A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26563
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_1c4b83f21f7660d8d68b10318d0d29a9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográficoEducação de adultosAutoformaçãoAprendizagem experiencialAutonomiaTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A presente investigação tem o objetivo de contribuir para uma maior compreensão do processo de formação de adultos. Visa elucidar a questão de como ocorre a construção da autonomia de uma pessoa adulta nos vários tempos e espaços da sua vida e qual a importância da ecoformação, da heteroformação e da autoformação no processo formativo. Consubstancia-se na ideia de que o adulto realiza sua autoformação de forma permanente a partir das diversas experiências vividas com os outros e nos contextos de modo geral. O processo da construção da autonomia se dá com o desenvolvimento de características pessoais, familiares e sociais, facilitadoras de um caminhar autônomo, e também com as aprendizagens realizadas no seio da família, nas diversas instituições e nas socializações que ocorrem no decurso da vida. O trabalho foi realizado através de uma análise reflexiva da minha narrativa autobiográfica, através da qual se procurou compreender como fiz minha autoformação e como tornei-me autônoma. Constatou-se que meu caminhar para a autonomia foi construído a partir de forte influência recebida da minha família, bem como pelas experiências vividas nas distintas instituições. Com base nessas experiências fui adquirindo aprendizagens favorecedoras do pensar crítico e do processo de autonomização. O estudo também contribuiu para uma maior compreensão do método autobiográfico, ao constatar-se sua dupla função, investigativa e formativa, pois novas aprendizagens foram adquiridas a partir da análise reflexiva da minha autobiografia.The purpose of this research is to contribute to a better understanding of the adult education process. It aims to elucidate how the construction of autonomy of an adult occurs in various times and places of his life and the importance of ecoformation, heteroformation and autoformation in the formative process. It is based on the idea that the adult performs his autoformation permanently from the various experiences with others and in general contexts. The autonomy building process takes place with the development of personal, family and social characteristics, enabling an autonomous path, and also with what they have learned in the family, in the various institutions and in the socialization that occurs in the course of life. This project was developed through a reflective analysis of my own autobiographical narrative, the goal being to understand how I did my autoformation and how I became autonomous. It was found that my path towards autonomy was built with strong influence received from my family, as well as by my experiences in the different institutions. Based on these experiences I acquired learnings that favour the critical thinking and the empowerment process. The study also contributed to a greater understanding of the autobiographical method by revealing its investigative and formative functions, since new learnings were acquired from the reflective analysis of my autobiography.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaLemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-2017-02-17T16:21:28Z20162016-10-142016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26563TID:201912767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:12.841594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
title A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
spellingShingle A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
Lemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-
Educação de adultos
Autoformação
Aprendizagem experiencial
Autonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
title_full A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
title_fullStr A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
title_full_unstemmed A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
title_sort A autonomia no processo de autoformação : contributos do método autobiográfico
author Lemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-
author_facet Lemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Iramaia Regina de Araújo, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Autoformação
Aprendizagem experiencial
Autonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de adultos
Autoformação
Aprendizagem experiencial
Autonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-14
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-17T16:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26563
TID:201912767
url http://hdl.handle.net/10451/26563
identifier_str_mv TID:201912767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349125222401