Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Tânia Sofia Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3324
Resumo: Este relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções?
id RCAP_1a072f0d417e99790651a38c29ca00bf
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagem significativaReflexãoPre-school education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceResearch-actionMeaningful learningReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções?This report has to reflect on the pedagogical practices carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, as well as making known the theoretical and methodological assumptions that guided my pedagogical action. The pedagogical practice carried out in the Pre-School Education valence, took place in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School of Areeiro and Lombada. In turn, the pedagogical practices in the context of the 1st Cycle took place at the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School Education of São Martinho, in a 4th grade class and later in a 1st year class. The articulation between theory and practice resulting from the teaching is essential, since it lacks a constant search for answers that allow an improvement in teaching action, as well as an adaptation to the interests and needs of the children with whom they interact. So the teacher, as an investigator and reflective, must consider the Research-Action methodology as a fundamental tool for the development of his educational practice. In this sense, we tried to answer the problems identified in the context of Pre-School Education, as well as in the 1st Cycle of Basic Education, through the promotion of intervention strategies. In accordance with what was previously mentioned, the question arose in the context of Pre-School Education: How to develop inclusive work promoting all development areas recommended for children in the Yellow Room? Similarly, in the pedagogical practices in the 1st cycle of Basic Education, the following questions emerged: How to develop citizenship skills in the 4th A students in the context of knowing how to be and knowing how to listen? and How to help 1st A students to manage their emotions in a balanced way?Camacho, Maria José de JesusDigitUMaGonçalves, Tânia Sofia Pereira2021-04-27T12:57:27Z2021-02-24T00:00:00Z2021-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3324202695573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:22.337843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Tânia Sofia Pereira
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Tânia Sofia Pereira
author_facet Gonçalves, Tânia Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camacho, Maria José de Jesus
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Tânia Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem significativa
Reflexão
Pre-school education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Research-action
Meaningful learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27T12:57:27Z
2021-02-24T00:00:00Z
2021-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3324
202695573
url http://hdl.handle.net/10400.13/3324
identifier_str_mv 202695573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129934477656064