Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3324 |
Resumo: | Este relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções? |
id |
RCAP_1a072f0d417e99790651a38c29ca00bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3324 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagem significativaReflexãoPre-school education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceResearch-actionMeaningful learningReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções?This report has to reflect on the pedagogical practices carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, as well as making known the theoretical and methodological assumptions that guided my pedagogical action. The pedagogical practice carried out in the Pre-School Education valence, took place in the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School of Areeiro and Lombada. In turn, the pedagogical practices in the context of the 1st Cycle took place at the Basic School of the 1st Cycle with Pre-School Education of São Martinho, in a 4th grade class and later in a 1st year class. The articulation between theory and practice resulting from the teaching is essential, since it lacks a constant search for answers that allow an improvement in teaching action, as well as an adaptation to the interests and needs of the children with whom they interact. So the teacher, as an investigator and reflective, must consider the Research-Action methodology as a fundamental tool for the development of his educational practice. In this sense, we tried to answer the problems identified in the context of Pre-School Education, as well as in the 1st Cycle of Basic Education, through the promotion of intervention strategies. In accordance with what was previously mentioned, the question arose in the context of Pre-School Education: How to develop inclusive work promoting all development areas recommended for children in the Yellow Room? Similarly, in the pedagogical practices in the 1st cycle of Basic Education, the following questions emerged: How to develop citizenship skills in the 4th A students in the context of knowing how to be and knowing how to listen? and How to help 1st A students to manage their emotions in a balanced way?Camacho, Maria José de JesusDigitUMaGonçalves, Tânia Sofia Pereira2021-04-27T12:57:27Z2021-02-24T00:00:00Z2021-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3324202695573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:16Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:22.337843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Gonçalves, Tânia Sofia Pereira Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem significativa Reflexão Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Meaningful learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Gonçalves, Tânia Sofia Pereira |
author_facet |
Gonçalves, Tânia Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camacho, Maria José de Jesus DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Tânia Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem significativa Reflexão Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Meaningful learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem significativa Reflexão Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action Meaningful learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório tem como propósito refletir acerca das práticas pedagógicas efetuadas em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como dar a conhecer os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a minha ação pedagógica. A prática pedagógica realizada na valência de Educação Pré-Escolar, concretizou-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Areeiro e Lombada. Por sua vez, as práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo ocorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Martinho, numa turma de 4.º ano e, posteriormente, numa turma de 1.º ano de escolaridade. A articulação entre a teoria e a prática decorrente da profissão docente é essencial, uma vez que carece de uma procura constante de respostas que viabilizam uma melhoria da ação docente, assim como uma adequação aos interesses e necessidades das crianças com quem interagem. Assim, o docente, como investigador e reflexivo, deve considerar a metodologia de Investigação-ação como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua prática educativa. Neste sentido, procurou-se responder às problemáticas identificadas em contexto da Educação Pré-Escolar, bem como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da promoção de estratégias de intervenção. Em conformidade com o que foi aludido surgiu no contexto da Educação Pré Escolar a questão: Como desenvolver um trabalho inclusivo promovendo todas as áreas de desenvolvimento preconizados para as crianças da Sala Amarela? Analogamente, nas práticas pedagógicas no 1º ciclo do Ensino Básico emergiram as questões: Como desenvolver nos alunos do 4.ºA competências de cidadania no âmbito do saber estar e saber ouvir? e Como ajudar os alunos do 1.ºA a gerir de forma equilibrada as suas emoções? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-27T12:57:27Z 2021-02-24T00:00:00Z 2021-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3324 202695573 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3324 |
identifier_str_mv |
202695573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129934477656064 |