Brás |
author_facet |
Moreira, Jorge Emanuel Brás |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jorge Emanuel Brás |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio pedagógico educação física ensino-aprendizagem |
topic |
estágio pedagógico educação física ensino-aprendizagem |
description |
O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-18T15:50:56Z 2019-04-10T00:00:00Z 2019-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9340 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137154069168128 |