A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78683 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_1a8233f1d71ed5ebfadde39b3284bd7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78683 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de PortuguêsReading as interaction: reading practices in Portuguese classHábitos de leituraLeituraModelo de compreensão leitoraMotivaçãoModel reading habitsMotivationReadingReading comprehensionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório constitui uma narrativa profissional do ano de estágio integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Seguindo uma metodologia de investigação-ação que visa resolver problemas concretos observáveis a partir da prática, procedeu-se à assistência de aulas. Nestas verificou-se que os alunos apresentavam dificuldades a nível da leitura que ditavam o seu afastamento dos livros. Nesse sentido, procurando incrementar os seus hábitos de leitura e promover experiências positivas em sala de aula, delineou-se um Projeto de Intervenção. Empreendendo um exercício reflexivo em torno das práticas de leitura na sala de aula, neste documento defende-se uma conceção deste domínio como um processo de interação que contempla, como elementos vitais na equação de aprendizagem, a tríade leitor-texto-contexto. Estas noções sustentam-se no modelo de compreensão leitora de Giasson (1993), modelo justificativo do título do presente Relatório - “A leitura como interação: práticas de leitura na aula de Português” - que veicula uma visão integradora na qual o aluno, o seu conhecimento enciclopédico e os contextos modelizantes são considerados como peças fundamentais e indissociáveis. Assim, procurou-se operacionalizar atividades que concorressem para o desenvolvimento de competências neste domínio e para a promoção da leitura por prazer, formando leitores atentos, críticos e autónomos que usufruem do contacto com os textos, co-construindo sentidos. A avaliação, realizada através da análise dos resultados obtidos e das reações dos discentes, permitiu verificar que a implementação de estratégias baseadas neste modelo interativo foram positivas, propiciando aos alunos um contacto mais sustentado e proveitoso em torno dos textos que aumentou a sua motivação para a leitura e os auxiliou a desenvolver competências literácitas.This Report is a professional narrative of the internship year as part of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in the Secondary Education at the Institute of Education of the University of Minho. Following an action-research methodology that aims to solve concrete problems observable from practice, classes were attended. In these, it was found that students had difficulties in reading that dictated their distance from books. In this sense, seeking to increase their reading habits and promote positive experiences in the classroom, an Intervention Project was designed. Undertaking a reflective exercise around reading practices in the classroom, this document defends a conception of this domain as an interaction process that includes, as vital elements in the learning equation, the reader-text-context triad. These notions are supported by Giasson's model of reading comprehension (1993), a model justifying the title of this Report - "Reading as interaction: reading practices in Portuguese classes" - which conveys an integrative view in which the student, their encyclopedic knowledge and the modeling contexts are considered fundamental and inseparable pieces. Thus, we sought to operationalize activities that contributed to the development of skills in this domain and to the promotion of reading for pleasure, training attentive, critical and autonomous readers who enjoy contact with the texts, co-constructing meanings. The evaluation, carried out through the analysis of the results obtained and the reactions of the students, allowed us to verify that the implementation of strategies based on this interactive model were positive, providing students with a more sustained and fruitful contact around the texts, which increased their motivation to reading and helped them to develop literacy skills.Silva, António Carvalho daUniversidade do MinhoCunha, Adriana João Carvalho Machado da2022-03-112022-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78683por203006089info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:47.866347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português Reading as interaction: reading practices in Portuguese class |
title |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
spellingShingle |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português Cunha, Adriana João Carvalho Machado da Hábitos de leitura Leitura Modelo de compreensão leitora Motivação Model reading habits Motivation Reading Reading comprehension Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
title_full |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
title_fullStr |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
title_full_unstemmed |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
title_sort |
A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português |
author |
Cunha, Adriana João Carvalho Machado da |
author_facet |
Cunha, Adriana João Carvalho Machado da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, António Carvalho da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Adriana João Carvalho Machado da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hábitos de leitura Leitura Modelo de compreensão leitora Motivação Model reading habits Motivation Reading Reading comprehension Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Hábitos de leitura Leitura Modelo de compreensão leitora Motivação Model reading habits Motivation Reading Reading comprehension Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 2022-03-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78683 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203006089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132605413588992 |