Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro-Grilo, Ana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5440
Resumo: É hoje largamente aceite que a promoção da relação profissional de saúde-paciente conduz ao incremento na qualidade dos cuidados de saúde. A investigação sobre os benefícios da comunicação eficaz levou mesmo alguns autores a considerar a comunicação como a ferramenta mais importante na prestação de saúde. Como consequência, desde o início dos anos 90, as escolas médicas, principalmente do mundo ocidental, têm aumentado o interesse no ensino de competências comunicacionais. Este trabalho partiu da pesquisa bibliografia realizada através da B-on. As palavras-chave utilizadas foram: comunicação profissional de saúde-doente, treino de competências comunicacionais, estudantes e saúde. A análise dos diversos programas de treino de competências comunicacionais, destinados a estudantes e profissionais de saúde permitiu constatar que existe uma enorme variabilidade e falta de consistência nos vários programas de treino atualmente disponíveis. A maioria dos estudos incluía informação insuficiente sobre as competências comunicacionais a ensinar aos participantes. Face à situação atual, são apontadas algumas diretrizes para o futuro do ensino destas competências ao nível do ensino pré e pós-graduado na área da saúde.
id RCAP_1a9d4a4e59aea4dd008f07a9582429c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5440
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivasEnseñanza de capacidades comunicacionales en estudiantes y profesionales de la salud: situación actual y perspectivasTeaching of communiaction skills to health care students and professionals: current situation and perspectivesComunicaçãoEnsinoDesenvolvimento de competênciasPrograma de treinoMeio escolarProfissional de saúdeComunicaciónEnseñanzaDesarrollo de capacidadesPrograma de entrenamientoEstudiantesProfesional de la saludCommunicationTeachingSkills developmentTraining programStudentsHealth care professionalÉ hoje largamente aceite que a promoção da relação profissional de saúde-paciente conduz ao incremento na qualidade dos cuidados de saúde. A investigação sobre os benefícios da comunicação eficaz levou mesmo alguns autores a considerar a comunicação como a ferramenta mais importante na prestação de saúde. Como consequência, desde o início dos anos 90, as escolas médicas, principalmente do mundo ocidental, têm aumentado o interesse no ensino de competências comunicacionais. Este trabalho partiu da pesquisa bibliografia realizada através da B-on. As palavras-chave utilizadas foram: comunicação profissional de saúde-doente, treino de competências comunicacionais, estudantes e saúde. A análise dos diversos programas de treino de competências comunicacionais, destinados a estudantes e profissionais de saúde permitiu constatar que existe uma enorme variabilidade e falta de consistência nos vários programas de treino atualmente disponíveis. A maioria dos estudos incluía informação insuficiente sobre as competências comunicacionais a ensinar aos participantes. Face à situação atual, são apontadas algumas diretrizes para o futuro do ensino destas competências ao nível do ensino pré e pós-graduado na área da saúde.ABSTRACT - Currently it is widely accepted that the promotion of the relationship of health care professionals with their patients improves the service quality. The research on the benefits of efficient communication led some authors to consider that communication is the most important tool in health services. Thus, since the beginning of the nineties, medical schools in the Western world have increased their interest in the development of communication skills. This work is based on the bibliographic research done via B-on. The used key words were: health care professional —patient communication, training in communication skills, students and health. The analysis of the different training programs in matters of communication training targeted at students and health care professionals allowed to verify that there is a great variability and lack of consistency between the different training programs that currently are available. Most of the studies included insufficient information on the communication skills that would be taught to the participants. In spite of the current situation some guidelines are set out for the future of teaching these skills in pre and post-graduate teaching in the health area.RESUMEN - Actualmente es ampliamente aceptado que la promoción de la relación del profesional de la salud con su paciente conduce al incremento de la calidad de la atención. La investigación sobre los beneficios de la comunicación eficaz condujo a algunos autores a considerar a la comunicación como la herramienta más importante para la atención de la salud. Como consecuencia, desde comienzo de los años noventa, las escuelas médicas, principalmente del mundo occidental, han aumentado el interés en el desarrollo de las