Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Petra Fabiana Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6806
Resumo: O estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase.
id RCAP_1ccf8161f978cf4a9bcdda9f1f4c1843
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletasEducação físicaMotivaçãoRendimento escolarEstágios pedagógicosO estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase.The practicum is the culmination of a stage of training of teaching, in which all the theoretical knowledge learned in the previous years of training and being an opportunity to acquire new knowledge through different daily experiences are applied. This report seeks to expose the work done over the stage, which developed in the Jaime Moniz High School in 2012/2013. In this context, the report is divided into two parts: the first part related to the duties of stage of teaching-learning lesson plans relating to classes, teaching units and supervised teaching practice; tasks of school-stage medium, referring to study group and the activities, tasks and stage of community outreach. Concerning the second part to the scientific study developed for the activity of individual pedagogical scientific nature, the Jaime Moniz High School. This study, aimed primarily to compare the motivation for the discipline of physical education student athletes and non-athletes, and check how their school performance was influenced, in a sample of twenty students, divided by group of athletes practicing individual sports or collective, not athletes (n=10, 17 male and 3 female, with an average age of 17,4 ± 0,681), belonging to the 12 th grade in the same school, through the Questionnaire for Motivation in Physical Education (QMEF). It is concluded that the student athletes are often more motivated in physical education classes compared with students not athletes, and have a superior academic achievement in Physical Education and in other disciplines. In short, it is noted that the construction of this report and the practical applications held in the year of practicum are formed as a reference guide for future professional activity and a step in the formation of a future physical education teacher for the consolidated supervision of qualified and diligent mentor teachers that allowed the acquisition of various skills needed in this phase.2016-11-11T10:07:57Z2016-11-11T00:00:00Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6806porBarradas, Petra Fabiana Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:08.681029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
title Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
spellingShingle Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
Barradas, Petra Fabiana Rodrigues
Educação física
Motivação
Rendimento escolar
Estágios pedagógicos
title_short Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
title_full Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
title_fullStr Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
title_full_unstemmed Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
title_sort Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
author Barradas, Petra Fabiana Rodrigues
author_facet Barradas, Petra Fabiana Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Petra Fabiana Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Motivação
Rendimento escolar
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Motivação
Rendimento escolar
Estágios pedagógicos
description O estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-11T10:07:57Z
2016-11-11T00:00:00Z
2016-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6806
url http://hdl.handle.net/10348/6806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137085258465280