Avaliação da aprendizagem matemática na modalidade de educação a distância com alunos do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41340 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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Avaliação da aprendizagem matemática na modalidade de educação a distância com alunos do ensino secundárioAvaliaçãoPráticas avaliativasEducação à distânciaEnsino-aprendizagemMatemáticaEnsino secundárioTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente trabalho tem por objetivo estudar práticas de avaliação das aprendizagens em Matemática no ensino secundário na modalidade de ensino a distância. Sendo a avaliação das aprendizagens parte obrigatória do currículo nacional, uma reflexão sobre as características dos diferentes processos avaliativos utilizados pelo professor se faz necessária, bem como as práticas utilizadas pelo professor para melhorar esse processo. O foco foi dado à Educação a Distância, por ser esta uma modalidade de ensino moderna e eficiente. Para isto, a fundamentação teórica foi desenvolvida em torno da avaliação das aprendizagens, onde foram discutidas a avaliação num contexto geral, e no ensino e a aprendizagem matemática, os seus objetivos e tarefas matemáticas, e as práticas avaliativas da aprendizagem matemática, composta por princípios orientadores, feedback e instrumentos de avaliação e a Educação a Distância, incluindo um breve histórico e seus significados. O estudo seguiu uma metodologia de investigação baseada em design de estudo de caso, com uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, em que a recolha de dados recorreu à recolha documental e à observação participante, juntamente com a realização de entrevista a uma professora do ensino secundário atuante na Educação a Distância, num contexto da avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos de sua turma. Os resultados do estudo evidenciam que as práticas avaliativas da aprendizagem matemática utilizadas pela professora de matemática participante da presente investigação, num contexto do ensino a distância, que recorreu à plataforma Moodle, à Escola Virtual, ao One Note e ao Google Form, passaram pelo uso de ferramentas tecnológicas, pelo desenvolvimento de momentos de avaliação diagnóstica, sumativa e formativa, bem como o fornecimento de feedback, realizado pela professora na sua prática docente. Também foi percetível a pouca experiência da professora em Educação a Distância, como nos informou e ao uso limitado de recursos disponíveis para essa modalidade de ensino, mostrando-se necessário cursos de formação na área de Educação a Distância para futuros docentes da área.The present study aims to study the assessment practices of learning in mathematics in secondary education in the distance learning modality. As the assessment of learning is a mandatory part of the national curriculum, a reflection on the characteristics of the different assessment processes used by the teacher is necessary, as well as the practices used by the teacher to improve this process. The focus was given to Distance Education, as it is a modern and efficient teaching modality. For this, the theoretical foundation was developed around the assessment of learning, where were discussed the assessment in a general context, teaching and learning mathematics, its objectives and mathematical tasks, and the assessment practices of mathematical learning, consisting of guiding principles, feedback and assessment tools and Distance Education, including a brief background and meanings. The study followed a research methodology based on case study design, with a qualitative interpretative approach, in which data collection used documentary collection and observation, together with the accomplishment of an interview of a teacher of the secondary education active in Distance Education, in a context of the assessment of the mathematical learning of the students of her class. The results of the study show that the assessment practices of mathematical learning used by the mathematics teacher participating in this research, in the context of distance learning, which resorted to the Moodle platform, the Virtual School, One Note and Google Form, have gone through the use of technological tools, the development moments of diagnostic, summative and formative assessment, as well as the provision of feedback, performed by the teacher in her teaching practice. It was also noticeable the little experience of the teacher in Distance Education, due to reports of her and the limited use of resources available for this type of teaching, proving necessary training courses in the area of Distance Education for future teachers of the area.Santos, Leonor, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCampos, Angela Martins2020-01-22T16:51:25Z20192019-10-152019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:37.112222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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