Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2119 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
id |
RCAP_18f983fc81272685385bea6b2a9f574a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclicoFormação de adultosNecessidades de formaçãoAvaliação da formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2009Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009O trabalho que se segue surge no contexto do segundo ano de mestrado em Ciências da Educação, mais especificamente na área de Formação de Adultos, e apresenta-se como o relatório de estágio curricular no Serviço de Formação do Museu da Presidência da República, que decorreu entre Setembro de 2008 e Julho de 2009. Partindo do levantamento de problemas no referido serviço de formação foram delimitados os seguintes objectivos: desenvolver o domínio de acompanhamento e avaliação; e o domínio de diagnóstico de necessidades de formação. Na sequência do primeiro objectivo destaca-se a concretização da análise da reacção e satisfação por parte dos formandos relativamente ao Plano de Formação 2008/2009 e a implementação de uma nova metodologia de avaliação de impacto. Relativamente ao segundo objectivo destaca-se a análise do levantamento de interesses de formação ao longo do Plano de Formação 2008/2009 e levantamento de oferta formativa em museus internacionais. O trabalho desenvolvido permitiu sugerir novas linhas orientadoras globais para o serviço de formação de forma mais consistente e fundamentada do que num momento prévio, contribuindo para o desenvolvimento de ambos os domínios referidos. Na perspectiva de aprendente, os resultados deste período de formação em contexto de trabalho incidem numa melhoria global em termos de competências profissionais, pessoais, e relacionais.The following paper was developed during the course of the second year of the Master's Degree in Education Sciences, more specifically in the area of Adult Training, and stands as the final report of the academic internship in the Training Service of the Presidency of the Republic Museum, which occurred between September 2008 and July 2009. Beginning with the assessment of the problems in the aforementioned training service, the following objectives were established: the development of the processes of monitoring and evaluation; as well as the improvement of the process for assessment of the training needs. Regarding the first objective it is to be underlined the execution of the analysis concerning the reaction and satisfaction of the trainees towards the Training Plan 2008/2009, as well as the implementation of a new methodology to evaluate the impact. On the other hand, the second objective was pursued by analysing the assessment of the training interests throughout the Training Plan 2008/2009 and also by assessing the training offer within international museums. The carried work allowed suggesting new general guiding lines for the training service in a more consistent and supported manner than previously, and therefore contributing to the development of the two mentioned processes. From a student viewpoint, the results of this training period, which was carried out as an internship, reflect an overall improvement regarding professional, personal and relational skills.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaTrabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985-2010-12-09T13:13:56Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/ms-exceltext/xmlapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2119porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579890info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:35.344385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
title |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
spellingShingle |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985- Formação de adultos Necessidades de formação Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2009 |
title_short |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
title_full |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
title_fullStr |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
title_sort |
Diagnóstico e avaliação da formação : dois pontos-chave de um processo cíclico |
author |
Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985- |
author_facet |
Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabrito, Belmiro Gil, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trabulo, Andreia Carolina Andrade, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos Necessidades de formação Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2009 |
topic |
Formação de adultos Necessidades de formação Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2009 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-09T13:13:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2119 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/ms-excel text/xml application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel application/vnd.ms-excel application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134169523027968 |