Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7805 |
Resumo: | O grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económico-financeira das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de Bragança. A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações empíricas mais relevantes. A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho económico-financeiro das empresas. As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: o marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam considerar estratégicas; a intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a performance; o processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas. |
id |
RCAP_1cb31c27c5eda947dd4cae2efa37fe79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e BragançaMarketingOrientação para o mercadoPerformance económico-financeiraO grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económico-financeira das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de Bragança. A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações empíricas mais relevantes. A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho económico-financeiro das empresas. As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: o marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam considerar estratégicas; a intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a performance; o processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas.UTADBiblioteca Digital do IPBCorreia, Ricardo Jorge2013-01-03T17:20:49Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7805porCorreia, Ricardo Jorge (2009). Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança. Vila Real: UTAD. Dissertação de Mestrado em Economia das Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:19:24Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:33.210682Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
title |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
spellingShingle |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança Correia, Ricardo Jorge Marketing Orientação para o mercado Performance económico-financeira |
title_short |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
title_full |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
title_fullStr |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
title_full_unstemmed |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
title_sort |
Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança |
author |
Correia, Ricardo Jorge |
author_facet |
Correia, Ricardo Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ricardo Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Orientação para o mercado Performance económico-financeira |
topic |
Marketing Orientação para o mercado Performance económico-financeira |
description |
O grau de orientação para o mercado do meio empresarial tem suscitado um grande interesse, ao longo dos últimos anos, ocupando um lugar de destaque ao nível da formulação da estratégia de marketing. A constante mutação e desenvolvimento do ambiente económico tem acentuado o interesse na investigação empírica neste domínio nos mais variados contextos. Com o intuito de colaborar com a importância deste tema, o presente estudo apresenta uma investigação sobre o marketing, a intensidade competitiva, a turbulência de mercado e o grau de orientação para o mercado como alguns dos factores condicionantes da performance económico-financeira das micro e pequenas e médias empresas dos distritos de Vila Real e de Bragança. A primeira parte aborda de uma forma teórica os conceitos relacionados com esta temática e foi desenvolvida através de uma revisão bibliográfica onde se procuraram identificar e analisar as várias perspectivas existentes bem como as verificações empíricas mais relevantes. A segunda parte foi desenvolvida em função do trabalho empírico que resultou da recolha de dados primários através de entrevistas a administradores das empresas contactadas. Através da investigação foi possível caracterizar o tecido empresarial da região, identificar os tipos de acções de marketing desenvolvidos pelas empresas constantes da amostra, analisar o grau de orientação para o mercado revelado pelos decisores e avaliar o impacto da aplicação destes instrumentos no desempenho económico-financeiro das empresas. As conclusões mais relevantes desta investigação centram-se na verificação de que: o marketing é visto como um acessório que não tem merecido por parte das empresas uma atenção consubstanciada em acções efectivas que se possam considerar estratégicas; a intensidade competitiva e a turbulência de mercado influenciam a performance; o processo de geração de informação de mercado, tido como um dos preceitos de um comportamento orientado para o mercado, apresenta uma relação positiva com o desempenho económico-financeiro das empresas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2013-01-03T17:20:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/7805 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/7805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, Ricardo Jorge (2009). Actividades de Marketing e Orientação para o mercado: efeitos ao nível económico-financeiro nas micro e PME dos distritos de Vila Real e Bragança. Vila Real: UTAD. Dissertação de Mestrado em Economia das Organizações |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UTAD |
publisher.none.fl_str_mv |
UTAD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135220035747840 |