Quanto vale uma marca de luxo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mónica Mansur Coelho de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5848
Resumo: No campo da moda, a imitação permanece sendo um fio condutor da construção de produção de identidades, com foco na identificação com imagens produzidas por outro que tanto pode ser uma tribo urbana, estilista, um editor de moda ou simplesmente formadores de opinião vinculados às mídias sociais. A efervescência da pós-modernidade trouxe para este cenário um tipo de consumidor que, projeta seus desejos de ascensão social em falsos produtos que carregam o símbolo da marca de luxo, e exercendo a liberdade de parecer ser como uma alternativa ao ser. Neste estudo pretende-se perceber se, existe uma identificação entre marca de luxo e consumidor como construção identitária e as implicações desta na produção de um mercado de imitação que culmina na reprodução não autorizada de produtos. Pretende-se, ainda, perceber como ocorre a massificação desse processo a ponto de motivar a ‘falsificação’ de uma marca de luxo em detrimento de outras existentes, e se a aquisição destes produtos no mercado ilegal está associada ao fato de que o consumidor não sabe diferenciar imitação de plágio e falsificação. A metodologia utilizada envolve abordagem qualitativa para a coleta e análise das informações, e pelo estudo de caso como método de pesquisa. Foram definidos a priori dois casos de mercado aberto para estudo: a Rua 25 de Março em São Paulo, e o Gran Bazar em Istambul. No entanto, no desenvolvimento da pesquisa percebemos a necessidade de inserir o mercado aberto da SAARA - Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega -, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, por sua relevância e estar muito presente na fala dos entrevistados como uma referencia de comércio de produtos que são reprodução não autorizada de marcas de luxo, principalmente de acessórios. Como técnicas de trabalho consideraram-se: observação direta, entrevistas fechadas (questionários), entrevistas em profundidade semiabertas e grupo de foco. Os resultados permitiram concluir que em um mundo onde a imagem é a principal forma de comunicação, a identidade da marca se confunde com a identidade dos consumidores na busca pelo status que esta oferece.
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Neste estudo pretende-se perceber se, existe uma identificação entre marca de luxo e consumidor como construção identitária e as implicações desta na produção de um mercado de imitação que culmina na reprodução não autorizada de produtos. Pretende-se, ainda, perceber como ocorre a massificação desse processo a ponto de motivar a ‘falsificação’ de uma marca de luxo em detrimento de outras existentes, e se a aquisição destes produtos no mercado ilegal está associada ao fato de que o consumidor não sabe diferenciar imitação de plágio e falsificação. A metodologia utilizada envolve abordagem qualitativa para a coleta e análise das informações, e pelo estudo de caso como método de pesquisa. Foram definidos a priori dois casos de mercado aberto para estudo: a Rua 25 de Março em São Paulo, e o Gran Bazar em Istambul. No entanto, no desenvolvimento da pesquisa percebemos a necessidade de inserir o mercado aberto da SAARA - Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega -, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, por sua relevância e estar muito presente na fala dos entrevistados como uma referencia de comércio de produtos que são reprodução não autorizada de marcas de luxo, principalmente de acessórios. Como técnicas de trabalho consideraram-se: observação direta, entrevistas fechadas (questionários), entrevistas em profundidade semiabertas e grupo de foco. Os resultados permitiram concluir que em um mundo onde a imagem é a principal forma de comunicação, a identidade da marca se confunde com a identidade dos consumidores na busca pelo status que esta oferece.In the field of fashion, imitation still plays an important role in identity construction, based on the identification with images produced by others who may be an urban tribe, a stylist, a fashion editor or merely opinion leaders connected to social media.The effervescence of postmodernity brought to this scenario a type of consumer that projects her/his desires for social mobility onto fake products which bear the symbol of the luxury brand. By doing so, consumers exercise the freedom of appearing to be as an alternative for being. This study aims to verify if there is identification between luxury brands and consumers as identity construction and the implications of this identification in the emergence of a market of imitations that culminates in the unauthorized reproduction of goods. It intends also to understand how this process becomes a mass-production, motivating the 'falsification' of a luxury brand over other existing makes. Besides, it is the objective of this study to investigate if the purchase of these products on the illegal market is connected to the fact that consumers can not differentiate imitation from plagiarism and falsification. The methodology involves qualitative approach regarding the data collection and analysis and a case study as research method. A priori, two cases of open-air market were chosen to be examined: 25 de Março Street, in Sao Paulo, and the Grand Bazaar, in Istanbul. During the research, however, we realized it would be necessary to include the open-air market SAARA (from the acronym to Friends of Customs Street Adjacencies Society in Portuguese) in downtown Rio de Janeiro City, for its relevance and because it was frequently mentioned by the respondents as a well-known place of trade of products that are unauthorized reproduction of luxury brands, mainly accessories. Direct observation, closed interviews (questionnaires), semi-open in-depth interviews and focus group were applied as research techniques. The results showed that in a world where image is the main form of communication, brand identity is intertwined with the identity of consumers who look for the status it offers.Pereira, Maria Madalena RochaRebello, Lúcia Emilia Figueiredo de SousauBibliorumAlmeida, Mónica Mansur Coelho de2018-08-29T15:39:32Z2015-10-22015-11-052015-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5848TID:201646951porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:02Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:42.450844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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