Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Ana Luísa Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4359
Resumo: O presente relatório de estágio é uma compilação de pressupostos teóricos que estiveram na base de toda a ação pedagógica e das diferentes intervenções pedagógicas realizadas em contexto de estágio. Este encontra-se dividido em duas partes que se complementam e agregam todo o percurso realizado nas três práticas pedagógicas. Paralelamente a todo este percurso, encontra-se latente a análise crítica e reflexiva de todos os contextos. Relativamente às intervenções pedagógicas, é possível destacar que estas foram realizadas em duas escolas distintas. O estágio na vertente da Educação Pré-Escolar teve lugar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, em Santo António, enquanto o estágio na vertente do 1.º Ciclo restringiu-se à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa, em Machico. Destaque-se que nas duas primeiras práticas pedagógicas recorreu-se à metodologia de investigação-ação, enquanto a última prática foi enquadrada numa metodologia assente em estratégias pedagógicas diversificadas. Assim, na Sala da Pré I destaco como questão de investigação: Como estimular a comunicação oral na educação pré-escolar, especificamente em crianças com três e quatro anos de idade? E na turma I do 4.º ano saliento como questão de investigação: De que forma o trabalho cooperativo pode influenciar o empenho dos alunos nas suas aprendizagens? As duas questões-problema culminaram em dois projetos de investigação distintos que são explicados no presente relatório, sendo implementadas estratégias pedagógicas diversificadas de modo a solucionar as questões referidas anteriormente.
id RCAP_d0ad03e6201bb323bb03b790a29ecf0d
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoCurrículoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoEstratégias pedagógicasCurriculumPreschool Education1st Cycle of Basic EducationAction researchDidactic strategiesEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio é uma compilação de pressupostos teóricos que estiveram na base de toda a ação pedagógica e das diferentes intervenções pedagógicas realizadas em contexto de estágio. Este encontra-se dividido em duas partes que se complementam e agregam todo o percurso realizado nas três práticas pedagógicas. Paralelamente a todo este percurso, encontra-se latente a análise crítica e reflexiva de todos os contextos. Relativamente às intervenções pedagógicas, é possível destacar que estas foram realizadas em duas escolas distintas. O estágio na vertente da Educação Pré-Escolar teve lugar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, em Santo António, enquanto o estágio na vertente do 1.º Ciclo restringiu-se à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa, em Machico. Destaque-se que nas duas primeiras práticas pedagógicas recorreu-se à metodologia de investigação-ação, enquanto a última prática foi enquadrada numa metodologia assente em estratégias pedagógicas diversificadas. Assim, na Sala da Pré I destaco como questão de investigação: Como estimular a comunicação oral na educação pré-escolar, especificamente em crianças com três e quatro anos de idade? E na turma I do 4.º ano saliento como questão de investigação: De que forma o trabalho cooperativo pode influenciar o empenho dos alunos nas suas aprendizagens? As duas questões-problema culminaram em dois projetos de investigação distintos que são explicados no presente relatório, sendo implementadas estratégias pedagógicas diversificadas de modo a solucionar as questões referidas anteriormente.This internship report is a compilation of theoretical assumptions that underlie all the pedagogical action and the different pedagogical interventions carried out in the internship context. It is divided into two parts that complement each other and aggregate the entire course taken in the three pedagogical practices. Parallel to this journey, a critical and reflective analysis of all contexts is latent. Regarding the pedagogical interventions, it is possible to highlight that these were carried out in two different schools. The internship in Pre-School Education took place in the Primary School with Preschool of Ladeira, Santo António, while the internship in the Primary School was restricted to the Primary School with Preschool and Kindergarten Engenheiro Luís Santos Costa, Machico. It should be noted that the first two practices used the methodology of action research, while the last practice was framed in a methodology based on diversified teaching strategies. Thus, in the Pre-I room I highlight as a research question: How to stimulate oral communication in preschool education, specifically in children aged three and four years old? And in class I of the 4th grade I emphasize as a research question: How can cooperative work influence the commitment of students in their learning? The two problem-questions culminated in two distinct research projects, which are explained in this report, and diversified pedagogical strategies were implemented in order to solve the questions mentioned above.Gouveia, Ana Isabel deDigitUMaGouveia, Ana Luísa Vieira2022-07-05T08:42:56Z2022-05-30T00:00:00Z2022-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4359203031024porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:17.550261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Gouveia, Ana Luísa Vieira
Currículo
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Estratégias pedagógicas
Curriculum
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Action research
Didactic strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Socias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Gouveia, Ana Luísa Vieira
author_facet Gouveia, Ana Luísa Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Ana Isabel de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Ana Luísa Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Estratégias pedagógicas
Curriculum
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Action research
Didactic strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Socias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Estratégias pedagógicas
Curriculum
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Action research
Didactic strategies
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Socias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio é uma compilação de pressupostos teóricos que estiveram na base de toda a ação pedagógica e das diferentes intervenções pedagógicas realizadas em contexto de estágio. Este encontra-se dividido em duas partes que se complementam e agregam todo o percurso realizado nas três práticas pedagógicas. Paralelamente a todo este percurso, encontra-se latente a análise crítica e reflexiva de todos os contextos. Relativamente às intervenções pedagógicas, é possível destacar que estas foram realizadas em duas escolas distintas. O estágio na vertente da Educação Pré-Escolar teve lugar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, em Santo António, enquanto o estágio na vertente do 1.º Ciclo restringiu-se à Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Engenheiro Luís Santos Costa, em Machico. Destaque-se que nas duas primeiras práticas pedagógicas recorreu-se à metodologia de investigação-ação, enquanto a última prática foi enquadrada numa metodologia assente em estratégias pedagógicas diversificadas. Assim, na Sala da Pré I destaco como questão de investigação: Como estimular a comunicação oral na educação pré-escolar, especificamente em crianças com três e quatro anos de idade? E na turma I do 4.º ano saliento como questão de investigação: De que forma o trabalho cooperativo pode influenciar o empenho dos alunos nas suas aprendizagens? As duas questões-problema culminaram em dois projetos de investigação distintos que são explicados no presente relatório, sendo implementadas estratégias pedagógicas diversificadas de modo a solucionar as questões referidas anteriormente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T08:42:56Z
2022-05-30T00:00:00Z
2022-05-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4359
203031024
url http://hdl.handle.net/10400.13/4359
identifier_str_mv 203031024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129950582734848