Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26723 |
Resumo: | Uma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento. |
id |
RCAP_19f748616d4156e5c1baab15ee510c15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/26723 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professoresCiência e ArteProfessores de ciênciasEnsino de ciênciasUma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento.A school committed to the acquisition of knowledge and culture should adopt an approach towards teacher training that could offer alternatives to the segmented view of knowledge that traditionally constitutes the curricula of schools and of teacher training courses. The aim of this paper is to design, develop and evaluate an interdisciplinary strategy for teacher training, bearing in mind a better understanding of the dialogic relationships between science and art in the teaching of sciences. The successful experience of a meeting set up with science teaching professionals guaranteed the range of a debate carried out in a collective listening space called “Talk with Educators”. The results point not only to the potential of similar methodological procedures but also to the integration of knowledge and to how it may enrich the process of science teaching and learning. The teachers who took part in the research acted in a propositional way, as co-researchers, and ready to invest in their self-training. This observation displays a profile not only different from but also opposite to the one that permeates common sense in general according to which present day teachers need to update themselves urgently, as if they hadn’t already been inserted in this movement.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro2019-10-11T10:36:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26723por2176-147710.22047/2176-1477/201.v9i1.738Figueira-Oliveira, DeniseRocque, Lucia Rodriguez de LaMeirelles, Rosane Moreira Silva deCachapuz, António Francisco Carrelhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:43Zoai:ria.ua.pt:10773/26723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:37.330856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
title |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
spellingShingle |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores Figueira-Oliveira, Denise Ciência e Arte Professores de ciências Ensino de ciências |
title_short |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
title_full |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
title_fullStr |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
title_sort |
Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores |
author |
Figueira-Oliveira, Denise |
author_facet |
Figueira-Oliveira, Denise Rocque, Lucia Rodriguez de La Meirelles, Rosane Moreira Silva de Cachapuz, António Francisco Carrelhas |
author_role |
author |
author2 |
Rocque, Lucia Rodriguez de La Meirelles, Rosane Moreira Silva de Cachapuz, António Francisco Carrelhas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira-Oliveira, Denise Rocque, Lucia Rodriguez de La Meirelles, Rosane Moreira Silva de Cachapuz, António Francisco Carrelhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência e Arte Professores de ciências Ensino de ciências |
topic |
Ciência e Arte Professores de ciências Ensino de ciências |
description |
Uma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2019-10-11T10:36:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/26723 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/26723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2176-1477 10.22047/2176-1477/201.v9i1.738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137651097337856 |