Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18206 |
Resumo: | O presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. |
id |
RCAP_65de5ce52a5418fb24a7e94bab8b4b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaReflexãoInvestigação-açãoColaboraçãoSupervised educational practiceReflectionAction researchCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.This report is required to obtain the master's degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and therefore, through this report, it aims to analyze the Supervised Educational Practice, demonstrating the formative journey of the master student and how the educational practice contributed to her personal and professional growth. The theoretical and legal assumptions that underpinned the entire educational practice were mobilized, which together with the knowledge of the characteristics of the internship contexts led to the practice being appropriate to their particularities and responding to the identified interests and difficulties of children, making them, from a social constructivist learning perspective, protagonists in the construction of their own knowledge. Thus, an articulation of theoretical knowledge and knowledge constructed in practice was sought through contribution of the observation, planning, action and reflection processes of the action research methodology, which allowed for an analytical and reflective attitude in the future dual-profile teacher. The collaboration of the various stakeholders in the educational and training process were important in the constant reflection on and for the practice and in suggesting changes with a view to the personal and professional development of the master's student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Sofia Caetano2021-07-29T13:18:55Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18206TID:202775712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.937553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Oliveira, Ana Sofia Caetano Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Colaboração Supervised educational practice Reflection Action research Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Oliveira, Ana Sofia Caetano |
author_facet |
Oliveira, Ana Sofia Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Sofia Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Colaboração Supervised educational practice Reflection Action research Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Reflexão Investigação-ação Colaboração Supervised educational practice Reflection Action research Collaboration Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:18:55Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18206 TID:202775712 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18206 |
identifier_str_mv |
TID:202775712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468154273792 |