Relatório de estágio em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10713 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora. |
id |
RCAP_1a2563eb4198fde8d07b7d49a4baba58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10713 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em educação pré-escolarCrecheEducação Pré-EscolarCriançasInvestigação-açãoDay CarePreschool EducationChildrenResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora.The following internship report comes in the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervisioned Educational Practice (SEP), which is part of the Master’s Degree in Preschool Education and showcases the construction of the professionalization of the Master student, in the context of Day Care and Preschool Education, expressing and reflecting her learnings. For the realization of this report it was important to resort to diverse theoretical frameworks approached in the CU. These allowed an investigative and reflexive attitude by the Master student, this attitude being understood as one of the crucial roles of an educator. The pedagogic practice was supported in the process of observation, data collection and of analysis and reflexion about, in and for the action, following a line of research-action. It was intended to relate theory with practice, allowing for a better comprehension of the context of Day Care and Preschool Education. Throughout all the pedagogic practice the image of the child was solidified. The child being a participative being, in the world around her, active and competent in the realization of activities, someone who selects materials, makes decisions and reflects upon her actions and its results. It was thus intended that the child’s voice was present in all its learning, considering its characteristics, identifying its needs and interests. It’s still worth saying that the sharing of experiences and the cooperation established between the cooperative educators and institutional supervisors dyad, contributed for the personal and professional development of the Master student, as a future Educator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoLuís, Joana FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCoelho, Daniela Sofia Teixeira2018-01-09T11:31:52Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10713TID:201822113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:08.038140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Relatório de estágio em educação pré-escolar Coelho, Daniela Sofia Teixeira Creche Educação Pré-Escolar Crianças Investigação-ação Day Care Preschool Education Children Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
title_sort |
Relatório de estágio em educação pré-escolar |
author |
Coelho, Daniela Sofia Teixeira |
author_facet |
Coelho, Daniela Sofia Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luís, Joana Freitas Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Daniela Sofia Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creche Educação Pré-Escolar Crianças Investigação-ação Day Care Preschool Education Children Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Creche Educação Pré-Escolar Crianças Investigação-ação Day Care Preschool Education Children Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e retrata a construção da profissionalização da mestranda, nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar, expressando e refletindo as suas aprendizagens. Para a realização deste relatório foi importante recorrer a diversos quadros teóricos abordados na UC. Os mesmos proporcionaram uma atitude investigativa e reflexiva por parte da mestranda, onde esta atitude é entendida como um dos papéis cruciais de um(a) educador(a). A prática pedagógica foi apoiada num processo de observação, de recolha de dados e de análise e reflexão sobre, na e para a ação. Seguiu, assim uma linha de investigação-ação. Procurou-se relacionar a teoria com a prática, possibilitando uma melhor compreensão dos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Durante toda a prática pedagógica solidificou-se a imagem de criança. A criança foi entendida como um ser participativo, no mundo que a rodeia, um ser ativo e competente nas atividades que realiza, alguém que seleciona materiais, toma decisões, reflete sobre as suas ações e os seus resultados. Pretendeu-se, que a voz da criança estivesse presente em toda a sua aprendizagem, considerando as características da mesma, identificando-se as suas necessidades e interesses. Cabe ainda dizer, que a partilha de experiências e a cooperação estabelecida entre a díade, as educadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, enquanto futura Educadora. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-09T11:31:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10713 TID:201822113 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10713 |
identifier_str_mv |
TID:201822113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131406557773824 |