Relatório da prática de ensino supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jorge Emanuel Brás
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9340
Resumo: O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação.
id RCAP_14898e9416e976b3bbc6b2eb42d4d39a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionadoestágio pedagógicoeducação físicaensino-aprendizagemO Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação.The pedagogical internship represents the last stage of the initial training, where the student is, for the first time, put in touch with the reality. Is assumed as the culmination of the academic education. The Student, as an intern, faces a lot of risks and adventures during this path, being the reflection of those crucial for its own professional development. The presented document shows the teacher’s activities developed during the school year and also the critical reflection of the experience. This report is organised in seven chapters: the first, “Introduction”, contextualises the document. The second, “Personal Framework”, gives a brief presentation of my sports experiences, my academic choices, the events that led me to this point and the expectations that I had related to this phase of my training as a teacher. After, “Institutional Framework”, characterizes the context in which the internship is inserted, the physical education department, the cooperative teacher and the assigned classroom. The forth chapter, related to the “Professional Practice”, is where the annual planning, the didactic unite, the lessons plans, the supervised teaching practice, the teaching styles, the evaluation and the observation are included. The fifth chapter is relative to the information action. The sixth chapter is related to school activities where I was inserted. Subsequently, the seventh and last chapter is the overall reflection of the pedagogical internship. To finish, I included the bibliographic references and the attachments, where I show the student’s individual file, the annual planning, the lesson plan and the elaborated work of the information action.2019-06-18T15:50:56Z2019-04-10T00:00:00Z2019-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9340porMoreira, Jorge Emanuel Brásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.899131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionado
title Relatório da prática de ensino supervisionado
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionado
Moreira, Jorge Emanuel Brás
estágio pedagógico
educação física
ensino-aprendizagem
title_short Relatório da prática de ensino supervisionado
title_full Relatório da prática de ensino supervisionado
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionado
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionado
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionado
author Moreira, Jorge Emanuel Brás
author_facet Moreira, Jorge Emanuel Brás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jorge Emanuel Brás
dc.subject.por.fl_str_mv estágio pedagógico
educação física
ensino-aprendizagem
topic estágio pedagógico
educação física
ensino-aprendizagem
description O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial e é o espaço onde o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade, assume-se como o culminar da formação académica. São vários as aventuras e os riscos que o Estudante Estagiário atravessa durante este trajeto, sendo a reflexão acerca dos mesmos crucial para o seu desenvolvimento profissional. O documento apresentado espelha toda a atividade do docente desenvolvida durante o ano letivo, e ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a experiencia vivenciada. Este relatório está organizado em sete capítulos: o primeiro, “Introdução”, contextualiza o documento. O segundo, “Enquadramento Pessoal”, faz uma breve apresentação acerca das minhas vivências desportivas, das minhas escolhas académicas, dos acontecimentos que me fizeram chegar até aqui e apresenta as expectativas que tinha para esta fase importante da minha formação enquanto professor. De seguida, o Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o departamento de educação física, o professor cooperante e a turma atribuída. O quarto capítulo é relativo à “realização da prática profissional” onde está incluído o planeamento anual, unidade didática, planos de aula, prática de ensino supervisionado, estilos de ensino, avaliação e observação. O quinto capítulo é relativo à ação de informação. O sexto capítulo está relacionado com as atividades escolares que tive inserido. Posteriormente, o sétimo capítulo é a reflexão geral de todo o estágio pedagógico. Por fim, ainda incluo as referências bibliográficas e os anexos onde exponho a ficha individual do aluno, planeamento anual, plano de aula e o trabalho elaborado da ação de informação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18T15:50:56Z
2019-04-10T00:00:00Z
2019-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9340
url http://hdl.handle.net/10348/9340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154069168128