"As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fazendeiro, Sara Filipa Malaquias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57603
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_321780a6982d9fbf2b74a587f5fde2fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visualArtes visuaisDesenhoNarrativa visualRealidade aumentadaIdentidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, apresenta uma unidade didática implementada no contexto de uma prática de ensino supervisionada, realizada na disciplina de Desenho A, com uma turma do 11.º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária de Caneças, no ano letivo de 2021/2022. A unidade didática foi dividida em várias fases, que resultaram na elaboração de narrativas visuais sob o formato de livros, ilustrativas de registos literários oriundos de diversos objetos (livros, letras de músicas e outros) da cultura dos alunos, aos quais foi proposto, com recurso ao método projetual, o uso da arte para os comunicar, assegurando o desenvolvimento de competências essenciais ao percurso académico dos mesmos e, mais tarde, profissional. A unidade didática permeou a exploração e a interseção de múltiplas tecnologias artísticas (desenho, colagem, fotografia e realidade aumentada), contextualizada por uma perspetiva contemporânea da arte. Esta é caracterizada, precisamente, pela ausência de limites entre as mesmas, o que possibilita não só uma maior liberdade de criação, mas incentiva também a experimentação como estratégia que, fundamentada pelo método projetual, ocupou um lugar de protagonismo na busca de soluções criativas, equiparando-se à destreza técnica, condição necessária à produção artística, mas nunca suficiente. Por este motivo, a unidade didática possibilitou a exploração de outras competências como a criatividade, a imaginação, a emoção e a expressividade. A autorrepresentação ocupou um lugar central na unidade didática, base do desenvolvimento dos projetos de cada um. A exploração desta temática surgiu do reconhecimento do impacto que as questões da identidade têm na adolescência, partindo-se do pressuposto de que estas, quando transportadas para o panorama da educação artística, poderiam confluir numa experiência mais significativa e incidir diretamente na própria motivação, interesse e empenho dos alunos, facto que se verificou. O presente relatório abordou ainda as estratégias que fundamentaram a unidade didática, como a diferenciação pedagógica e o feedback como processo de regulação, V assim como os paradigmas da educação artística no qual o seu desenvolvimento assentou, como a corrente expressivo-psicanalítica e a formalista-cognitiva. Tendo por base uma metodologia de investigação-ação, foram recolhidas informações recorrendo a diversos instrumentos, que permitiram assegurar o sucesso desta prática de ensino supervisionada.This report, carried out within the scope of the Master in Visual Arts Teaching of the University of Lisbon, presents a didactic unit implemented in the context of supervised teaching practice, carried out in the discipline of Drawing A, with a class of the 11th year of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts, at the Secondary School of Caneças, in the 2021/2022 academic year. The didactic unit was divided into several phases, which resulted in the elaboration of visual narratives in the form of books, illustrative of literary records from different objects (books, lyrics, and others) of the students' culture, to which it was proposed, with recourse to the Munari's design method, the use of art to communicate them, ensuring the development of essential skills for their academic and, later, professional path. The didactic unit permeated the exploration and intersection of multiple artistic technologies (drawing, collage, photography, and augmented reality), contextualized by a contemporary perspective of art. This is characterized, precisely, by the absence of limits between them, which allows not only greater freedom of creation, but also encourages experimentation as a strategy that, based on the design method, occupied a leading role in the search for creative solutions, equating to technical dexterity, a necessary condition for artistic production, but never sufficient. For this reason, the didactic unit made it possible to explore other skills such as creativity, imagination, emotion, and expressiveness. Self-representation occupied a central place in the didactic unit, the basis for the development of each one's projects. The exploration of this theme arose from the recognition of the impact that issues of identity have on adolescence, based on the assumption that these, when transported to the panorama of artistic education, could converge into a more significant experience and directly affect one's motivation, interest, and commitment of the students, a fact that has been verified. This report also addressed the strategies that were the base of the didactic unit such as pedagogical differentiation and feedback as a regulation process, as well as the artistic education paradigms on which its development was based, such as the expressive-psychoanalytic and the formalist-cognitive. Based on an action-research methodology, information was collected using various instruments, which ensured the success of this supervised teaching practice.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaFazendeiro, Sara Filipa Malaquias2023-05-25T10:49:00Z2022-12-072022-09-272022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:05.914738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
title "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
spellingShingle "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
Fazendeiro, Sara Filipa Malaquias
Artes visuais
Desenho
Narrativa visual
Realidade aumentada
Identidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
title_full "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
title_fullStr "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
title_full_unstemmed "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
title_sort "As pequenas partes de mim que recolhi do mundo e que agora são uma história" : a identidade através da narrativa visual
author Fazendeiro, Sara Filipa Malaquias
author_facet Fazendeiro, Sara Filipa Malaquias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fazendeiro, Sara Filipa Malaquias
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Desenho
Narrativa visual
Realidade aumentada
Identidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Desenho
Narrativa visual
Realidade aumentada
Identidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-09-27
2022-12-07T00:00:00Z
2023-05-25T10:49:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57603
url http://hdl.handle.net/10451/57603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134635518590976