Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6806 |
Resumo: | O estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase. |
id |
RCAP_1ccf8161f978cf4a9bcdda9f1f4c1843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6806 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletasEducação físicaMotivaçãoRendimento escolarEstágios pedagógicosO estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase.The practicum is the culmination of a stage of training of teaching, in which all the theoretical knowledge learned in the previous years of training and being an opportunity to acquire new knowledge through different daily experiences are applied. This report seeks to expose the work done over the stage, which developed in the Jaime Moniz High School in 2012/2013. In this context, the report is divided into two parts: the first part related to the duties of stage of teaching-learning lesson plans relating to classes, teaching units and supervised teaching practice; tasks of school-stage medium, referring to study group and the activities, tasks and stage of community outreach. Concerning the second part to the scientific study developed for the activity of individual pedagogical scientific nature, the Jaime Moniz High School. This study, aimed primarily to compare the motivation for the discipline of physical education student athletes and non-athletes, and check how their school performance was influenced, in a sample of twenty students, divided by group of athletes practicing individual sports or collective, not athletes (n=10, 17 male and 3 female, with an average age of 17,4 ± 0,681), belonging to the 12 th grade in the same school, through the Questionnaire for Motivation in Physical Education (QMEF). It is concluded that the student athletes are often more motivated in physical education classes compared with students not athletes, and have a superior academic achievement in Physical Education and in other disciplines. In short, it is noted that the construction of this report and the practical applications held in the year of practicum are formed as a reference guide for future professional activity and a step in the formation of a future physical education teacher for the consolidated supervision of qualified and diligent mentor teachers that allowed the acquisition of various skills needed in this phase.2016-11-11T10:07:57Z2016-11-11T00:00:00Z2016-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6806porBarradas, Petra Fabiana Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:08.681029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
title |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
spellingShingle |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas Barradas, Petra Fabiana Rodrigues Educação física Motivação Rendimento escolar Estágios pedagógicos |
title_short |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
title_full |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
title_fullStr |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
title_full_unstemmed |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
title_sort |
Motivação para a disciplina de Educação Física e o rendimento escolar: comparação entre atletas e não atletas |
author |
Barradas, Petra Fabiana Rodrigues |
author_facet |
Barradas, Petra Fabiana Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barradas, Petra Fabiana Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Motivação Rendimento escolar Estágios pedagógicos |
topic |
Educação física Motivação Rendimento escolar Estágios pedagógicos |
description |
O estágio pedagógico é o culminar de uma etapa da formação do docente, na qual são aplicados todos os conhecimentos teóricos aprendidos nos anos de formação anteriores, sendo assim uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos, através de diferentes vivências diárias. O presente relatório pretende expôr o trabalho efetuado ao longo do estágio, que se desenvolveu na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo de 2012/2013. Neste contexto, o relatório está dividido em duas partes: uma primeira parte relacionada com as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem, referente às planificações das aulas, unidades didáticas e prática de ensino supervisionada; tarefas de estágio de relação escola-meio, referente ao estudo de turma e actividades desenvolvidas; e tarefas de estágio de extensão à comunidade. Uma segunda parte referente ao estudo científico desenvolvido, para a atividade de natureza científico pedagógica individual, na Escola Secundária Jaime Moniz. O objetivo deste estudo, visou principalmente comparar a motivação para a disciplina de educação física de alunos atletas e não atletas, e verificar de que forma o seu rendimento escolar foi influenciado, numa amostra de vinte alunos, divididos por grupo de atletas praticante de modalidades individuais ou coletivas, e não atletas (n=10, sendo 17 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, com média de idade de 17,4 ± 0,681), pertencentes ao 12º ano de escolaridade, da mesma escola, através do Questionário para a Motivação em Educação Física (QMEF). Conclui-se que os alunos atletas apresentam-se mais motivados nas aulas de educação física, comparativamente com os alunos não atletas, e têm um rendimento escolar superior, na disciplina de Educação Física, e nas restantes disciplinas. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura e uma etapa na formação de um futuro professor de Educação Física consolidado pela supervisão dos professores orientadores habilitados e diligentes que permitiram a aquisição de várias competências necessárias a esta fase. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11T10:07:57Z 2016-11-11T00:00:00Z 2016-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6806 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137085258465280 |