Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Sara Raquel Lobato
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2800
Resumo: O presente Relatório de Estágio pretende espelhar e dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de uma descrição e reflexão das atividades proporcionadas. Estas práticas foram desenvolvidas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré. Estando visível a relação entre a teoria e a prática indissociável à ação educativa, este relatório comporta um enquadramento dos prossupostos teóricos e metodológicos que a sustentaram. Numa procura constante de respostas que possibilitem uma melhor intervenção educativa e adequação da prática mediante os interesses e necessidades das/dos crianças/alunos, importa que o docente adote uma atitude reflexiva e uma postura de investigador. Neste sentido, a metodologia de investigação-ação foi essencial ao longo de todo o estágio pedagógico, atendendo que permitiu colmatar determinadas problemáticas, viabilizando a aprendizagem efetiva e o desenvolvimento das crianças e dos alunos. Assim sendo, na prática educativa, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como em contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que dessem resposta às questões: Como desenvolver uma educação para a Convivência Democrática e Cidadania no grupo da Sala Laranja, particularmente na gestão das emoções e na aquisição dos valores? e De que forma o trabalho de grupo pode ajudar os alunos a desenvolver atitudes de cooperação e entreajuda, potenciando as interações e a aprendizagem dos alunos do 4.ºA?. Por conseguinte, esta metodologia não foi aplicada no último estágio pedagógico atendendo que a sua intervenção se debruçou no âmbito da didática. Sendo assim, este relatório compreende um compêndio de experiências vividas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, sendo o mesmo considerado como uma ferramenta de aprendizagem e reflexão.
id RCAP_189d20ab14da4d43e60988c7cec2a708
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoValores na educaçãoAprendizagemPreschool education1st cycle of basic educationPedagogical practiceAction researchValues in educationLearningEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio pretende espelhar e dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de uma descrição e reflexão das atividades proporcionadas. Estas práticas foram desenvolvidas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré. Estando visível a relação entre a teoria e a prática indissociável à ação educativa, este relatório comporta um enquadramento dos prossupostos teóricos e metodológicos que a sustentaram. Numa procura constante de respostas que possibilitem uma melhor intervenção educativa e adequação da prática mediante os interesses e necessidades das/dos crianças/alunos, importa que o docente adote uma atitude reflexiva e uma postura de investigador. Neste sentido, a metodologia de investigação-ação foi essencial ao longo de todo o estágio pedagógico, atendendo que permitiu colmatar determinadas problemáticas, viabilizando a aprendizagem efetiva e o desenvolvimento das crianças e dos alunos. Assim sendo, na prática educativa, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como em contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que dessem resposta às questões: Como desenvolver uma educação para a Convivência Democrática e Cidadania no grupo da Sala Laranja, particularmente na gestão das emoções e na aquisição dos valores? e De que forma o trabalho de grupo pode ajudar os alunos a desenvolver atitudes de cooperação e entreajuda, potenciando as interações e a aprendizagem dos alunos do 4.ºA?. Por conseguinte, esta metodologia não foi aplicada no último estágio pedagógico atendendo que a sua intervenção se debruçou no âmbito da didática. Sendo assim, este relatório compreende um compêndio de experiências vividas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, sendo o mesmo considerado como uma ferramenta de aprendizagem e reflexão.This Internship Report intends to make known the educational action developed in the contexts of Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, through a description and reflection of the activities provided. These practices were developed at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré. In doing so we can observe the symbiotic relation between theory and practice inseparable from educational action, this report contains a framework of the theoretical and methodological assumptions that supported it. In a constant search for answers that allow a better educational intervention and adequacy of practice according to the interests and needs of the children / students, it is important that the teacher adopts a reflective and a researcher attitude. In this sense, the researcher methodology was essential throughout the pedagogical stage, since it allows to address certain problems, enabling the effective learning and development of children and students. Therefore, in educational practice, both in the context of preschool education and in the context of teaching of the 1st cycle of basic education, strategies of pedagogical intervention were developed that answered the questions: How to develop an education for democratic coexistence and citizenship in the group of the Orange class, particularly in managing emotions and acquiring values? and How can group work help students develop attitudes of cooperation and mutual help, enhancing the interactions and learning of 4th graders? Therefore, this methodology was not applied in the last pedagogical stage given that its intervention focused on didactics. Thus, this report comprises a compendium of the experiences lived throughout the pedagogical practices developed, being considered as a learning and reflection tool.Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaDigitUMaCâmara, Sara Raquel Lobato2020-06-15T13:56:58Z2020-03-03T00:00:00Z2020-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2800202485013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:37.537070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Câmara, Sara Raquel Lobato
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Valores na educação
Aprendizagem
Preschool education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Action research
Values in education
Learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Câmara, Sara Raquel Lobato
author_facet Câmara, Sara Raquel Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Sara Raquel Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Valores na educação
Aprendizagem
Preschool education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Action research
Values in education
Learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Valores na educação
Aprendizagem
Preschool education
1st cycle of basic education
Pedagogical practice
Action research
Values in education
Learning
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio pretende espelhar e dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de uma descrição e reflexão das atividades proporcionadas. Estas práticas foram desenvolvidas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré. Estando visível a relação entre a teoria e a prática indissociável à ação educativa, este relatório comporta um enquadramento dos prossupostos teóricos e metodológicos que a sustentaram. Numa procura constante de respostas que possibilitem uma melhor intervenção educativa e adequação da prática mediante os interesses e necessidades das/dos crianças/alunos, importa que o docente adote uma atitude reflexiva e uma postura de investigador. Neste sentido, a metodologia de investigação-ação foi essencial ao longo de todo o estágio pedagógico, atendendo que permitiu colmatar determinadas problemáticas, viabilizando a aprendizagem efetiva e o desenvolvimento das crianças e dos alunos. Assim sendo, na prática educativa, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como em contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que dessem resposta às questões: Como desenvolver uma educação para a Convivência Democrática e Cidadania no grupo da Sala Laranja, particularmente na gestão das emoções e na aquisição dos valores? e De que forma o trabalho de grupo pode ajudar os alunos a desenvolver atitudes de cooperação e entreajuda, potenciando as interações e a aprendizagem dos alunos do 4.ºA?. Por conseguinte, esta metodologia não foi aplicada no último estágio pedagógico atendendo que a sua intervenção se debruçou no âmbito da didática. Sendo assim, este relatório compreende um compêndio de experiências vividas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, sendo o mesmo considerado como uma ferramenta de aprendizagem e reflexão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-15T13:56:58Z
2020-03-03T00:00:00Z
2020-03-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2800
202485013
url http://hdl.handle.net/10400.13/2800
identifier_str_mv 202485013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129927628357632