Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/13814 |
Resumo: | Comunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito. |
id |
RCAP_172e1b600de0cc855af6b1ddcf22f734 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDPComunicação internaTelevisão corporativaEDPonGrupo EDPInternal communicationCorporate televisionEDP GroupDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoComunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito.To communicate credibly and in a fast and attractive way is an added value in any circumstance and in any society. Aware of this, companies, especially larger ones, have come to regard communication as one of the main factors to successfully achieve the goals they aim to reach. Therefore the communication business is currently one of the main challenges of the organizational world. In order to survive in a highly competitive environment, it is very important that organizations not only renew themselves in terms of management and technology, but also in the way they communicate. Improving how communication is made internally and externally by mobilizing their employees is fundamental. Communicating the company’s values and goals, keeping employees informed about major projects and sharing the accomplished goals reinforces the company’s culture and aligns the employees to the action. Corporate television, a recent phenomenon, has been gaining its place in organization of Internal Communication departments. The edpON case study which will deserve a prominent place in the course of this research, aims to understand the impact of EDP Group’s Corporate TV. For this purpose, information was gathered from the company itself, interviews with employees were made and a specific survey was carried out.Ilharco, FernandoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGouveia, Joana Carla Souto2014-03-19T13:59:38Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.434353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
title |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
spellingShingle |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP Gouveia, Joana Carla Souto Comunicação interna Televisão corporativa EDPon Grupo EDP Internal communication Corporate television EDP Group Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
title_full |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
title_fullStr |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
title_full_unstemmed |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
title_sort |
Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP |
author |
Gouveia, Joana Carla Souto |
author_facet |
Gouveia, Joana Carla Souto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ilharco, Fernando Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Joana Carla Souto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interna Televisão corporativa EDPon Grupo EDP Internal communication Corporate television EDP Group Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Comunicação interna Televisão corporativa EDPon Grupo EDP Internal communication Corporate television EDP Group Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Comunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-28 2012 2012-09-28T00:00:00Z 2014-03-19T13:59:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/13814 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/13814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131785841344512 |