Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9965
Resumo: O presente Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, resulta da compilação do trabalho realizado no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionado de Inglês no Ensino Básico, inserida no Mestrado em Inglês e Espanhol no Ensino Básico. Neste Relatório analisamos os conceitos de storytelling (contar contos) de acordo com o que foi aplicado na prática de ensino supervisionada de Inglês e Espanhol no Ensino Básico, analisando os seus benefícios na aula de língua estrangeira (LE), com o objetivo de estudar o uso de storytelling como forma de oferecer aos alunos mais oportunidades de exposição à LE, através de um recurso natural, autêntico, significativo e contextualizado. Tal prática permite aos alunos um maior desenvolvimento em sala de aula, não só no aperfeiçoamento de práticas discursivas da LE, mas também a outros níveis, tais como: suscitar o imaginário da parte dos alunos, responder a questões, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os turnos de fala, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspetos da própria cultura em relação às culturas da LE a ser estudada e possibilitar a interação social. É nessa perspetiva que se pretende discutir a relevância dessa prática pedagógica no contexto escolar, posto que este trabalho deriva da aplicação de um projeto de intervenção, o qual reuniu dados sobre as práticas de storytelling para alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sempre que possível.
id RCAP_195da6cf67c80f072d22150b13f58865
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoStorytellingEnsino-aprendizagemEnsino BásicoLíngua estrangeiraO presente Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, resulta da compilação do trabalho realizado no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionado de Inglês no Ensino Básico, inserida no Mestrado em Inglês e Espanhol no Ensino Básico. Neste Relatório analisamos os conceitos de storytelling (contar contos) de acordo com o que foi aplicado na prática de ensino supervisionada de Inglês e Espanhol no Ensino Básico, analisando os seus benefícios na aula de língua estrangeira (LE), com o objetivo de estudar o uso de storytelling como forma de oferecer aos alunos mais oportunidades de exposição à LE, através de um recurso natural, autêntico, significativo e contextualizado. Tal prática permite aos alunos um maior desenvolvimento em sala de aula, não só no aperfeiçoamento de práticas discursivas da LE, mas também a outros níveis, tais como: suscitar o imaginário da parte dos alunos, responder a questões, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os turnos de fala, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspetos da própria cultura em relação às culturas da LE a ser estudada e possibilitar a interação social. É nessa perspetiva que se pretende discutir a relevância dessa prática pedagógica no contexto escolar, posto que este trabalho deriva da aplicação de um projeto de intervenção, o qual reuniu dados sobre as práticas de storytelling para alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sempre que possível.This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, results from the compilation of the work done in the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic School. This report attempts to revise the concepts of storytelling according to what was done in the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in the Basic Education, analyzing its benefits in the Foreign Language (FL) classroom with the aim of studying the use of storytelling as a way of offering students more opportunities of being exposed to a FL, through a natural, authentic, meaningful and contextualized source, which allows students a great development in classrooms, not only enhancing their communicative approach in FL, but also other competences, such as: raising the imaginary in children, answering questions, enriching vocabulary, encouraging critical thinking, respecting the turns of speech, helping reading and writing, knowing aspects of their own culture in relation to the culture of the FL, and allowing social interaction. It is in this perspective that this report aims at discussing the relevance of the pedagogical practice in the school context, as this work results from the application of an interventional project, which gathered the information about storytelling to pupils from first, second and third Cycle of Basic Education.Esta memoria, presentado en la escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituye el resultado de la práctica de Enseñanza Supervisada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. En esta memoria analizamos los conceptos de storytelling (contar cuentos) de acuerdo con lo que fue aplicado en la Práctica de Enseñanza Supervisada del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica, analizando sus beneficios en la clase de LE, con el objetivo de estudiar el uso del storytelling como forma de ofrecer a los alumnos más oportunidades de exposición à la LE, a través de un recurso natural, auténtico, significativo y contextualizado. Tal práctica, permite a los alumnos un mayor desarrollo en clase, no solo en el perfeccionamiento de prácticas discursivas de la LE, pero también en otros niveles, como: suscitar el imaginario de los alumnos, contestar preguntas, enriquecer vocabulario, favorecer la reflexión crítica, respetar los turnos de habla, auxiliar la lectura y la escrita, conocer aspectos de su propia cultura en relación a las culturas de la LE a ser estudiada y posibilitar la interacción social. Es en esta perspectiva que se pretende discutir la relevancia de esa práctica pedagógica en el contexto escolar, puesto que este trabajo deriva de la aplicación de un proyecto de intervención, lo que reunió datos sobre la práctica de storytelling para los alumnos del primero, segundo y tercero Ciclos de la Enseñanza Básica, siempre que es posible.Silva, Elisabete MendesParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBLeitão, Susi Marlene Babo Cardoso2014-07-28T10:34:44Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9965TID:201028425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:01.044318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso
Storytelling
Ensino-aprendizagem
Ensino Básico
Língua estrangeira
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso
author_facet Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Elisabete Mendes
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Storytelling
Ensino-aprendizagem
Ensino Básico
Língua estrangeira
topic Storytelling
Ensino-aprendizagem
Ensino Básico
Língua estrangeira
description O presente Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, resulta da compilação do trabalho realizado no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionado de Inglês no Ensino Básico, inserida no Mestrado em Inglês e Espanhol no Ensino Básico. Neste Relatório analisamos os conceitos de storytelling (contar contos) de acordo com o que foi aplicado na prática de ensino supervisionada de Inglês e Espanhol no Ensino Básico, analisando os seus benefícios na aula de língua estrangeira (LE), com o objetivo de estudar o uso de storytelling como forma de oferecer aos alunos mais oportunidades de exposição à LE, através de um recurso natural, autêntico, significativo e contextualizado. Tal prática permite aos alunos um maior desenvolvimento em sala de aula, não só no aperfeiçoamento de práticas discursivas da LE, mas também a outros níveis, tais como: suscitar o imaginário da parte dos alunos, responder a questões, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os turnos de fala, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspetos da própria cultura em relação às culturas da LE a ser estudada e possibilitar a interação social. É nessa perspetiva que se pretende discutir a relevância dessa prática pedagógica no contexto escolar, posto que este trabalho deriva da aplicação de um projeto de intervenção, o qual reuniu dados sobre as práticas de storytelling para alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sempre que possível.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-28T10:34:44Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9965
TID:201028425
url http://hdl.handle.net/10198/9965
identifier_str_mv TID:201028425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240350859264