Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/17987 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio incide na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança, referente ao ano letivo 2015/2016. Tem como objetivo, descrever e refletir sobre a prática, nos contextos educativos do 1.º e do 2.º CEB, nas áreas curriculares de Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Tínhamos, como intencionalidade proporcionar às nossas crianças aprendizagens ativas e significativas, procurando trabalhar a inteligência musical. Para tal, delineamos a seguinte questão: Qual a importância da utilização da música no processo de ensino/aprendizagem, (incidindo na área curricular do Português) nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico? Para a mesma questão delineamos os seguintes objetivos: (i) Identificar a opinião dos professores relativamente à utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula; (ii) Averiguar se os professores usam a música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula, nomeadamente, na área curricular do Português; (iii) Perceber a importância da música nas diversas áreas curriculares e, especialmente, na área curricular do Português; (iv) Averiguar as vantagens da utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem. Posteriormente, recorremos a uma metodologia qualitativa, tendo utilizado como recolha de dados, as nossas observações que resultaram em notas de campo, as entrevistas aos professores e os registos fotográficos e audiovisuais. Assim, pensamos poder concluir que quer no contexto do 1.º CEB quer no de 2.º CEB, os professores consideram que a música pode ser usada como uma estratégia valiosa no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que, é um fator que contribui para um maior envolvimento dos alunos na realização e concretização das atividades. Podemos ainda constatar que, a maioria dos alunos demostrou uma atitude diferenciada, quando a música foi utilizada em contexto sala de aula, tanto na compreensão de conteúdos como no grau de concentração. |
id |
RCAP_1c86165c009ebcdd17c669950c9fc729 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º CicloMúsicaEducaçãoEstratégiaExperiências de ensino/aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de estágio incide na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança, referente ao ano letivo 2015/2016. Tem como objetivo, descrever e refletir sobre a prática, nos contextos educativos do 1.º e do 2.º CEB, nas áreas curriculares de Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Tínhamos, como intencionalidade proporcionar às nossas crianças aprendizagens ativas e significativas, procurando trabalhar a inteligência musical. Para tal, delineamos a seguinte questão: Qual a importância da utilização da música no processo de ensino/aprendizagem, (incidindo na área curricular do Português) nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico? Para a mesma questão delineamos os seguintes objetivos: (i) Identificar a opinião dos professores relativamente à utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula; (ii) Averiguar se os professores usam a música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula, nomeadamente, na área curricular do Português; (iii) Perceber a importância da música nas diversas áreas curriculares e, especialmente, na área curricular do Português; (iv) Averiguar as vantagens da utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem. Posteriormente, recorremos a uma metodologia qualitativa, tendo utilizado como recolha de dados, as nossas observações que resultaram em notas de campo, as entrevistas aos professores e os registos fotográficos e audiovisuais. Assim, pensamos poder concluir que quer no contexto do 1.º CEB quer no de 2.º CEB, os professores consideram que a música pode ser usada como uma estratégia valiosa no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que, é um fator que contribui para um maior envolvimento dos alunos na realização e concretização das atividades. Podemos ainda constatar que, a maioria dos alunos demostrou uma atitude diferenciada, quando a música foi utilizada em contexto sala de aula, tanto na compreensão de conteúdos como no grau de concentração.The present report focuses on the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd cycles of Basic Education, of the School, of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, referring to the academic year 2015/2016. It aims to describe and reflect on the practice in the curricular areas of Portuguese, History and Geography of Portugal, Natural Sciences and Mathematics. We had, as intentionality to provide our children active and meaningful learning, seeking to work other type of music intelligence. To do this, we we delineate the following question: What is the importance of the use of music in the teaching / learning process (focusing on the curricular area of Portuguese) in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education? For the same question, we outline the following objectives: (i) To identify teacher´s opinions regarding the use of music as a teaching / learning strategy, in the context of the classroom; (ii) Find out if teachers use music as a teaching / learning strategy, in a classroom context, namely, in the curricular area of Portuguese; (iii) To understand the importance of music in the different curricular areas and, especially, in the curricular area of Portuguese; (iv) To ascertain the advantages of using music as a teaching / learning strategy Subsequently, we used a qualitative methodology, using as data collection, our observations that resulted in notes collected during the classes, interviews with teachers and audiovisual records to evaluate the degree of student involvement. Thus, we can conclude that either in the context of the 1 st and 2nd Cycles, teachers consider that music can be used as a valuable strategy in the teaching / learning process, since it is a factor that contributes to a greater involvement of the students in the accomplishment and concretization of the activities. We can also observe that, most of the students demonstrated a differentiated attitude, when music was used in the classroom context, in both aspects : the understanding of contents and the concentration.Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoBiblioteca Digital do IPBSilva, Ana Sofia Oliveira2018-09-27T11:11:21Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/17987TID:201973618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:41:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/17987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:07:58.129744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo Silva, Ana Sofia Oliveira Música Educação Estratégia Experiências de ensino/aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar do 1.º Ciclo e do 2.º Ciclo |
author |
Silva, Ana Sofia Oliveira |
author_facet |
Silva, Ana Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação Estratégia Experiências de ensino/aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Música Educação Estratégia Experiências de ensino/aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório final de estágio incide na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação de Bragança do Instituto Politécnico de Bragança, referente ao ano letivo 2015/2016. Tem como objetivo, descrever e refletir sobre a prática, nos contextos educativos do 1.º e do 2.º CEB, nas áreas curriculares de Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Tínhamos, como intencionalidade proporcionar às nossas crianças aprendizagens ativas e significativas, procurando trabalhar a inteligência musical. Para tal, delineamos a seguinte questão: Qual a importância da utilização da música no processo de ensino/aprendizagem, (incidindo na área curricular do Português) nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico? Para a mesma questão delineamos os seguintes objetivos: (i) Identificar a opinião dos professores relativamente à utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula; (ii) Averiguar se os professores usam a música como estratégia de ensino/aprendizagem, em contexto sala de aula, nomeadamente, na área curricular do Português; (iii) Perceber a importância da música nas diversas áreas curriculares e, especialmente, na área curricular do Português; (iv) Averiguar as vantagens da utilização da música como estratégia de ensino/aprendizagem. Posteriormente, recorremos a uma metodologia qualitativa, tendo utilizado como recolha de dados, as nossas observações que resultaram em notas de campo, as entrevistas aos professores e os registos fotográficos e audiovisuais. Assim, pensamos poder concluir que quer no contexto do 1.º CEB quer no de 2.º CEB, os professores consideram que a música pode ser usada como uma estratégia valiosa no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que, é um fator que contribui para um maior envolvimento dos alunos na realização e concretização das atividades. Podemos ainda constatar que, a maioria dos alunos demostrou uma atitude diferenciada, quando a música foi utilizada em contexto sala de aula, tanto na compreensão de conteúdos como no grau de concentração. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-09-27T11:11:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/17987 TID:201973618 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/17987 |
identifier_str_mv |
TID:201973618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135337425928192 |