Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7892 |
Resumo: | A leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos. |
id |
RCAP_15d7a8d40e60614430c8e64c16305422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania globalCidadania globalLiteraturaDiálogo interculturalConsciência críticaGlobal citizenship educationCritical awarenessIntercultural dialogueA leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos.Literary reading can better develop empathy towards the Other, an inclusive sympathy and critical intercultural awareness, features that belong to the most models of intercultural competence. Yet literature is absent from these models which also pay little attention to foreign language learning. This article discusses the important role of literature either for intercultural communication either for global citizenship education, that play an important role for the peace in the world. With suitable pedagogical approaches, literature in language learning can better contribute for the formation of the intercultural speaker and develop critical awareness, the capacity to reason well and handle delicate situations carefully without fear and judgment.REDIPERepositório AbertoSequeira, Rosa Maria2019-01-29T16:07:17Z2018-07-012018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7892porSequeira, Rosa Maria - Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. "Revista Boletín Redipe" [Em linha]. ISSN 2256-1536. Vol. 7, nº 7 (jul. 2018), p. 129-1362256-1536info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:03.572783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
title |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
spellingShingle |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global Sequeira, Rosa Maria Cidadania global Literatura Diálogo intercultural Consciência crítica Global citizenship education Critical awareness Intercultural dialogue |
title_short |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
title_full |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
title_fullStr |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
title_full_unstemmed |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
title_sort |
Da consciência crítica intercultural è educação para a cidadania global |
author |
Sequeira, Rosa Maria |
author_facet |
Sequeira, Rosa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sequeira, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania global Literatura Diálogo intercultural Consciência crítica Global citizenship education Critical awareness Intercultural dialogue |
topic |
Cidadania global Literatura Diálogo intercultural Consciência crítica Global citizenship education Critical awareness Intercultural dialogue |
description |
A leitura literária pode melhor desenvolver a empatia pelo Outro, a simpatia inclusiva e a consciência crítica intercultural, traços que os modelos de competência intercultural mencionam. No entanto, a literatura não é geralmente mencionada nestes modelos que também ignoram a aprendizagem de línguas estrangeiras. Este artigo discute o importante papel da literatura e da aprendizagem de línguas quer para comunicação intercultural quer para uma educação para a cidadania global essenciais na promoção da paz. Com uma pedagogia adequada, a literatura na aprendizagem de línguas pode melhor contribuir para a formação do falante intercultural, desenvolver a consciência crítica intercultural, a capacidade de diálogo e de lidar com situações delicadas sem julgamentos e medos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-01 2018-07-01T00:00:00Z 2019-01-29T16:07:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/7892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/7892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sequeira, Rosa Maria - Da consciência crítica intercultural à educação para a cidadania global. "Revista Boletín Redipe" [Em linha]. ISSN 2256-1536. Vol. 7, nº 7 (jul. 2018), p. 129-136 2256-1536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
REDIPE |
publisher.none.fl_str_mv |
REDIPE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135059388661760 |