O contributo do GeoGebra no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 8º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavado, Anabela de Jesus Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11859
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como pode um contexto de sala de aula apoiado pelo GeoGebra contribuir para promover o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas de alunos do 8.º ano do Ensino Básico. Esta capacidade transversal é especialmente importante nas atuais orientações curriculares. O estudo, pelos objetivos definidos e natureza dos dados recolhidos, constitui uma investigação qualitativa, concretizada pela modalidade de estudo de caso de uma turma participante numa intervenção didática centrada na resolução de problemas geométricos. Conclui-se que as resoluções dos problemas apresentadas pelos alunos com o Geogebra são, na maioria, adequadas e rigorosas mas não apresentam robustez. Em relação às estratégias de resolução, as duas mais utilizadas pelos alunos foram Fazer um diagrama ou esquema e Fazer tentativa mas alguns conciliaram diversas estratégias. Em relação à formulação de problemas, a maioria optou por fazer variações dos problemas iniciais, variando o contexto ou os dados; ### Abstract: GeoGebra contribution to the development of problem solving abilities in 8th grade students The objective of this study is to determine how GeoGebra, used in classroom situations, can contribute to the development of problem solving abilities in 8th grade students. This ability is specially important in current curricula guidelines and it is present in mathematics syllabus for basic school. Due to the nature of its objectives and collected data, this study is a qualitative investigation, a case study of a class that was involved in a didactic intervention based on geometric problem solving. We conclude that the resolutions presented by students to problems in GeoGebra are for the most part adequate and rigorous but lacking robustness. As for problem solving strategies, the most used were How to make a diagram and Making Tries. However, some students used a combination of several strategies. Considering problem formulation, most students preferred to use initial problem variations, changing context or data.
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