BIG DATA: oportunidades e desafios para o Storytelling
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7986 |
Resumo: | Criar valor para uma marca é um dos grandes desafios das organizações da atualidade. Os profissionais de marketing têm um papel preponderante nesta missão. Passa por eles o desbloqueio criativo que possibilita o envolvimento emocional do seu público-alvo, através de campanhas promocionais que vão ao encontro das preocupações e necessidades do mesmo. Neste sentido, o presente documento apresenta um estudo no qual se investigou o impacto que o grande volume de dados (Big Data) tem na construção de narrativas (Storytelling) que agregam valor às marcas e quais as oportunidades e desafios colocados ao Marketing de Conteúdo. Cruzando teorias de vários autores, com relatos, na primeira pessoa, de profissionais das áreas do Marketing e do Big Data, conclui-se que o sucesso de uma campanha de comunicação baseada em Storytelling depende, em grande parte, do conhecimento do público-alvo. Nesse sentido, os dados são cruciais para traçar um perfil preciso. No entanto, para que esses dados sejam úteis para os criativos, é importante simplificá-los ao máximo. Idealmente, é recomendável criar departamentos especializados para a análise e extração de insights. |
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Criar valor para uma marca é um dos grandes desafios das organizações da atualidade. Os profissionais de marketing têm um papel preponderante nesta missão. Passa por eles o desbloqueio criativo que possibilita o envolvimento emocional do seu público-alvo, através de campanhas promocionais que vão ao encontro das preocupações e necessidades do mesmo. Neste sentido, o presente documento apresenta um estudo no qual se investigou o impacto que o grande volume de dados (Big Data) tem na construção de narrativas (Storytelling) que agregam valor às marcas e quais as oportunidades e desafios colocados ao Marketing de Conteúdo. Cruzando teorias de vários autores, com relatos, na primeira pessoa, de profissionais das áreas do Marketing e do Big Data, conclui-se que o sucesso de uma campanha de comunicação baseada em Storytelling depende, em grande parte, do conhecimento do público-alvo. Nesse sentido, os dados são cruciais para traçar um perfil preciso. No entanto, para que esses dados sejam úteis para os criativos, é importante simplificá-los ao máximo. Idealmente, é recomendável criar departamentos especializados para a análise e extração de insights. |
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