A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paulo Jorge Lopes dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7520
Resumo: A escola, como instituição social por excelência, com a dupla função, por vezes conflituante, de perpetuar a sociedade e de a transformar, através da passagem do património cultural e epistemológico às novas gerações, que têm, por sua vez, simultaneamente, a responsabilidade de o preservar e de o transformar, não pode ficar alheia ao processo de mudança operado pelo desenvolvimento vertiginoso que as tecnologias trouxeram à sociedade atual. As tecnologias provocaram alterações nas relações sociais dos indivíduos, nas formas de comunicação e apresentam uma nova conceção de tecnologia-sociedade que, consequentemente, determinará uma relação tecnologia-educação, ainda que muitos a vejam com desconfiança. Este trabalho tem, assim, como finalidade contribuir para a compreensão e para o conhecimento dos processos de integração curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentando os obstáculos à sua real implementação, e propondo um projeto de formação contínua, em contexto de trabalho, na modalidade de oficina de formação, que conduza a uma visão das TIC como ferramentas cognitivas que podem melhorar o processo de ensino – aprendizagem. A formação em questão, mediada por um supervisor, o formador, destina-se a docentes que ensinam Português e constituirá uma oportunidade para estes conhecerem novos ambientes de aprendizagem, nos quais se desenrolam os processos educativos, assim como, experienciar novas pedagogias e métodos didáticos de ensinar e aprender, com recursos às TIC, que levem a um maior equilíbrio entre os diferentes atores desses mesmos processos, preparando os alunos para a sociedade tecnológica em que vivem.
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Santos, Paulo Jorge Lopes dos
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