A importância da competência sociocultural na aprendizagem do Português e do Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gonçalo Daniel da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5541
Resumo: Numa sociedade que nos apresenta um contacto sociocultural cada vez maior, torna-se necessário e essencial ensinar e aprender não só as produções linguísticas gramaticais, mas também as produções adequadas a cada situação. A componente sociocultural ligada à aprendizagem linguística apresenta um papel fulcral que garante um intercâmbio comunicativo eficaz. Atualmente, a competência sociocultural permite que um indivíduo saiba fazer um uso adequado aquando das diferentes situações de tipo cultural que possam surgir no seu dia-a-dia. É necessário tornar consciente o aluno das diferentes culturas com que se podem encontrar na aprendizagem de uma língua diferente. O docente não deve estereotipar o ensino da cultura existente numa língua, mas sim adequar a aprendizagem a conhecimentos já adquiridos anteriormente por cada aluno, a fim de o contextualizar. Assim, o docente deverá partir da cultura do aluno para poder compreender as outras culturas. Desta forma, tornar-se-á mais simples que o discente aprenda a comportar-se adequadamente às situações e expetativas das culturas de outras sociedades, criando destrezas para resolver possíveis problemas de comunicação que daí possam advir.
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spelling A importância da competência sociocultural na aprendizagem do Português e do EspanholRelatório de EstágioCompetência ComunicativaCompetência CulturalCompetência DiscursivaCompetência EstratégicaCompetência LinguísticaCompetência PragmáticaCompetência SocialCompetência SocioculturalCompetência SociolinguísticaCompetências LinguísticasEstágio PeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNuma sociedade que nos apresenta um contacto sociocultural cada vez maior, torna-se necessário e essencial ensinar e aprender não só as produções linguísticas gramaticais, mas também as produções adequadas a cada situação. A componente sociocultural ligada à aprendizagem linguística apresenta um papel fulcral que garante um intercâmbio comunicativo eficaz. Atualmente, a competência sociocultural permite que um indivíduo saiba fazer um uso adequado aquando das diferentes situações de tipo cultural que possam surgir no seu dia-a-dia. É necessário tornar consciente o aluno das diferentes culturas com que se podem encontrar na aprendizagem de uma língua diferente. O docente não deve estereotipar o ensino da cultura existente numa língua, mas sim adequar a aprendizagem a conhecimentos já adquiridos anteriormente por cada aluno, a fim de o contextualizar. Assim, o docente deverá partir da cultura do aluno para poder compreender as outras culturas. Desta forma, tornar-se-á mais simples que o discente aprenda a comportar-se adequadamente às situações e expetativas das culturas de outras sociedades, criando destrezas para resolver possíveis problemas de comunicação que daí possam advir.En una sociedad en la cual el contacto sociocultural es cada vez mayor, se hace necesario y esencial enseñar y aprender no sólo las producciones lingüísticas gramaticales, sino también todas aquellas que se adecuen a cada situación. El componente sociocultural directamente relacionado con el aprendizaje lingüístico presenta un papel fundamental que garantiza un intercambio comunicativo eficaz. Actualmente, la competencia sociocultural permite que un individuo sepa actuar de forma adecuada cuando se enfrenta a diferentes situaciones de tipo cultural que puedan surgir en su día a día. Hay que concienciar al alumno de las diferentes culturas con las que se puede encontrar en el aprendizaje de una lengua diferente. El docente no debe estereotipar la enseñanza de la cultura existente en una lengua, pero sí debe adecuar el aprendizaje a conocimientos ya adquiridos anteriormente por cada alumno, con el fin de contextualizarlo. Así, el docente deberá partir de la cultura del alumno para que éste pueda comprender las otras culturas. De esta forma, será más sencillo para el discente aprender a comportarse adecuadamente en las distintas situaciones y en las expectativas de la cultura de otras sociedades, criando destrezas para resolver posibles problemas de comunicación que de ahí puedan surgir.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSilva, Gonçalo Daniel da2018-07-31T14:28:19Z2014-07-102014-06-182014-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5541TID:201640740porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.891859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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