Relatório de estágio de qualificação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8872 |
Resumo: | Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se o presente relatório de qualificação profissional, em que numa abordagem reflexiva se descreve o percurso da estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo da prática pedagógica supervisionada foi promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente. Deste modo, a estagiária pôde desenvolver o seu perfil como futura educadora de infância, desenvolvendo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar através da planificação, da organização e da avaliação do ambiente educativo, e ainda através das atividades e dos projetos curriculares. Salienta-se a etapa da avaliação como especialmente importante para o desempenho da formanda, pois esta avaliou numa perspetiva formativa a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos que adotou, de forma a melhorar a sua prática educativa. Relativamente à metodologia utilizada foi de investigação-ação, o que incentivou a busca de saberes e a prática reflexiva que permitiu apoiar e orientar a ação educativa. Em articulação com as etapas do processo educativo, a metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento das competências da estagiária como futura educadora de infância. Neste processo contínuo de evolução foram cruciais as estratégias formativas a que a estagiária recorreu, nomeadamente o diário de formação, os guiões de pré-observação, as planificações semanais e as reuniões de reflexão realizadas com a educadora cooperante, com o par de formação e com a supervisora institucional. De acordo com as reuniões de avaliação, considerou-se que a estagiária revelou uma especial evolução nos domínios da planificação e da ação. Relativamente ao primeiro domínio, a estagiária procurou planificar a ação educativa de forma adequada ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, relacionadas com os diversos domínios curriculares. Ao nível da ação, a estagiária procurou organizar e gerir adequadamente o tempo, o espaço e os materiais, desenvolver estratégias de diferenciação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças. Naturalmente, a observação, a avaliação e a reflexão foram imprescindíveis para esta evolução. |
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Relatório de estágio de qualificação profissionalEducação pré-escolarCompetências profissionaisEducador de infânciaCriançaPre-school educationProfessional skillschildhood educatorKidsEducação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoDocente generalistaDesenvolvimento profissionalInvestigação-açãoPre-school and 1st cycle of basic educationGeneralist teacherProfessional developmentResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se o presente relatório de qualificação profissional, em que numa abordagem reflexiva se descreve o percurso da estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo da prática pedagógica supervisionada foi promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente. Deste modo, a estagiária pôde desenvolver o seu perfil como futura educadora de infância, desenvolvendo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar através da planificação, da organização e da avaliação do ambiente educativo, e ainda através das atividades e dos projetos curriculares. Salienta-se a etapa da avaliação como especialmente importante para o desempenho da formanda, pois esta avaliou numa perspetiva formativa a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos que adotou, de forma a melhorar a sua prática educativa. Relativamente à metodologia utilizada foi de investigação-ação, o que incentivou a busca de saberes e a prática reflexiva que permitiu apoiar e orientar a ação educativa. Em articulação com as etapas do processo educativo, a metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento das competências da estagiária como futura educadora de infância. Neste processo contínuo de evolução foram cruciais as estratégias formativas a que a estagiária recorreu, nomeadamente o diário de formação, os guiões de pré-observação, as planificações semanais e as reuniões de reflexão realizadas com a educadora cooperante, com o par de formação e com a supervisora institucional. De acordo com as reuniões de avaliação, considerou-se que a estagiária revelou uma especial evolução nos domínios da planificação e da ação. Relativamente ao primeiro domínio, a estagiária procurou planificar a ação educativa de forma adequada ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, relacionadas com os diversos domínios curriculares. Ao nível da ação, a estagiária procurou organizar e gerir adequadamente o tempo, o espaço e os materiais, desenvolver estratégias de diferenciação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças. Naturalmente, a observação, a avaliação e a reflexão foram imprescindíveis para esta evolução.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Under the scope of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education was held the present qualification report, in which through a reflective approach, the intern describes his route in the context of Preschool Education. The main objective of supervised teaching practice was to promote the construction of the professional knowledge for Preschool Education, by commitment and progressive responsibility towards practice. Thus, the intern was able to develop its profile as a future childhood educator, promoting learning in the areas defined by the curriculum guidelines for pre-school education through the planning, organization and evaluation of the educational environment, and also through the activities and curricular projects. It's important to emphasize the stage of the evaluation as particularly important for the trainee's performance as she assessed, through a formative perspective, its intervention, the environment and the educational processes adopted in order to improve its educational practice. Regarding the methodology used it was investigative-research, which has encouraged the search for knowledge and the reflective practice and both of them later supported and guided the educational practice. In articulation with the stages of the educational process, the investigative-research methodology allowed the intern, as a future childhood educator, the development of specific skills of one education professional. In this continuous process of evolution, the formative strategies to which the intern recurred were crucial, including the diary of formation, the scripts pre-observation, the lesson plans and the weekly brainstorming/reflective meetings, held with the cooperating teacher, with the pair of training and with the institutional supervisor. According to the evaluation meetings, it was considered that the intern revealed a special development in the matters of planning and action. Regarding the first area, the intern tried to plan educational activities as appropriate to the development of integrated children's learning, related to the various curricular areas. In terms of action, the intern sought to organize and manage properly the time, space and materials, develop differentiated teaching strategies and provide the welfare of children. Naturally, observation, evaluation and reflection were essential to this development achieved by the intern.