Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12418
Resumo: A criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social.
id RCAP_15a62f1df435c3da2287eb6677d0986c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interaçãoEducação especialPessoas com necessidades especiais - CriançasDesenvolvimento das criançasPapel dos paisInteracção socialIntegração socialIntegração escolarAutonomia individual - CriançasA criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social.The child with multiple disabilities has the right to education and to live in society. Despite the limitations, a disabled child also has abilities to learn and has the right to full citizenship. This work aims to present the reality of a child with multiple disabilities and demonstrate the importance, for her development, of a pedagogical intervention based on pedagogical practices, adjusted to her profile, to her real needs and to parents’ expectations. One of the most significant aspects of this study was to verify that an intervention addressed to three specific areas of development: communication, mobility and interaction developed not only the autonomy and inclusion of this child, but also her overall development. Most of the times, she is limited, by her disabilities, but even more by the inability/difficulty of educational stakeholders in helping her how to learn and act and, simultaneously, by the widespread stereotype that a disabled child is unable to learn. We concluded that the handicaps caused by deficiency are devastating, but an educational intervention with quality encourages the development of a child with multiple disabilities, allows the access to information and learning, maximizes the independence, stimulates inclusion, personal and social autonomy.Universidade de Aveiro2014-06-13T14:14:07Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12418TID:201577909porSerrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:38Zoai:ria.ua.pt:10773/12418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:36.620220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
title Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
spellingShingle Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
Educação especial
Pessoas com necessidades especiais - Crianças
Desenvolvimento das crianças
Papel dos pais
Interacção social
Integração social
Integração escolar
Autonomia individual - Crianças
title_short Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
title_full Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
title_fullStr Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
title_full_unstemmed Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
title_sort Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
author Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
author_facet Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Pessoas com necessidades especiais - Crianças
Desenvolvimento das crianças
Papel dos pais
Interacção social
Integração social
Integração escolar
Autonomia individual - Crianças
topic Educação especial
Pessoas com necessidades especiais - Crianças
Desenvolvimento das crianças
Papel dos pais
Interacção social
Integração social
Integração escolar
Autonomia individual - Crianças
description A criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-13T14:14:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12418
TID:201577909
url http://hdl.handle.net/10773/12418
identifier_str_mv TID:201577909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137537164312576