Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/55053
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
id RCAP_1919f602813bc156b00d418477929a89
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativaAdult educacion: intevention with educacional action herpersEducação de adultosFormação de adultosAjudantes da ação educativaAdult educationAdult trainingEducational action helpersCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O projeto “Educação de Adultos: Intervenção com Ajudantes de Ação Educativa” visou ser uma aposta na educação de adultos, com o objetivo de proporcionar sessões de formação para profissionais com a categoria de Ajudantes de Ação Educativa (AAE). O estágio realizou-se num Centro Social e Paroquial, designado como uma IPSS com duas valências, Creche e Pré-escolar, participaram neste projeto 10 funcionárias com a categoria profissional de Ajudantes de Ação Educativa. Este trabalho resulta de uma preocupação pelas competências que esta profissão exige, assim sendo, o projeto procurou promover as competências das AAE que esta Instituição emprega com o intuito de melhorar a qualidade educativa nesta Instituição. As sessões de formação focaram-se nas tarefas diárias que estas profissionais realizam com as crianças, sensibilizando para a importância e o impacto que esta profissão tem no desenvolvimento das mesmas. Assim sendo, o projeto foi orientado por uma investigação qualitativa, tendo por base a investigação-ação, foi desenvolvido através de sessões de formação dinamizadas em círculo de estudos, onde as intervenientes foram participantes ativas, no sentido de alcançar uma melhoria das competências exigidas nesta profissão. De salientar que as sessões geraram grandes momentos de reflexão crítica, originando troca de conhecimento. As sessões tiveram um impacto positivo, auxiliando estas profissionais no seu desempenho com as crianças. De uma maneira geral, esta intervenção produziu ganhos em toda a Instituição.The project "Adult Education: Intervention with Educational Action Helpers" aimed to focus on adult education, with the purpose of providing training sessions for professionals in the Educational Action Helpers category (AAE). The internship took place in a Parish Social Center, designated as an IPSS with two valances, daycare and preschool, and in this project attended 10 employees in the Educational Action Helpers professional category. This work is the result of a concern for the skills that this profession requires, and therefore, the project sought to promote the skills of the AAE that work in the Center, in order to improve the educational quality in the institution. The training sessions focused on the everyday tasks that these professionals conduct with children, raising awareness of the importance and the impact that this profession has in the children’s development. Therefore, the project was guided by a qualitative research, based on the research-action method, was developed through training sessions, held in study groups where the participants were active participants, in order to achieve an improvement of the skills required in this profession. It should be noted that the sessions have generated great moments of critical reflection, resulting in knowledge exchange. The sessions had a positive impact, helping these professionals in their performance with the children. In general, this intervention produced overall gains throughout the institution.Antunes, Maria da Conceição PintoUniversidade do MinhoSousa, Sónia Cristina Pereira Pires de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55053por201917530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:19.396525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
Adult educacion: intevention with educacional action herpers
title Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
spellingShingle Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de
Educação de adultos
Formação de adultos
Ajudantes da ação educativa
Adult education
Adult training
Educational action helpers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
title_full Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
title_fullStr Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
title_full_unstemmed Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
title_sort Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa
author Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de
author_facet Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Maria da Conceição Pinto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Formação de adultos
Ajudantes da ação educativa
Adult education
Adult training
Educational action helpers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de adultos
Formação de adultos
Ajudantes da ação educativa
Adult education
Adult training
Educational action helpers
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/55053
url https://hdl.handle.net/1822/55053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201917530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132907119312896