Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Catarina Alexandra Magalhães
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8769
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.
id RCAP_16fc7da93882d1523677baa1f8437de8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalRelatório de estágioEducação pré-escolarDesenvolvimentoAprendizagemInvestigação-ação1.º Ciclo do ensino básicoCriançasPreschool educationDevelopementLearningAction-research1st cycle of basic educationChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens, reconstruções de saberes, atitudes e capacidades e o trabalho desenvolvido por uma formanda, em contexto de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. A intervenção educativa em contexto de educação pré-escolar decorreu na Escola Básica1 e Jardim de Infância Professor Doutor Marques dos Santos, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos; enquanto a prática pedagógica em contexto de 1.º ciclo do ensino básico teve lugar na Escola Básica1 e Jardim de Infância da Torrinha, com alunos entre os 7 e os 9 anos de idade. Durante as práticas educativas, foi prioritário criar oportunidades de aprendizagem, assentes nos saberes essenciais para as crianças. Assim, mobilizaram-se recursos e conhecimentos no sentido de se desenvolver um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens ativas, diversificadas e significativas. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a observação, a planificação e a reflexão como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu a identificação de problemas, contribuindo para que se descobrissem novos caminhos e se concretizassem decisões perante as adversidades que ocorreram.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Elaborated under the supervised teaching practice in pre-school education, the report's main objective is to inform the learning and educational practices exercised in context. The theoretical basis of this report is based on reflection, seeking to broaden horizons and scientific knowledge. The entire route of intervention based on an action-research methodology, valuing research and action as means of empowerment for understanding and hence action. This method allowed us to identify problems, find new paths and arrange solutions to face adversities that followed. The educational intervention took place in a public institution, with a group consisting of 25 children aged between four and six years old. By creating learning opportunities based in essential knowledge for these children (and for the development of an integrated and integrator curriculum), knowledge and skills were mobilized, in order to carry out meaningful learning throughout the articulation of different areas of knowledge.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Performed for a Master’s Degree in Preschool Education and 1St Cycle of Basic Education, this internship report aims to inform the learning process, reconstruction of knowledge, attitudes and skills as well as the work done by a trainee, within the context of Preschool Education and 1St Cycle of Basic Education. The educational intervention in the context of Preschool Education took place at the Basic School1 and Kindergarten “Professor Doutor Marques dos Santos”, with a group of children aged between 4 and 6 years old, while the pedagogical practice in context of 1st Cycle of Basic Education took place at Basic School1 and Kindergarten “Torrinha”, with students aged between 7 and 9 years old. During the educational practices, the main priority was to create learning opportunities, based on the essential knowledge for children. Thus, resources and knowledge were mobilized in order to develop an integrated and inclusive curriculum intended for active, diverse and meaningful learning. The whole course of action was based on an action-research methodology, emphasizing observation, planning and reflection as means of empowerment for understanding and hence to action. This method allowed the identification of problems, contributing to the discovery of new ways and performing decisions to overcome the adversities that were faced.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Catarina Alexandra Magalhães2016-12-12T17:41:19Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8769TID:201384787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:33.122373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Dias, Catarina Alexandra Magalhães
Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Investigação-ação
1.º Ciclo do ensino básico
Crianças
Preschool education
Developement
Learning
Action-research
1st cycle of basic education
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Dias, Catarina Alexandra Magalhães
author_facet Dias, Catarina Alexandra Magalhães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Catarina Alexandra Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Investigação-ação
1.º Ciclo do ensino básico
Crianças
Preschool education
Developement
Learning
Action-research
1st cycle of basic education
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Desenvolvimento
Aprendizagem
Investigação-ação
1.º Ciclo do ensino básico
Crianças
Preschool education
Developement
Learning
Action-research
1st cycle of basic education
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto. A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão, procurando alargar horizontes e os saberes científicos. Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e concretizar soluções perante as adversidades que sucederam. A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens significativas, através da articulação das diferentes áreas do saber.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-12T17:41:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8769
TID:201384787
url http://hdl.handle.net/10400.22/8769
identifier_str_mv TID:201384787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131391742443520