Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Catarina Ventura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8851
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada na Educação Pré-Escolar, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este corresponde à descrição e reflexão sobre o trabalho desenvolvido num contexto de jardim de infância, com um grupo de crianças de três, quatro e cinco anos de idade. Este relatório procura demonstrar o desenvolvimento de competências profissionais e surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica supervisionada. Tendo como principal objetivo desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes, o que resultou na construção de um quadro teórico em que se procura aprofundar saberes ao nível dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e a importância das metodologias e estratégias utilizadas. Foi sustentado na metodologia de investigação-ação que se utilizaram diversas técnicas e instrumentos para recolher os constrangimentos que surgiam das práticas no contexto, para que através das reflexões e da investigação de pressupostos teóricos se conseguisse atingir os objetivos propostos. Para além disso, procurou-se promover experiências de aprendizagem integrando todas as áreas e domínios evidenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em suma, pretende-se demonstrar as transformações que ocorreram no contexto educativo nas crianças, na partilha com a orientadora cooperante e assistente operacional e nas transformações que ocorreram na mestranda, uma vez que desenvolveu competências fundamentais para se tornar uma profissional de educação consciente e competente.
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Tendo como principal objetivo desenvolver saberes próprios da profissão, construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos relevantes, o que resultou na construção de um quadro teórico em que se procura aprofundar saberes ao nível dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e a importância das metodologias e estratégias utilizadas. Foi sustentado na metodologia de investigação-ação que se utilizaram diversas técnicas e instrumentos para recolher os constrangimentos que surgiam das práticas no contexto, para que através das reflexões e da investigação de pressupostos teóricos se conseguisse atingir os objetivos propostos. Para além disso, procurou-se promover experiências de aprendizagem integrando todas as áreas e domínios evidenciadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Em suma, pretende-se demonstrar as transformações que ocorreram no contexto educativo nas crianças, na partilha com a orientadora cooperante e assistente operacional e nas transformações que ocorreram na mestranda, uma vez que desenvolveu competências fundamentais para se tornar uma profissional de educação consciente e competente.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This internship report emerged under the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice in Preschool Education, with the purpose of obtaining a master's degree in preschool education. This matches the description and reflection on the work done in the context of kindergarten, with a group of children of three, four and five years old. This report seeks to demonstrate the development of professional skills and arises as a result of all the work done over the supervised teaching practice. With the main objective to develop own knowledge of the profession, building a reflective attitude and investigative supported by relevant theoretical assumptions, which resulted in the construction of a theoretical framework that seeks to deepen knowledge in terms of processes of learning and development of children and the importance of methodologies and strategies used. It was sustained in action-research methodology that used various techniques and tools to collect the constraints that appeared in the context of the practices, so that through the reflections and theoretical research, I could achieve the proposed objectives. In addition, it seeks to promote learning experiences incorporating all areas and fields highlighted in Curriculum Guidelines for Preschool Education. As summary, it aims to demonstrate the changes that have occurred in the educational context in children, sharing and learning with the guidance counselor and operational assistant and the transformations that occurred in myself, since I have developed key skills to become a conscious and competent professional of education.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo um dos requisitos para a obtenção do grau de mestre. Este relatório corresponde à descrição e reflexão sobre o trabalho desenvolvido no contexto de Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças entre os 3 e os 5 anos e posteriormente, no contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 3º ano, com alunos de 8 e 9 anos de idade. A Prática Pedagógica Supervisionada tem como objetivo desenvolver saberes próprios da profissão, permitindo a construção de uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos teóricos e legais. Ao longo da prática utilizaram-se diversas técnicas e instrumentos para analisar as dificuldades que surgiam das práticas no contexto, para que através das reflexões e da investigação se conseguisse atingir os objetivos propostos. Procurou-se ainda promover a interdisciplinaridade entre as várias áreas de conhecimento, diversificar as metodologias e estratégias de aprendizagem, construir e utilizar diferentes recursos para motivar os alunos, promover uma aprendizagem colaborativa e evidenciar a importância de existir uma articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico. Em suma, este relatório sustenta-se na metodologia de investigação-ação e pretende demonstrar as transformações que ocorreram nos contextos de ensino, nos alunos e da evolução da mestranda, uma vez que desenvolveu competências fundamentais para se tornar uma profissional de educação consciente e competente.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report has emerged within the course of Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, being one of the requirements to obtain a master's degree. This report corresponds to the description and reflection on the work done in the context of kindergarten, with a group of children between the age of 3 and 5 years and afterwards, in the context of 1st cycle, a class of 3rd year, with students aged 8 and 9 years old. The supervised pedagogical practice aims to develop the knowledge of the profession, building a reflective and investigative attitude supported by relevant theoretical and legal assumptions. During the practice were used several techniques and instruments to collect the difficulties that arose in the context of practice, so that through the discussions and research it can be achieved the objectives proposed. We also sought to promote interdisciplinary among to the several areas of knowledge, diversify the methodologies and strategies of learning, construct and use different resources to motivate students, promote collaborative learning and demonstrate the importance of good coordination between Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education. In short, this report holds up on the action-research methodology and it aims to demonstrate the changes that have occurred in the contexts of education, in the students and the evolution that occurred in the master student, since developed key skills to become a conscientious and competent professional education.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoSá, Susana MarquesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRangel, Catarina Ventura2016-12-16T16:01:44Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8851TID:201448610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:34.668807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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