Rela??o entre Experi?ncias de Bullying na Inf?ncia e a Regula??o Emocional (Autocompaix?o e Vergonha) em Adulto
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1307 |
Resumo: | Objetivos: A literatura tem referido o impacto negativo das experi?ncias de bullying na sa?de psicol?gica de crian?as/adolescentes, bem como as respetivas repercuss?es na vida adulta. Com isto, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as experi?ncias de bullying na inf?ncia e a sua rela??o com a autocompaix?o e a vergonha em adulto. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 269 pessoas, sendo 182 (67,7%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 anos (M = 32,7; DP = 12,7). Utilizaram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo, Question?rio da Vergonha Interna e Externa (EVEI), Escala da Autocompaix?o (SELFCS) e Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correla??es positivas entre diversas experi?ncias de bullying e de viol?ncia na inf?ncia/adolesc?ncia e a intensidade dos sintomas psicopatol?gicos e a vergonha em adulto. Indiv?duos que sofreram e observaram bullying na inf?ncia/adolesc?ncia apresentaram maior intensidade de sintomas psicopatol?gicos e vergonha em adulto, em compara??o com indiv?duos que n?o sofreram/n?o observaram bullying. De um modo geral, tanto quem assumiu o papel de v?tima como o papel de observador de bullying, evidenciou n?veis mais altos de vergonha e n?veis mais baixos de autocompaix?o, comparativamente com quem foi praticante de bullying (agressor), destacando-se os mesmos resultados quando se estudou a amostra em fun??o do sexo feminino versus masculino. Conclus?o: Os resultados deste estudo sugerem que as experi?ncias de bullying na inf?ncia e adolesc?ncia poder?o ter um impacto negativo na sa?de psicol?gica em adulto, nomeadamente quanto ? presen?a de sintomatologia psicopatol?gica e aos n?veis de vergonha. Este estudo veio contribuir para a expans?o dos temas bullying, vergonha e autocompaix?o, revelando-se importante a promo??o de estrat?gias que previnam os comportamentos de bullying e as situa??es abusivas na sociedade, contribuindo para a redu??o de sintomas psicopatol?gicos em crian?as/adolescentes e adultos. / Objectives: Literature has referred the negative impact of bullying experiences in psychological health on children/adolescence, along with their respective repercussions in adult life. With these means, the present study has the main goal of characterizing childhood bullying experiences and its connection with self-compassion and shame in adulthood. Method: The sample consisted of 269 people, being 182 (67,7%) of the female sex, ages between 19 and 82 years old (M = 32,7; SD = 12,7). The following instruments were used to collect data: Sociodemographic Questionnaire created specifically for this study, Internal and External Shame Scale (EVEI), Self-Compassion Scale (SELFCS) and Brief Symptom Inventory (BSI). Results: Were found positive correlations between various bullying and violence experiences during childhood/adolescence and the intensity of the psychopathological symptoms during adulthood. Individuals who suffered and observed acts of bullying during childhood/adolescence presented as an adult a bigger intensity of psychopathological symptoms and shame, in comparison to those who didn?t suffer or observed acts of bullying. In general, those assumed both as a bullying victim or observer are evidenced to show higher levels of shame and lowers levels of self-compassion, in comparison to those who were bullies, having the same results when studying the sample in function of male sex versus female sex. Conclusion: The results of this study suggest that bullying experiences during childhood and adolescence may have a negative impact in psychological health in adults, mainly in the presence of psychopathological symptoms and levels of shame. This study contributed to the expansion on bullying, shame and self-compassion topics, revealing the importance of promoting strategies that prevent bullying behaviours and abusive situations in society. |
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Rela??o entre Experi?ncias de Bullying na Inf?ncia e a Regula??o Emocional (Autocompaix?o e Vergonha) em AdultoInf?ncia/adolesc?ncia - Childhood/adolescenceBullying - BullyingSintomatologia psicopatol?gica - Psychopathological symptomologyVergonha interna e externa - Internal and external shameAutocompaix?o - Self-compassionAdulto - AdultObjetivos: A literatura tem referido o impacto negativo das experi?ncias de bullying na sa?de psicol?gica de crian?as/adolescentes, bem como as respetivas repercuss?es na vida adulta. Com isto, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as experi?ncias de bullying na inf?ncia e a sua rela??o com a autocompaix?o e a vergonha em adulto. