Cape Diem – contos para cantar : um plano de marketing mais solidário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14920 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Cape Diem – contos para cantar : um plano de marketing mais solidárioorganizações sem fins lucrativosmarketing socialangariação de fundosplaneamento de marketingnon-profit organizationssocial marketingfundraisingmarketing planningMestrado em MarketingDiariamente, centenas de organizações sem fins lucrativos (OSFL), desenvolvem esforços para tentar obter maior visibilidade e recursos, tanto monetários como humanos. Assim, o marketing tem-se revelado uma parte representativa do investimento de muitas destas organizações, utilizando ferramentas de marketing para impulsionar a sua imagem junto dos públicos e competir por audiência e fundos A Associação cabo-verdiana Delta Cultura, OSFL que assume como principal missão "erradicar a pobreza através da educação", não é exceção. No entanto, como tantas outras organizações do mesmo sector, carece de recursos especializados nas áreas da gestão, do marketing e da comunicação. Neste sentido, desenvolveu-se o projeto "Cape Diem - contos para cantar" que alia a experiência de voluntariado com a criação de valor para a OSFL, através do planeamento e implementação de técnicas de marketing com fim à obtenção de fundos que ajudarão na sustentabilidade desta associação. Propôs-se, assim, com este estudo o desenho estruturado de um plano de marketing para o projeto "Cape Diem - contos para cantar", tendo como objetivo primordial a angariação de fundos, nomeadamente através da identificação da viabilidade do desenvolvimento de um produto solidário, bem como selecionando os públicos-alvo e os objetivos e estratégias de marketing a aplicar. Recorrendo aos primeiros passos da metodologia de action research, com recolha de fontes primárias e secundárias, foi possível desenvolver estratégias de marketing tendo em consideração as características específicas deste tipo de organização, bem como concluir que os públicos estão disponíveis para adquirir produtos relacionados com causas sociais (produtos solidários).Every day, hundreds of nonprofits organizations (NPOs) vie for more visibility and resources, both monetary and human. Therefore, marketing has been presented as a representative part of the investment of many of these organizations, using marketing tools to boost their image and compete for audience and funds. The Cape Verdean organization Delta Cultura, an NPO that has as its main mission "to eradicate poverty through education", is no exception. However, like so many other organizations in the same sector, it lacks specialized resources in the areas of management, marketing and communication. In this sense, the project "Cape Diem - contos para cantar" (tales to sing) was developed - combining the experience of volunteering with the creation of value for the NPO - through the planning and use of marketing techniques to obtain funds that will help the sustainability of the organization. The purpose of this study is to design a marketing plan for the project "Cape Diem - contos para cantar" (tales to sing), with the primary purpose of fundraising, namely by validation of the feasibility of developing a solidarity product, as well as identifying the target audiences and the marketing goals and strategies to be applied. Resorting to the firsts step of an action research methodology, by using primary and secondary data collection, became possible to develop marketing strategies that took into consideration the specific characteristics of this type of organization, as well as to conclude that publics are available to acquire products related to social causes (solidarity products).Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaBrioso, Ana Rita Leitão2018-02-12T13:43:30Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14920porBrioso, Ana Rita Leitão (2017). "Cape Diem – contos para cantar : um plano de marketing mais solidário". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:41.456478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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