Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Filipa Isabel Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8288
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Resultante de um protocolo entre a Escola Superior de Educação do Porto e a Escola Básica das Antas, a prática pedagógica supervisionada refletida no presente relatório foi desenvolvida no Jardim de Infância desta instituição. Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências profissionais para a Educação Pré-Escolar, a unidade curricular de prática pedagógica supervisionada coloca o estudante num contexto real de aprendizagem, no qual terá de desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes para a sua formação. Neste sentido, o relatório de estágio de qualificação profissional é um instrumento que surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada pelos estudantes em formação. Este reflete não só algumas das estratégias desenvolvidas pela estudante ao longo do seu estágio profissional, mas integra também um conjunto de reflexões, quer individuais quer realizadas em cooperação com outros intervenientes no processo de formação. Este relatório reflete a metodologia de investigação-ação pela qual a estudante enveredou. Esta metodologia permitia à mestranda ter em conta os constrangimentos que surgiam das suas práticas para, posteriormente, através de reflexões sustentadas em pressupostos teóricos pertinentes, conseguir ultrapassá-los e consequentemente melhorar as suas intervenções. Em suma, neste documento a estudante revela as transformações que decorreram quer da análise das suas estratégias pedagógicas, quer das suas competências enquanto futura profissional de educação que permitiram enriquecer a sua formação.
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Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências profissionais para a Educação Pré-Escolar, a unidade curricular de prática pedagógica supervisionada coloca o estudante num contexto real de aprendizagem, no qual terá de desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes para a sua formação. Neste sentido, o relatório de estágio de qualificação profissional é um instrumento que surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada pelos estudantes em formação. Este reflete não só algumas das estratégias desenvolvidas pela estudante ao longo do seu estágio profissional, mas integra também um conjunto de reflexões, quer individuais quer realizadas em cooperação com outros intervenientes no processo de formação. Este relatório reflete a metodologia de investigação-ação pela qual a estudante enveredou. Esta metodologia permitia à mestranda ter em conta os constrangimentos que surgiam das suas práticas para, posteriormente, através de reflexões sustentadas em pressupostos teóricos pertinentes, conseguir ultrapassá-los e consequentemente melhorar as suas intervenções. Em suma, neste documento a estudante revela as transformações que decorreram quer da análise das suas estratégias pedagógicas, quer das suas competências enquanto futura profissional de educação que permitiram enriquecer a sua formação.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A realização deste relatório surge como requisito parcial para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, habilitando para a docência num perfil duplo. Neste sentido, a estudante realizou dois estágios profissionais: um na educação pré-escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos; e outro no 1º ciclo do ensino básico, com uma turma do 3º ano de escolaridade. Durante a prática pedagógica supervisionada em ambos os contextos, a estudante adotou a metodologia de investigação-ação que engloba várias fases interligadas: a observação, a planificação, a reflexão e a avaliação. Esta metodologia permitiu à mestranda observar e refletir sobre as suas práticas para, através da reflexão, reajustá-las e melhorar as suas ações futuras. Os estágios realizados contribuíram para o crescimento da estudante, que se confrontou com as especificidades da profissão docente, encarando-as com vista ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Consciencializando-se da importância de determinadas estratégias pedagógicas, a mestranda reconheceu o papel do educador/professor no desenvolvimento das crianças. Estratégias como a aprendizagem cooperada, a motivação, o diálogo, o apoio e acompanhamento aos alunos, enriquecem a relação pedagógica e beneficiam o crescimento das crianças. Espelhando assim a metodologia de investigação-ação desenvolvida, este documento evidencia o percurso da estudante ao longo do seu período de formação. Desta forma, explicitam-se as potencialidades e os constrangimentos que sentiu e as estratégias que adotou, de modo a contornar as exigências do processo de ensino e aprendizagem.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Result of an agreement between Escola Superior de Educação do Porto and Escola Básica das Antas, the supervised teaching practice, reflected in this report, was developed in the kindergarten of this institution. Having as main goal the professional skills development for Pre school Education, the supervise teaching practice subject puts the student in a real learning context, in which you have to develop self knowledge of the profession, building a reflective and investigative attitude supported by theoretical assumptions relevant to their training. In doing so, the professional qualification work placement report is an instrument that appears as result of all developed work during supervised teaching practice by students in training. This reflects not only some developed strategies by student during the work placement, but also integrates a range of reflections, whether individuals or carried out in cooperation with another participants in the training process. This report reflects the investigation-action methodology followed by the student. This methodology allowed the master’s degree student to take into account the inhibitions that arose from their practices to, subsequently, (through sustained reflections on relevant theoretical assumptions), get pass through them and consequently improve their interventions. In summary, in this document the student reveals the transformations that passed off, whether from the analysis of their teaching strategies, or from their skills as long as future education professional that allowed to improve their training.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The execution of this report comes as a partial requirement for obtaining master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, enabling for a dual teaching. In this way, the student conducted two learning: one in preschool education, with a group of children aged between 3 and 5 years, and another in the 1st Cycle of Basic Education, with a 3rd grade class. During the supervised teaching practice in both contexts, the student adopted the methodology of action- research that embraces several related phases: observation, planning, reflection and evaluation. This methodology allowed the graduate student to observe and reflect on about there’s practices and, through reflection, readjust them and improve their future actions. The internships contributed to the growth of the student, who was confronted with the teaching profession particularities, staring at them as personal and professional development view. Being aware the importance of certain pedagogical strategies, master student acknowledged the role of the educator/teacher on children's development. Strategies such as cooperative learning, motivation, dialogue, support and assistance to the students, enrich the pedagogical relationship and benefit the growth of children. Reflecting the developed action-research methodology, this document shows the path the student throughout during their training period. There for, this describes the potential and the constraints felt and strategies adopted in order to circumvent the requirements of the teaching and learning processInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoreira, Filipa Isabel Pereira2016-06-03T14:41:40Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8288TID:201355167porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:32Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:08.675656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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