Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3291 |
Resumo: | O presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos. |
id |
RCAP_184bd91c7c68b48336594fb004c1c24b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaAção educativaReflexão críticaAtividades cooperativasAprendizagens significativasPre-School Education1st cycle of basic educationPedagogical practiceEducational actionCritical reflectionCooperative activitiesMeaningful learningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos.This internship report is a testament to all the practical knowledge acquired over the course of teacher training in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this sense, the objective is to make known as Pedagogical Practices developed, both in the context of Pre-School Education (Sala da Magia, EB1 / PE da Nazaré), as well as in the 1st Cycle of Basic Education (3rd year and 2nd year - EB1 / PE da Achada). A theoretical and methodological framework of all the pedagogical action resulting from the practical context is carried out, basing and articulating the practice with the theory. It should be noted that the analysis is carried out through a reflective and critical perspective, giving greater emphasis to the practical aspect. Thus, the present contains an analysis of the pedagogical action that comes from the diversity of strategies that have been developed, according to the characteristics, interests and needs of each student. In it are shown as cooperative activities and as active methodologies that have been implemented, in a constant process of reflection and questioning in order to provide learning provided to the global formation of each of the students.Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasDigitUMaRibeiro, Ana Lúcia Moniz2021-04-15T11:26:03Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3291202690326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:18.299710Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Ribeiro, Ana Lúcia Moniz Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Ação educativa Reflexão crítica Atividades cooperativas Aprendizagens significativas Pre-School Education 1st cycle of basic education Pedagogical practice Educational action Critical reflection Cooperative activities Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de Estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ribeiro, Ana Lúcia Moniz |
author_facet |
Ribeiro, Ana Lúcia Moniz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Lúcia Moniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Ação educativa Reflexão crítica Atividades cooperativas Aprendizagens significativas Pre-School Education 1st cycle of basic education Pedagogical practice Educational action Critical reflection Cooperative activities Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Ação educativa Reflexão crítica Atividades cooperativas Aprendizagens significativas Pre-School Education 1st cycle of basic education Pedagogical practice Educational action Critical reflection Cooperative activities Meaningful learning Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio é um testemunho de todo o conhecimento prático adquirido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o objetivo é dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar (Sala da Magia, EB1/PE da Nazaré), como no 1º Ciclo do Ensino Básico (3º ano e 2º ano – EB1/PE da Achada). Efetua-se um enquadramento teórico e metodológico de toda a ação pedagógica resultante do contexto prático, baseando e articulando a prática com a teoria. De salientar que a análise é concretizada através de uma perspetiva reflexiva e crítica, conferindo maior destaque à vertente prática. Assim, o presente relatório contém uma análise da ação pedagógica que advém da diversidade de estratégias que foram desenvolvidas, de acordo com as caraterísticas, os interesses e as necessidades de cada aluno. Nele estão patentes as atividades cooperativas e as metodologias ativas que foram implementadas, num constante processo de reflexão e questionamento com o intuito de proporcionar aprendizagens significativas à formação global de cada um dos alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15T11:26:03Z 2021-02-22T00:00:00Z 2021-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3291 202690326 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3291 |
identifier_str_mv |
202690326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129933542326272 |