Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12418 |
Resumo: | A criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social. |
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Intervindo na multideficiência: mobilidade, comunicação e interaçãoEducação especialPessoas com necessidades especiais - CriançasDesenvolvimento das criançasPapel dos paisInteracção socialIntegração socialIntegração escolarAutonomia individual - CriançasA criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social.The child with multiple disabilities has the right to education and to live in society. Despite the limitations, a disabled child also has abilities to learn and has the right to full citizenship. This work aims to present the reality of a child with multiple disabilities and demonstrate the importance, for her development, of a pedagogical intervention based on pedagogical practices, adjusted to her profile, to her real needs and to parents’ expectations. One of the most significant aspects of this study was to verify that an intervention addressed to three specific areas of development: communication, mobility and interaction developed not only the autonomy and inclusion of this child, but also her overall development. Most of the times, she is limited, by her disabilities, but even more by the inability/difficulty of educational stakeholders in helping her how to learn and act and, simultaneously, by the widespread stereotype that a disabled child is unable to learn. We concluded that the handicaps caused by deficiency are devastating, but an educational intervention with quality encourages the development of a child with multiple disabilities, allows the access to information and learning, maximizes the independence, stimulates inclusion, personal and social autonomy.Universidade de Aveiro2014-06-13T14:14:07Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12418TID:201577909porSerrano, Jacinta Margarida Ribeiro Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:38Zoai:ria.ua.pt:10773/12418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:36.620220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A criança com multideficiência tem direito à educação e a viver em sociedade. Apesar das suas limitações possui capacidades para aprender e tem o direito a uma cidadania plena. Este trabalho pretende dar a conhecer a realidade da criança com multideficiência, demonstrando como uma intervenção com práticas pedagógicas ajustadas ao seu perfil, às suas reais necessidades e expetativas dos pais são determinantes para o seu desenvolvimento. Um dos aspetos mais significativos deste estudo foi verificar que a intervenção ao nível da comunicação, mobilidade e interação, potenciam não só a autonomia e inclusão da criança com multideficiência, mas também o seu desenvolvimento global. O que muitas das vezes a limita, não são tanto as suas deficiências, mas a incapacidade/dificuldade dos intervenientes educativos, em saber como a ajudar a aprender e a agir e, simultaneamente, o estereótipo generalizado de que não faz aquisições. Concluímos que os handicaps provocados pela deficiência são devastadores, mas, uma intervenção educativa de qualidade potencia o desenvolvimento da criança com multideficiência, possibilita-lhe o acesso à informação e formação, maximiza a sua autonomia, promove a sua inclusão e independência pessoal e social. |
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