capacidades de comunicación. Este trabajo partió de la investigación bibliografía realizada a través de la B-on. Las palabras clave utilizadas fueron: comunicación profesional de salud-enfermo, entrenamiento capacidades en comunicación, estudiantes y salud. El análisis de los diversos programas de capacitación en materia de capacidad de comunicación destinados a estudiantes y profesionales de la salud permitió constatar que existe una enorme variabilidad y falta de consistencia entre los diferentes programas de capacitación actualmente disponibles. La mayoría de los estudios incluía información insuficiente sobre las capacidades de comunicación que se enseñaría a los participantes. Pese a la situación actual, se señalan algunas directrices para el futuro de la enseñanza de estas capacidades a nivel de la enseñanza de pre y pos graduación en el área de la salud.Universidad Nacional Autonoma de MexicoRCIPLMonteiro-Grilo, Ana2015-12-27T21:48:09Z2012-052012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5440porMonteiro-Grilo A. Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas. Rev Iberoam Educ Sup. 2012;III(7):93-112.2007-2872info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5440Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:42.259023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
Enseñanza de capacidades comunicacionales en estudiantes y profesionales de la salud: situación actual y perspectivas
Teaching of communiaction skills to health care students and professionals: current situation and perspectives
title Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
spellingShingle Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
Monteiro-Grilo, Ana
Comunicação
Ensino
Desenvolvimento de competências
Programa de treino
Meio escolar
Profissional de saúde
Comunicación
Enseñanza
Desarrollo de capacidades
Programa de entrenamiento
Estudiantes
Profesional de la salud
Communication
Teaching
Skills development
Training program
Students
Health care professional
title_short Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
title_full Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
title_fullStr Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
title_full_unstemmed Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
title_sort Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas
author Monteiro-Grilo, Ana
author_facet Monteiro-Grilo, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro-Grilo, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ensino
Desenvolvimento de competências
Programa de treino
Meio escolar
Profissional de saúde
Comunicación
Enseñanza
Desarrollo de capacidades
Programa de entrenamiento
Estudiantes
Profesional de la salud
Communication
Teaching
Skills development
Training program
Students
Health care professional
topic Comunicação
Ensino
Desenvolvimento de competências
Programa de treino
Meio escolar
Profissional de saúde
Comunicación
Enseñanza
Desarrollo de capacidades
Programa de entrenamiento
Estudiantes
Profesional de la salud
Communication
Teaching
Skills development
Training program
Students
Health care professional
description É hoje largamente aceite que a promoção da relação profissional de saúde-paciente conduz ao incremento na qualidade dos cuidados de saúde. A investigação sobre os benefícios da comunicação eficaz levou mesmo alguns autores a considerar a comunicação como a ferramenta mais importante na prestação de saúde. Como consequência, desde o início dos anos 90, as escolas médicas, principalmente do mundo ocidental, têm aumentado o interesse no ensino de competências comunicacionais. Este trabalho partiu da pesquisa bibliografia realizada através da B-on. As palavras-chave utilizadas foram: comunicação profissional de saúde-doente, treino de competências comunicacionais, estudantes e saúde. A análise dos diversos programas de treino de competências comunicacionais, destinados a estudantes e profissionais de saúde permitiu constatar que existe uma enorme variabilidade e falta de consistência nos vários programas de treino atualmente disponíveis. A maioria dos estudos incluía informação insuficiente sobre as competências comunicacionais a ensinar aos participantes. Face à situação atual, são apontadas algumas diretrizes para o futuro do ensino destas competências ao nível do ensino pré e pós-graduado na área da saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05
2012-05-01T00:00:00Z
2015-12-27T21:48:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5440
url http://hdl.handle.net/10400.21/5440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro-Grilo A. Ensino de competências comunicacionais em estudantes e profissionais de saúde: situação atual e perspectivas. Rev Iberoam Educ Sup. 2012;III(7):93-112.
2007-2872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional Autonoma de Mexico
publisher.none.fl_str_mv Universidad Nacional Autonoma de Mexico
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133405506437120