Técnico de formação : formar e ser formado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29941
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_7724b929b89557b94fe5c946038aed0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnico de formação : formar e ser formadoAprendizagem experiencialEducação de adultosFormação inicialTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente estudo surge do interesse pela profissão de técnico de formação e tem como objetivo conhecer as atividades que desenvolve e a importância da formação inicial, contínua e em contexto de trabalho no seu desenvolvimento profissional. Este estudo centra-se em três momentos. No primeiro momento, fala-se da educação e da formação, sendo que se aborda aqui a educação permanente, a diferença entre a educação formal, não-formal e informal, a formação profissional e a formação experiencial. O segundo momento dedica-se ao técnico de formação, às suas atividades e à sua formação. No terceiro momento surge o estudo empírico: foram levadas a cabo cinco entrevistas semi-diretivas a técnicos de formação. Este estudo surge a partir de três questões orientadoras, sendo elas: 1. Quais as atividades que um técnico de formação desempenha? 2. Qual o impacto da formação formal e não-formal no seu desenvolvimento profissional? 3. De que maneira é que a aprendizagem experiencial forma o técnico de formação? Partindo destas questões orientadoras, o estudo está organizado em dois momentos: as reflexões teóricas e o estudo. O estudo surge de uma investigação baseada em cinco entrevistas realizadas que, após a análise de dados, permitem responder aos objetivos propostos. Por fim, e após realizada a investigação, pode concluir-se que as atividades de um técnico de formação em contexto de trabalho dependem do local onde trabalha. No entanto, verifica-se que a formação formal e não formal são ferramentas essenciais. Regista-se ainda que a experiência é valorizada, principalmente porque permite o desenvolvimento profissional.This study is due to my interest in the profession of training technician. It aims to know this technician activities and the importance of initial, ongoing training and working environment in his/her development. This study is divided in three parts. At first, discussion on education and training, adult education, the difference between non-formal and informal education, vocational training and experiential training is made. The second part analyses the training technician, his/her activities and initial, contuining and informal education. In the third part may be found the research, which was carried out from five semi-directive technician interviews to training technicians. This study comes from three guiding questions, which are: 1. What are the activities of a training technician? 2. What is the impact of formal and non- formal training in his/her professional development? 3. How are learning experiences impacting in the training technician? Based on these guiding questions, the study is organized in two stages: the theoretical reflections and the empirical research. The research comes from five interviews that after data analysis, provide answers to the proposed objectives. In the final part, conclusions stress activities performed by a training technician that depend from the enterprise he/she works in work. However, continuing education is an essential tool. It is also noted that experiencial learning is valued, mainly because it allows the development of professional self.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Ana Catarina Ferreira2017-12-12T11:21:26Z20162016-10-112016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29941TID:201912317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:46.471396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnico de formação : formar e ser formado
title Técnico de formação : formar e ser formado
spellingShingle Técnico de formação : formar e ser formado
Pereira, Ana Catarina Ferreira
Aprendizagem experiencial
Educação de adultos
Formação inicial
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Técnico de formação : formar e ser formado
title_full Técnico de formação : formar e ser formado
title_fullStr Técnico de formação : formar e ser formado
title_full_unstemmed Técnico de formação : formar e ser formado
title_sort Técnico de formação : formar e ser formado
author Pereira, Ana Catarina Ferreira
author_facet Pereira, Ana Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Paula, 1967-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem experiencial
Educação de adultos
Formação inicial
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem experiencial
Educação de adultos
Formação inicial
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-11
2016-01-01T00:00:00Z
2017-12-12T11:21:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29941
TID:201912317
url http://hdl.handle.net/10451/29941
identifier_str_mv TID:201912317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134381051215872