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 269 pessoas, sendo 182 (67,7%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 anos (M = 32,7; DP = 12,7). Utilizaram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo, Question?rio da Vergonha Interna e Externa (EVEI), Escala da Autocompaix?o (SELFCS) e Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correla??es positivas entre diversas experi?ncias de bullying e de viol?ncia na inf?ncia/adolesc?ncia e a intensidade dos sintomas psicopatol?gicos e a vergonha em adulto. Indiv?duos que sofreram e observaram bullying na inf?ncia/adolesc?ncia apresentaram maior intensidade de sintomas psicopatol?gicos e vergonha em adulto, em compara??o com indiv?duos que n?o sofreram/n?o observaram bullying. 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Objetivos: A literatura tem referido o impacto negativo das experi?ncias de bullying na sa?de psicol?gica de crian?as/adolescentes, bem como as respetivas repercuss?es na vida adulta. Com isto, o presente estudo tem como principal objetivo caracterizar as experi?ncias de bullying na inf?ncia e a sua rela??o com a autocompaix?o e a vergonha em adulto. Metodologia: A amostra foi constitu?da por 269 pessoas, sendo 182 (67,7%) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 82 anos (M = 32,7; DP = 12,7). Utilizaram-se os seguintes instrumentos de recolha de dados: Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo, Question?rio da Vergonha Interna e Externa (EVEI), Escala da Autocompaix?o (SELFCS) e Invent?rio de Sintomas Psicopatol?gicos (BSI). Resultados: Identificaram-se correla??es positivas entre diversas experi?ncias de bullying e de viol?ncia na inf?ncia/adolesc?ncia e a intensidade dos sintomas psicopatol?gicos e a vergonha em adulto. Indiv?duos que sofreram e observaram bullying na inf?ncia/adolesc?ncia apresentaram maior intensidade de sintomas psicopatol?gicos e vergonha em adulto, em compara??o com indiv?duos que n?o sofreram/n?o observaram bullying. De um modo geral, tanto quem assumiu o papel de v?tima como o papel de observador de bullying, evidenciou n?veis mais altos de vergonha e n?veis mais baixos de autocompaix?o, comparativamente com quem foi praticante de bullying (agressor), destacando-se os mesmos resultados quando se estudou a amostra em fun??o do sexo feminino versus masculino. Conclus?o: Os resultados deste estudo sugerem que as experi?ncias de bullying na inf?ncia e adolesc?ncia poder?o ter um impacto negativo na sa?de psicol?gica em adulto, nomeadamente quanto ? presen?a de sintomatologia psicopatol?gica e aos n?veis de vergonha. Este estudo veio contribuir para a expans?o dos temas bullying, vergonha e autocompaix?o, revelando-se importante a promo??o de estrat?gias que previnam os comportamentos de bullying e as situa??es abusivas na sociedade, contribuindo para a redu??o de sintomas psicopatol?gicos em crian?as/adolescentes e adultos. / Objectives: Literature has referred the negative impact of bullying experiences in psychological health on children/adolescence, along with their respective repercussions in adult life. With these means, the present study has the main goal of characterizing childhood bullying experiences and its connection with self-compassion and shame in adulthood. Method: The sample consisted of 269 people, being 182 (67,7%) of the female sex, ages between 19 and 82 years old (M = 32,7; SD = 12,7). The following instruments were used to collect data: Sociodemographic Questionnaire created specifically for this study, Internal and External Shame Scale (EVEI), Self-Compassion Scale (SELFCS) and Brief Symptom Inventory (BSI). Results: Were found positive correlations between various bullying and violence experiences during childhood/adolescence and the intensity of the psychopathological symptoms during adulthood. Individuals who suffered and observed acts of bullying during childhood/adolescence presented as an adult a bigger intensity of psychopathological symptoms and shame, in comparison to those who didn?t suffer or observed acts of bullying. In general, those assumed both as a bullying victim or observer are evidenced to show higher levels of shame and lowers levels of self-compassion, in comparison to those who were bullies, having the same results when studying the sample in function of male sex versus female sex. Conclusion: The results of this study suggest that bullying experiences during childhood and adolescence may have a negative impact in psychological health in adults, mainly in the presence of psychopathological symptoms and levels of shame. This study contributed to the expansion on bullying, shame and self-compassion topics, revealing the importance of promoting strategies that prevent bullying behaviours and abusive situations in society. |
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