Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2119
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_18f983fc81272685385bea6b2a9f574a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclicoFormação de adultosNecessidades de formaçãoAvaliação da formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2009Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O trabalho que se segue surge no contexto do segundo ano de mestrado em Ciências da Educação, mais especificamente na área de Formação de Adultos, e apresenta-se como o relatório de estágio curricular no Serviço de Formação do Museu da Presidência da República, que decorreu entre Setembro de 2008 e Julho de 2009. Partindo do levantamento de problemas no referido serviço de formação foram delimitados os seguintes objectivos: desenvolver o domínio de acompanhamento e avaliação; e o domínio de diagnóstico de necessidades de formação. Na sequência do primeiro objectivo destaca-se a concretização da análise da reacção e satisfação por parte dos formandos relativamente ao Plano de Formação 2008/2009 e a implementação de uma nova metodologia de avaliação de impacto. Relativamente ao segundo objectivo destaca-se a análise do levantamento de interesses de formação ao longo do Plano de Formação 2008/2009 e levantamento de oferta formativa em museus internacionais. O trabalho desenvolvido permitiu sugerir novas linhas orientadoras globais para o serviço de formação de forma mais consistente e fundamentada do que num momento prévio, contribuindo para o desenvolvimento de ambos os domínios referidos. Na perspectiva de aprendente, os resultados deste período de formação em contexto de trabalho incidem numa melhoria global em termos de competências profissionais, pessoais, e relacionais.The following paper was developed during the course of the second year of the Master's Degree in Education Sciences, more specifically in the area of Adult Training, and stands as the final report of the academic internship in the Training Service of the Presidency of the Republic Museum, which occurred between September 2008 and July 2009. Beginning with the assessment of the problems in the aforementioned training service, the following objectives were established: the development of the processes of monitoring and evaluation; as well as the improvement of the process for assessment of the training needs. Regarding the first objective it is to be underlined the execution of the analysis concerning the reaction and satisfaction of the trainees towards the Training Plan 2008/2009, as well as the implementation of a new methodology to evaluate the impact. On the other hand, the second objective was pursued by analysing the assessment of the training interests throughout the Training Plan 2008/2009 and also by assessing the training offer within international museums. The carried work allowed suggesting new general guiding lines for the training service in a more consistent and supported manner than previously, and therefore contributing to the development of the two mentioned processes. From a student viewpoint, the results of this training period, which was carried out as an internship, reflect an overall improvement regarding professional, personal and relational skills.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaTrabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-2010-12-09T13:13:56Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/ms-exceltext/xmlapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2119porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.344385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
title Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
spellingShingle Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-
Formação de adultos
Necessidades de formação
Avaliação da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
title_short Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
title_full Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
title_fullStr Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
title_full_unstemmed Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
title_sort Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
author Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-
author_facet Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos
Necessidades de formação
Avaliação da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
topic Formação de adultos
Necessidades de formação
Avaliação da formação
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:13:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2119
url http://hdl.handle.net/10451/2119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/ms-excel
text/xml
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/vnd.ms-excel
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134169523027968