Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Daniela Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10713
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora.
id RCAP_1a2563eb4198fde8d07b7d49a4baba58
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolarCrecheEducação Pré-EscolarCriançasInvestigação-açãoDay CarePreschool EducationChildrenResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora.The following internship report comes in the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervisioned Educational Practice (SEP), which is part of the Master’s Degree in Preschool Education and showcases the construction of the professionalization of the Master student, in the context of Day Care and Preschool Education, expressing and reflecting her learnings. For the realization of this report it was important to resort to diverse theoretical frameworks approached in the CU. These allowed an investigative and reflexive attitude by the Master student, this attitude being understood as one of the crucial roles of an educator. The pedagogic practice was supported in the process of observation, data collection and of analysis and reflexion about, in and for the action, following a line of research-action. It was intended to relate theory with practice, allowing for a better comprehension of the context of Day Care and Preschool Education. Throughout all the pedagogic practice the image of the child was solidified. The child being a participative being, in the world around her, active and competent in the realization of activities, someone who selects materials, makes decisions and reflects upon her actions and its results. It was thus intended that the child’s voice was present in all its learning, considering its characteristics, identifying its needs and interests. It’s still worth saying that the sharing of experiences and the cooperation established between the cooperative educators and institutional supervisors dyad, contributed for the personal and professional development of the Master student, as a future Educator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLuís, Joana FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Daniela Sofia Teixeira2018-01-09T11:31:52Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10713TID:201822113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:08.038140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar
title Relatório de estágio em educação pré-escolar
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar
Coelho, Daniela Sofia Teixeira
Creche
Educação Pré-Escolar
Crianças
Investigação-ação
Day Care
Preschool Education
Children
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar
author Coelho, Daniela Sofia Teixeira
author_facet Coelho, Daniela Sofia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luís, Joana Freitas
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Daniela Sofia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação Pré-Escolar
Crianças
Investigação-ação
Day Care
Preschool Education
Children
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação Pré-Escolar
Crianças
Investigação-ação
Day Care
Preschool Education
Children
Research-action
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-09T11:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10713
TID:201822113
url http://hdl.handle.net/10400.22/10713
identifier_str_mv TID:201822113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131406557773824