Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53999 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_1d71163b3d5e86554898c23d240ccfec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visualEducação visualMúsicaInterdisciplinaridadeAprendizagemArtes visuaisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este relatório, inserido no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais do Ensino Básico e Secundário, debruça-se sobre a implementação da unidade didática intitulada Dos Sons à Forma: a música na aprendizagem de Educação Visual, nos Salesianos de Manique-Escola, numa turma do 8.º ano do 3.º ciclo do ensino básico. A motivação para este tema partiu da análise feita anteriormente, durante a observação das aulas da turma, no ano letivo 2018-2019, onde a audição de música, enquanto os alunos estavam a trabalhar, era fator de negociação com a professora titular e de maior foco durante o processo de trabalho. A essência da unidade didática parte de uma abordagem interdisciplinar, onde são sensibilizados elementos da linguagem das artes visuais com elementos da linguagem musical. Foram estabelecidos três exercícios que combinaram elementos abstratos das duas áreas, sendo que um deles foi de caráter diagnóstico. O primeiro exercício, abstrato, debruçou-se sobre os elementos ponto, linha e plano. O segundo, diagnóstico, intersetou elementos das artes visuais com os da música. E, por último, o terceiro, cruzou os elementos da linguagem musical, através da audição de uma composição interpretada por um instrumento, com a desconstrução da forma do mesmo, segundo as características da vanguarda cubista. A metodologia adotada para este estudo foi qualitativa. As conclusões retiradas são sob uma recolha de dados extensiva, composta por notas de observação e fotografias das aulas, desenvolvendo-se, por fim, uma interseção dos dados analisados com as diversas teorias expostas na fundamentação. É possível concluir que os resultados obtidos, na sua maioria, foram positivos. Os alunos superaram as dificuldades encontradas e demonstraram compreender os domínios propostos a desenvolver, tanto ao nível processual, como nos produtos finais.This report, placed into the sphere of the Teaching of Visual Arts of the Elementary and Secondary School Master Degree, discusses the implementation of the didactic unit named From Sounds to Form: music in the learning of Visual Education, in Salesianos de Manique School, within an eighth grade class from the third circle of elementary school. The motivation for this subject came from the analysis previously made, during an observation of the class lessons, in the 2018-2019 school year, where the listening of music, while students did their work, was negotiated with the teacher in charge and had as a result increased focus during the work process. The essence of the didactic unit is part of an interdisciplinary approach, where elements of the visual arts language with elements of the musical language complement each other. Three exercises were established combining the abstract elements of both areas, being one of them the diagnosis character. The first exercise, abstract, engages with the elements of point, line and plan. The second, diagnosis, converges elements of visual arts, with elements of music. And, lastly, the third crosses elements of musical language, through the listening of an instrument, with the deconstruction of its shape, according to the characteristics of the cubist avant-garde. The research method adopted in this study was qualitative. The conclusions drawn are the result of extensive data collection, comprising observation notes and classes photography, developing in the end, an intersection of the analysed data with several theories exposed in the theoretical framework. It is possible to conclude that the results obtained, in its majority, were positive. The students overcame difficulties found and demonstrated understanding of the subjects proposed to develop, both at a procedural level and in the final products.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaSoares, Inês Rodrigues2022-08-02T08:37:42Z20222022-03-022022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53999porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:00.204534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
title |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
spellingShingle |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual Soares, Inês Rodrigues Educação visual Música Interdisciplinaridade Aprendizagem Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
title_full |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
title_fullStr |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
title_full_unstemmed |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
title_sort |
Dos sons à forma : a música na aprendizagem de educação visual |
author |
Soares, Inês Rodrigues |
author_facet |
Soares, Inês Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Inês Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Música Interdisciplinaridade Aprendizagem Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação visual Música Interdisciplinaridade Aprendizagem Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02T08:37:42Z 2022 2022-03-02 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53999 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134601428336640 |