A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18905
Resumo: O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções.
id RCAP_1c2c6cff812f914a4c24b45523aa00c3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18905
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeiraCançãoSongMotivaçãoMotivationCompetência SocioculturalCommunicative CompetenceCompetência ComunicativaSociocultural CompetenceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções.This report offers a description and critical reflection on my Practicum in English and French, developed at Romeu Correia Secondary School, in Feijó, in which I intend to demonstrate the use of songs in the teaching–learning process of a foreign language. By using songs, I present some suggestions for the exploration of the socio-cultural content, assuming a reflexive approach, which also allows students to become more aware of the problems of society and also improves knowledge on "I" and "others." I intend to demonstrate and reflect on the benefits of using songs, which influence the level of motivation and the development of the communicative competence through discussion of the subjects portrayed in the songs.Matos, Ana GonçalvesDechamps, ChristinaRUNFerreira, Andreia Sofia Carvalho2018-02-16T01:30:24Z2016-02-162015-09-282016-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18905TID:201065843porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:58:41Zoai:run.unl.pt:10362/18905Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:07.248637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
spellingShingle A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
Canção
Song
Motivação
Motivation
Competência Sociocultural
Communicative Competence
Competência Comunicativa
Sociocultural Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_full A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_fullStr A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_full_unstemmed A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
title_sort A didatização da canção e a competência sociocultural no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
author Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
author_facet Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Ana Gonçalves
Dechamps, Christina
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andreia Sofia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Song
Motivação
Motivation
Competência Sociocultural
Communicative Competence
Competência Comunicativa
Sociocultural Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Canção
Song
Motivação
Motivation
Competência Sociocultural
Communicative Competence
Competência Comunicativa
Sociocultural Competence
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório constitui uma reflexão sobre a minha prática de ensino supervisionada de Inglês e de Francês desenvolvida na Escola Secundária com 3º ciclo de Romeu Correia, no Feijó, no qual viso demonstrar as vantagens da didatização da canção no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Recorrendo a canções, apresento algumas propostas de exploração de conteúdos socioculturais, assumindo uma abordagem reflexiva, que permite tornar os alunos mais conscientes quanto aos problemas da sociedade e desenvolver conhecimentos sobre o “eu” e os “outros”. Procuro ainda evidenciar e refletir acerca dos benefícios da didatização da canção, que influi no nível de motivação da aprendizagem e no desenvolvimento da competência comunicativa pela discussão dos temas tratados nas canções.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
2016-02-16
2016-02-16T00:00:00Z
2018-02-16T01:30:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18905
TID:201065843
url http://hdl.handle.net/10362/18905
identifier_str_mv TID:201065843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137883070660608