Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, António Manuel Lanita
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14814
Resumo: O presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning.
id RCAP_d9284056e079dbfbaaa766b45e769e96
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de GouveiaPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioRelatório de estágioEnsino-aprendizagemSupervised teaching practicePhysical educationBasic educationSecondary educationStage reportTeaching-learningO presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning.Universidade de Évora2015-06-24T11:24:46Z2015-06-242012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14814http://hdl.handle.net/10174/14814porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Franco, António Manuel Lanitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:59.091725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
title Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
Franco, António Manuel Lanita
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Stage report
Teaching-learning
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
author Franco, António Manuel Lanita
author_facet Franco, António Manuel Lanita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, António Manuel Lanita
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Stage report
Teaching-learning
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico
Ensino secundário
Relatório de estágio
Ensino-aprendizagem
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Stage report
Teaching-learning
description O presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-24T11:24:46Z
2015-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14814
http://hdl.handle.net/10174/14814
url http://hdl.handle.net/10174/14814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563755483136