Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719 |
Resumo: | Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu-se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação. |
id |
RCAP_1e2726e50240f4452f671af28c6a666d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/719 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internetHybrid Teaching in the Pandemic: analysis of data available on the internetPandemia de COVID-19Educação à distânciaInternetAnálise QualitativaCOVID-19Distance EducationInternetQualitative AnalysisCom o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu-se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação.With the advancement of the COVID-19 pandemic, in several countries, including Brazil, educational institutions had to pause their face-to-face activities. New ways of working were adopted by institutions, and one of them was blended learning and teachers had to reinvent themselves. For hybrid teaching to be effective, it is necessary for the teacher to use new tools during classes, implement new virtual rooms, games, respect the students' learning pace, encourage student protagonism, change their evaluation culture, deepen the knowledge built in the traditional classroom, foster collaboration between peers in the teaching and learning processes. In this work, the proposal was to analyze the ways of acting adopted by teachers, and the challenges faced during Blended Teaching from a video posted on the Youtube platform, and in article publications. For this, the investigation of latent data corpus from the internet was used. The analysis of the latent data corpus was based on the lecture/class given by a PhD professor on the channel of the Digital Educational Laboratory (LDE) of the Federal University of Ceará on Youtube and publications of articles related to the subject. From the video it was concluded that most teachers are engaged in the use of the methodology but point out many problems to be overcome. The need for improvement in the educational process was evident and this must be continuous to bring possibilities of service to all actors involved in education.Ludomedia2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e719New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e719New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e7192184-777010.36367/ntqr.12.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/719https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/719/722Marcel O. dos SantosRodrigo H. MartinsHelena Brandão Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:13:52Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/719Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:31.712059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet Hybrid Teaching in the Pandemic: analysis of data available on the internet |
title |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
spellingShingle |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet Marcel O. dos Santos Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa COVID-19 Distance Education Internet Qualitative Analysis |
title_short |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_full |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_fullStr |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_full_unstemmed |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
title_sort |
Ensino híbrido na pandemia: Análise de dados disponíveis na internet |
author |
Marcel O. dos Santos |
author_facet |
Marcel O. dos Santos Rodrigo H. Martins Helena Brandão Viana |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigo H. Martins Helena Brandão Viana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcel O. dos Santos Rodrigo H. Martins Helena Brandão Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa COVID-19 Distance Education Internet Qualitative Analysis |
topic |
Pandemia de COVID-19 Educação à distância Internet Análise Qualitativa COVID-19 Distance Education Internet Qualitative Analysis |
description |
Com o avanço da pandemia da COVID-19, em diversos países, inclusive no Brasil as instituições de ensino tiveram que pausar suas atividades presenciais. Novas formas de trabalho foram adotadas pelas instituições, e uma delas foi o ensino híbrido e os professores tiveram que se reinventar. Para que o Ensino híbrido seja eficaz é necessário que o professor utilize novas ferramentas durante as aulas, operacionalize novas salas virtuais, jogos, games, respeite o ritmo de aprendizagem dos alunos, incentive o protagonismo dos alunos, altere sua cultura de avaliação, aprofunde o conhecimento construído na aula tradicional, propicie a colaboração entre pares nos processos de ensino e de aprendizagem. Neste trabalho a proposta foi analisar as formas de agir adotadas pelos professores, e os desafios enfrentados durante o Ensino Híbrido a partir de um vídeo postado na plataforma Youtube, e em publicações de artigos. Para isso foi utilizado a investigação de corpus de dados latente com origem na internet. A análise de corpus de dados latente foi feita com base na palestra/aula ministrada por uma professora doutora no canal do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará no Youtube e publicações de artigos relacionados com o assuntoA partir do vídeo concluiu-se que a maioria dos professores estão engajados no uso da metodologia, porém apontam muitos problemas a serem superados. Ficou evidente a necessidade da melhoria no processo de educacional e esta deve ser contínua para trazer possibilidades de atendimento a todos os atores envolvidos na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719 https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/719 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/719/722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e719 New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e719 New Trends in Qualitative Research; Vol. 12 (2022): Investigação Qualitativa em Educação: Avanços e Desafios; e719 2184-7770 10.36367/ntqr.12.2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130350961557504 |