A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7520 |
Resumo: | A escola, como instituição social por excelência, com a dupla função, por vezes conflituante, de perpetuar a sociedade e de a transformar, através da passagem do património cultural e epistemológico às novas gerações, que têm, por sua vez, simultaneamente, a responsabilidade de o preservar e de o transformar, não pode ficar alheia ao processo de mudança operado pelo desenvolvimento vertiginoso que as tecnologias trouxeram à sociedade atual. As tecnologias provocaram alterações nas relações sociais dos indivíduos, nas formas de comunicação e apresentam uma nova conceção de tecnologia-sociedade que, consequentemente, determinará uma relação tecnologia-educação, ainda que muitos a vejam com desconfiança. Este trabalho tem, assim, como finalidade contribuir para a compreensão e para o conhecimento dos processos de integração curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentando os obstáculos à sua real implementação, e propondo um projeto de formação contínua, em contexto de trabalho, na modalidade de oficina de formação, que conduza a uma visão das TIC como ferramentas cognitivas que podem melhorar o processo de ensino – aprendizagem. A formação em questão, mediada por um supervisor, o formador, destina-se a docentes que ensinam Português e constituirá uma oportunidade para estes conhecerem novos ambientes de aprendizagem, nos quais se desenrolam os processos educativos, assim como, experienciar novas pedagogias e métodos didáticos de ensinar e aprender, com recursos às TIC, que levem a um maior equilíbrio entre os diferentes atores desses mesmos processos, preparando os alunos para a sociedade tecnológica em que vivem. |
id |
RCAP_1d8e6536b5caabcf60f27f63625fbc8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professoresMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCAÇÃOTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALFORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCATIONINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESPORTUGUESE LANGUAGE TEACHINGTEACHERS EDUCATIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTA escola, como instituição social por excelência, com a dupla função, por vezes conflituante, de perpetuar a sociedade e de a transformar, através da passagem do património cultural e epistemológico às novas gerações, que têm, por sua vez, simultaneamente, a responsabilidade de o preservar e de o transformar, não pode ficar alheia ao processo de mudança operado pelo desenvolvimento vertiginoso que as tecnologias trouxeram à sociedade atual. As tecnologias provocaram alterações nas relações sociais dos indivíduos, nas formas de comunicação e apresentam uma nova conceção de tecnologia-sociedade que, consequentemente, determinará uma relação tecnologia-educação, ainda que muitos a vejam com desconfiança. Este trabalho tem, assim, como finalidade contribuir para a compreensão e para o conhecimento dos processos de integração curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentando os obstáculos à sua real implementação, e propondo um projeto de formação contínua, em contexto de trabalho, na modalidade de oficina de formação, que conduza a uma visão das TIC como ferramentas cognitivas que podem melhorar o processo de ensino – aprendizagem. A formação em questão, mediada por um supervisor, o formador, destina-se a docentes que ensinam Português e constituirá uma oportunidade para estes conhecerem novos ambientes de aprendizagem, nos quais se desenrolam os processos educativos, assim como, experienciar novas pedagogias e métodos didáticos de ensinar e aprender, com recursos às TIC, que levem a um maior equilíbrio entre os diferentes atores desses mesmos processos, preparando os alunos para a sociedade tecnológica em que vivem.As a social institution of excellence, with a dual function, sometimes conflicting, perpetuating and transforming society through the passage of the epistemological and cultural heritage to the new generations, who have, in turn, simultaneously, the responsibility to preserve it and to transform it, school cannot remain oblivious to the process of change achieved by the breakneck development that technologies have brought to today’s society. Technologies have led to changes in social relations of individuals and in the means of communication, and, in doing so they have given way to a new design of a technological society which, consequently, will establish a tie between technology and education, even though many are still wary about this. This paper aims to contribute to the understanding and knowledge of the processes of curricular integration of Information and Communication Technologies (ICT), presenting the obstacles to their actual implementation, and proposing a project of ongoing training in the workplace, in the form of training workshop, which leads to a vision of ICT as cognitive tools that can improve the teaching - learning process. The training in question, mediated by a supervisor, a teacher trainer, is intended for teachers of Portuguese and it will provide them with an opportunity to be familiar with these new learning environments, where the educational processes unfold, as well as experience new pedagogies and teaching methods which make use of ICT, leading to a better balance between the different participants of the teaching - learning process, preparing students for the technological society in which they live in.2016-12-28T13:01:03Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7520TID:201454157pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Paulo Jorge Lopes dosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:07.614523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
title |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
spellingShingle |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores Santos, Paulo Jorge Lopes dos MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TEACHERS EDUCATION PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
title_short |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
title_full |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
title_fullStr |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
title_full_unstemmed |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
title_sort |
A integração curricular das TIC na disciplina de português : uma proposta de formação de professores |
author |
Santos, Paulo Jorge Lopes dos |
author_facet |
Santos, Paulo Jorge Lopes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Paulo Jorge Lopes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TEACHERS EDUCATION PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORES EDUCAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCATION INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TEACHERS EDUCATION PROFESSIONAL DEVELOPMENT |
description |
A escola, como instituição social por excelência, com a dupla função, por vezes conflituante, de perpetuar a sociedade e de a transformar, através da passagem do património cultural e epistemológico às novas gerações, que têm, por sua vez, simultaneamente, a responsabilidade de o preservar e de o transformar, não pode ficar alheia ao processo de mudança operado pelo desenvolvimento vertiginoso que as tecnologias trouxeram à sociedade atual. As tecnologias provocaram alterações nas relações sociais dos indivíduos, nas formas de comunicação e apresentam uma nova conceção de tecnologia-sociedade que, consequentemente, determinará uma relação tecnologia-educação, ainda que muitos a vejam com desconfiança. Este trabalho tem, assim, como finalidade contribuir para a compreensão e para o conhecimento dos processos de integração curricular das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), apresentando os obstáculos à sua real implementação, e propondo um projeto de formação contínua, em contexto de trabalho, na modalidade de oficina de formação, que conduza a uma visão das TIC como ferramentas cognitivas que podem melhorar o processo de ensino – aprendizagem. A formação em questão, mediada por um supervisor, o formador, destina-se a docentes que ensinam Português e constituirá uma oportunidade para estes conhecerem novos ambientes de aprendizagem, nos quais se desenrolam os processos educativos, assim como, experienciar novas pedagogias e métodos didáticos de ensinar e aprender, com recursos às TIC, que levem a um maior equilíbrio entre os diferentes atores desses mesmos processos, preparando os alunos para a sociedade tecnológica em que vivem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2016-12-28T13:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7520 TID:201454157 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7520 |
identifier_str_mv |
TID:201454157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131228122644480 |