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de qualificação profissional, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do curso de mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como intenção evidenciar o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais da estudante nos níveis educativos já referenciados, enquanto docente generalista. Este documento apresenta uma análise crítica e reflexiva do trabalho desenvolvido pela discente ao longo do período de estágio, que teve como objetivo a sua responsabilização e autonomia progressiva pela ação docente. No sentido de desenvolver uma ação dotada de intencionalidade, a prática da estudante sustentou-se no quadro teórico-concetual construído ao longo do seu percurso formativo, nos normativos legais em vigor, nas características dos contextos educativos em que a discente interveio e nos conhecimentos sobre cada criança/aluno. Importa ainda enfatizar a metodologia de investigação-ação, na qual a estudante fundamentou a sua práxis e desenvolveu os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. A utilização desta metodologia e as estratégias e instrumentos formativos adotados nos dois níveis educativos fomentaram a transformação e a melhoria da prática educativa, através do desenvolvimento de competências reflexivas, investigativas e de questionamento. Este crescimento promoveu simultaneamente o desenvolvimento da estudante enquanto processo contínuo e a construção de aprendizagens por parte das crianças e alunos.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This professional qualification report, produced within the ambit of the curricular unit of Supervised Pedagogic Practice, which is part of the syllabus of the professional master's degree in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, is intended to highlight the development of personal and professional skills by the student in the educational levels already referenced, as generalist teacher. This paper presents a critical and reflective analysis of the work developed by the student during the internship period, which was aimed at progressive autonomy and accountability by the teaching practice. To develop an action endowed with intentionality, the practice of the student sustained itself on a conceptual-theoretical framework, built during her formative path, the legal regulations in force, the characteristics of the educational contexts in which the student intervened and in the knowledge about each child / student. It is also important to emphasize the methodology of research-action, which based the student's practice and which was used to developed the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection. The use of this methodology and the strategies and formative instruments adopted in the two levels of education has fostered the transformation and improvement of the educational practice, through the development of reflective, investigative and questioning skills. This growth simultaneously promoted the development of the student, as an ongoing process, and the construction of learning by children and students.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoOliveira, Ana Isabel GameiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoJunqueira, Marina Moreira2016-12-19T17:16:33Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8872TID:202764958porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:35.515065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Relatório de estágio de qualificação profissional Junqueira, Marina Moreira Educação pré-escolar Competências profissionais Educador de infância Criança Pre-school education Professional skills childhood educator Kids Educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico Docente generalista Desenvolvimento profissional Investigação-ação Pre-school and 1st cycle of basic education Generalist teacher Professional development Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico realizou-se o presente relatório de qualificação profissional, em que numa abordagem reflexiva se descreve o percurso da estagiária no contexto de Educação Pré-Escolar. O principal objetivo da prática pedagógica supervisionada foi promover a construção dos saberes profissionais para a Educação Pré-Escolar, pelo compromisso e responsabilização progressiva pela ação docente. Deste modo, a estagiária pôde desenvolver o seu perfil como futura educadora de infância, desenvolvendo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar através da planificação, da organização e da avaliação do ambiente educativo, e ainda através das atividades e dos projetos curriculares. Salienta-se a etapa da avaliação como especialmente importante para o desempenho da formanda, pois esta avaliou numa perspetiva formativa a sua intervenção, o ambiente e os processos educativos que adotou, de forma a melhorar a sua prática educativa. Relativamente à metodologia utilizada foi de investigação-ação, o que incentivou a busca de saberes e a prática reflexiva que permitiu apoiar e orientar a ação educativa. Em articulação com as etapas do processo educativo, a metodologia de investigação-ação permitiu o desenvolvimento das competências da estagiária como futura educadora de infância. Neste processo contínuo de evolução foram cruciais as estratégias formativas a que a estagiária recorreu, nomeadamente o diário de formação, os guiões de pré-observação, as planificações semanais e as reuniões de reflexão realizadas com a educadora cooperante, com o par de formação e com a supervisora institucional. De acordo com as reuniões de avaliação, considerou-se que a estagiária revelou uma especial evolução nos domínios da planificação e da ação. Relativamente ao primeiro domínio, a estagiária procurou planificar a ação educativa de forma adequada ao desenvolvimento de aprendizagens integradas das crianças, relacionadas com os diversos domínios curriculares. Ao nível da ação, a estagiária procurou organizar e gerir adequadamente o tempo, o espaço e os materiais, desenvolver estratégias de diferenciação pedagógica e proporcionar o bem-estar das crianças. Naturalmente, a observação, a avaliação e a reflexão foram imprescindíveis para esta evolução. |
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