Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira-Oliveira, Denise
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocque, Lucia Rodriguez de La, Meirelles, Rosane Moreira Silva de, Cachapuz, António Francisco Carrelhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26723
Resumo: Uma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento.
id RCAP_19f748616d4156e5c1baab15ee510c15
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26723
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professoresCiência e ArteProfessores de ciênciasEnsino de ciênciasUma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento.A school committed to the acquisition of knowledge and culture should adopt an approach towards teacher training that could offer alternatives to the segmented view of knowledge that traditionally constitutes the curricula of schools and of teacher training courses. The aim of this paper is to design, develop and evaluate an interdisciplinary strategy for teacher training, bearing in mind a better understanding of the dialogic relationships between science and art in the teaching of sciences. The successful experience of a meeting set up with science teaching professionals guaranteed the range of a debate carried out in a collective listening space called “Talk with Educators”. The results point not only to the potential of similar methodological procedures but also to the integration of knowledge and to how it may enrich the process of science teaching and learning. The teachers who took part in the research acted in a propositional way, as co-researchers, and ready to invest in their self-training. This observation displays a profile not only different from but also opposite to the one that permeates common sense in general according to which present day teachers need to update themselves urgently, as if they hadn’t already been inserted in this movement.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro2019-10-11T10:36:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26723por2176-147710.22047/2176-1477/201.v9i1.738Figueira-Oliveira, DeniseRocque, Lucia Rodriguez de LaMeirelles, Rosane Moreira Silva deCachapuz, António Francisco Carrelhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:43Zoai:ria.ua.pt:10773/26723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:37.330856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
title Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
spellingShingle Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
Figueira-Oliveira, Denise
Ciência e Arte
Professores de ciências
Ensino de ciências
title_short Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
title_full Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
title_fullStr Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
title_full_unstemmed Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
title_sort Ciência e arte como competência pedagógica para a formação de professores
author Figueira-Oliveira, Denise
author_facet Figueira-Oliveira, Denise
Rocque, Lucia Rodriguez de La
Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Cachapuz, António Francisco Carrelhas
author_role author
author2 Rocque, Lucia Rodriguez de La
Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Cachapuz, António Francisco Carrelhas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira-Oliveira, Denise
Rocque, Lucia Rodriguez de La
Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Cachapuz, António Francisco Carrelhas
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e Arte
Professores de ciências
Ensino de ciências
topic Ciência e Arte
Professores de ciências
Ensino de ciências
description Uma escola comprometida com o conhecimento e a cultura deve adotar uma abordagem na formação de professores que ofereça alternativas à visão segmentada do conhecimento que tradicionalmente constitui os currículos de ensino e de formação de professores. O objetivo deste estudo é desenhar, desenvolver e avaliar uma estratégia interdisciplinar de formação de professores tendo em vista uma melhor compreensão das relações dialógicas entre ciência e arte no ensino das ciências. A experiência exitosa de um encontro programado com professores da área de ciências asseverou o alcance desse debate por meio da observação de um espaço de escuta coletiva intitulado “Prosa com Educadores”. Os resultados apontam para as potencialidades não só da utilização de procedimentos metodológicos similares como para a integração de saberes de modo a enriquecer o ensino e a aprendizagem de ciências. Os professores participantes da pesquisa foram propositivos, co-pesquisadores, dispostos a investir na autoformação. Essa constatação fornece um perfil alternativo àqueles que usualmente circulam no senso comum de que os professores de nossos dias precisam atualizar-se urgentemente, como se os mesmos já não estivessem inseridos nesse movimento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-10-11T10:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26723
url http://hdl.handle.net/10773/26723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-1477
10.22047/2176-1477/201.v9i1.738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651097337856