Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14814 |
Resumo: | O presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning. |
id |
RCAP_d9284056e079dbfbaaa766b45e769e96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de GouveiaPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino básicoEnsino secundárioRelatório de estágioEnsino-aprendizagemSupervised teaching practicePhysical educationBasic educationSecondary educationStage reportTeaching-learningO presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning.Universidade de Évora2015-06-24T11:24:46Z2015-06-242012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14814http://hdl.handle.net/10174/14814porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Franco, António Manuel Lanitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:22Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:59.091725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia Franco, António Manuel Lanita Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Relatório de estágio Ensino-aprendizagem Supervised teaching practice Physical education Basic education Secondary education Stage report Teaching-learning |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia |
author |
Franco, António Manuel Lanita |
author_facet |
Franco, António Manuel Lanita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, António Manuel Lanita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Relatório de estágio Ensino-aprendizagem Supervised teaching practice Physical education Basic education Secondary education Stage report Teaching-learning |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino básico Ensino secundário Relatório de estágio Ensino-aprendizagem Supervised teaching practice Physical education Basic education Secondary education Stage report Teaching-learning |
description |
O presente relatório de natureza descritiva e reflexiva envolve as atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no ano letivo 2011/2012, na Escola Secundária com 3º CEB Diogo de Gouveia. Este pretende apresentar as experiências vividas, que decorreram da operacionalização das competências pedagógicas, didáticas e formativas, consubstanciadoras dos objetivos formulados, estratégias e opções seguidas, metas alcançadas. E estas devidamente acompanhadas de reflexões e análises decorrentes de todo o processo metodológico desenvolvido com duas turmas da instituição, respetivamente, do 3º CEB (7º ano) e Ensino Secundário (10º ano). As questões relacionadas com a prática pedagógica visaram focalizar modelos reflexivos e de investigação que a procuraram fundamentar cientificamente, nas diferentes componentes, com o intuito de melhorar competências profissionais e pessoais. Este composto pelas diferentes dimensões, resultou numa experiência formativa de assinalável relevância, permitindo-me desenvolver e aplicar novos conhecimentos, que resultaram numa maior eficácia do processo de ensino e aprendizagem; ABSTRACT: The present report of deceptive and reflective nature involves the activities that were developed along the supervised teaching practice, during the 2011/2012 school year, in Diogo de Gouveia Secondary/3rd Cycle School in Beja. The purpose of this report is presenting the learned experiences that were result from the operalization of pedagogical, teaching and training skills. Those of three mentioned skills are consubstantiate of formulated objectives, strategy and taken options, achievements and those duly accompanied by reflections and analysis deriving from all methodological process developed with two classes from this School. Those two classes are from 7th and 10th grades. The questions that are related from the pedagogical practice were aimed to focus in reflective and investigation models. Those models were intended to substantiate scientifically the pedagogical practice in all the different components with the intention to improve professional and personal skills. This, constituted by the different dimensions, resulted in a remarkable relevance of training experience, allowing me to develop and apply new knowledge, which resulted in a bigger effectiveness of teaching and learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-24T11:24:46Z 2015-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14814 http://hdl.handle.net/10174/14814 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136563755483136 |