Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Joana Carla Souto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13814
Resumo: Comunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito.
id RCAP_172e1b600de0cc855af6b1ddcf22f734
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDPComunicação internaTelevisão corporativaEDPonGrupo EDPInternal communicationCorporate televisionEDP GroupDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoComunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito.To communicate credibly and in a fast and attractive way is an added value in any circumstance and in any society. Aware of this, companies, especially larger ones, have come to regard communication as one of the main factors to successfully achieve the goals they aim to reach. Therefore the communication business is currently one of the main challenges of the organizational world. In order to survive in a highly competitive environment, it is very important that organizations not only renew themselves in terms of management and technology, but also in the way they communicate. Improving how communication is made internally and externally by mobilizing their employees is fundamental. Communicating the company’s values and goals, keeping employees informed about major projects and sharing the accomplished goals reinforces the company’s culture and aligns the employees to the action. Corporate television, a recent phenomenon, has been gaining its place in organization of Internal Communication departments. The edpON case study which will deserve a prominent place in the course of this research, aims to understand the impact of EDP Group’s Corporate TV. For this purpose, information was gathered from the company itself, interviews with employees were made and a specific survey was carried out.Ilharco, FernandoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGouveia, Joana Carla Souto2014-03-19T13:59:38Z2012-09-2820122012-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-05T01:36:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.434353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
title Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
spellingShingle Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
Gouveia, Joana Carla Souto
Comunicação interna
Televisão corporativa
EDPon
Grupo EDP
Internal communication
Corporate television
EDP Group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
title_full Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
title_fullStr Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
title_full_unstemmed Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
title_sort Caso de estudo EDPon : uma investigação sobre a televisão corporativa do Grupo EDP
author Gouveia, Joana Carla Souto
author_facet Gouveia, Joana Carla Souto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilharco, Fernando
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Joana Carla Souto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Televisão corporativa
EDPon
Grupo EDP
Internal communication
Corporate television
EDP Group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação interna
Televisão corporativa
EDPon
Grupo EDP
Internal communication
Corporate television
EDP Group
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Comunicar de forma credível, rápida e atrativa constitui uma mais-valia em qualquer circunstância e em qualquer sociedade. Conscientes desse facto as empresas, principalmente as de maior dimensão, passaram a encarar a comunicação como um dos principais factores para atingirem, com sucesso, os objectivos a que se propõem. Por essa razão a comunicação empresarial constitui atualmente um dos principais desafios do mundo organizacional. Para sobreviverem num ambiente de grande competitividade, é muito importante que as organizações não só se renovem em termos de gestão e tecnologia, mas também na forma como comunicam interna e externamente e muito especialmente na forma como mobilizam os seus colaboradores. Comunicar os valores e os objectivos da empresa, manter informados os colaboradores sobre os principais projectos, partilhar os êxitos alcançados reforçam a cultura de empresa e o alinhamento de todos os colaboradores para a ação. A televisão corporativa, um fenómeno recente, tem vindo a conquistar lugar nas organizações na área da Comunicação Interna. O caso de estudo edpON, que merecerá um lugar de destaque no decorrer desta investigação, visa perceber o impacto da TV Corporativa do Grupo EDP. Para o efeito recolheu-se informação junto da própria empresa, realizaram-se entrevistas aos seus colaboradores e efectuou-se um inquérito especificamente desenvolvido para o efeito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
2012
2012-09-28T00:00:00Z
2014-03-19T13:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13814
url http://hdl.handle.net/10400.14/13814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131785841344512