Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Vera Luísa Pinto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2404
Resumo: A presente investigação tem como objetivo conhecer as tendências que vão influenciar o futuro da educação. Considerando que, para o exercício consciente e responsável da atividade docente, é determinante o conhecimento, não pretendemos no presente projeto “prever o futuro” mas sim antecipá-lo, segundo as orientações de um estudo prospetivo. Sendo certo que o futuro da educação começa a ser traçado no presente consideramos que para melhor poder planear é importante conhecer as mudanças e os desafios com que a escola se vai deparar no seu futuro, designadamente a influência da globalização e da demografia, o perfil de docentes e de alunos e a liberdade de escolha de escola, as questões relacionadas com o cheque – ensino e o "mercado educativo", o impacto das tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Relativamente á metodologia de investigação adotada no presente estudo, esta apoia-se na análise documental e na realização de entrevistas exploratórias a alguns dirigentes educativos. Através desta, podemos constatar que, algumas das tendências sugeridas pelas leituras, ja se manifestam nos concelhos em estudo, nomeadamente: o envelhecimento populacional, o envelhecimento docente, redução no número de alunos, etc. Do presente estudo, surgem um conjunto de sugestões que decorrem das implicações possíveis das tendências que vão influenciar o futuro da escola.
id RCAP_bdb601c6ff3152e8d4a087a19282863f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2404
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo ExploratórioSupervisão pedagógicaTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)GlobalizaçãoDemografiaA presente investigação tem como objetivo conhecer as tendências que vão influenciar o futuro da educação. Considerando que, para o exercício consciente e responsável da atividade docente, é determinante o conhecimento, não pretendemos no presente projeto “prever o futuro” mas sim antecipá-lo, segundo as orientações de um estudo prospetivo. Sendo certo que o futuro da educação começa a ser traçado no presente consideramos que para melhor poder planear é importante conhecer as mudanças e os desafios com que a escola se vai deparar no seu futuro, designadamente a influência da globalização e da demografia, o perfil de docentes e de alunos e a liberdade de escolha de escola, as questões relacionadas com o cheque – ensino e o "mercado educativo", o impacto das tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Relativamente á metodologia de investigação adotada no presente estudo, esta apoia-se na análise documental e na realização de entrevistas exploratórias a alguns dirigentes educativos. Através desta, podemos constatar que, algumas das tendências sugeridas pelas leituras, ja se manifestam nos concelhos em estudo, nomeadamente: o envelhecimento populacional, o envelhecimento docente, redução no número de alunos, etc. Do presente estudo, surgem um conjunto de sugestões que decorrem das implicações possíveis das tendências que vão influenciar o futuro da escola.This research aims to know the trends that will influence the future of education. Whereas for the exercise conscious and responsible of the teaching activity, is crucial knowledge, we do not intend in this project "predict the future" but anticipate it, along the lines of a prospective study. It is certain that the future of education begins to be drawn in this regard that in order to better plan is important to know the changes and challenges that the school will face in their future, in particular the influence of globalization and demographics, the profile teachers and students and the freedom of school choice, the issues related to the check - education and "education market", the impact of information and communication technologies, among others. For research methodology adopted in this study, this relies on documentary analysis and conducting exploratory interviews with some educational leaders. Through this, we note that some of the trends suggested by the readings, already manifest in the municipalities under study, namely: population aging, the aging teaching, reduction in the number of students, etc. In the present study, there was a set of suggestions concerning trends that will influence the future of the school.2016-12-29T11:30:33Z2016-05-31T00:00:00Z2016-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2404TID:201433621porSousa, Vera Luísa Pinto deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:03Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.129487Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
title Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
spellingShingle Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
Sousa, Vera Luísa Pinto de
Supervisão pedagógica
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Globalização
Demografia
title_short Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
title_full Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
title_fullStr Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
title_full_unstemmed Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
title_sort Que tendências irão nortear a educação nos próximos anos? – Estudo Exploratório
author Sousa, Vera Luísa Pinto de
author_facet Sousa, Vera Luísa Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Vera Luísa Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Globalização
Demografia
topic Supervisão pedagógica
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Globalização
Demografia
description A presente investigação tem como objetivo conhecer as tendências que vão influenciar o futuro da educação. Considerando que, para o exercício consciente e responsável da atividade docente, é determinante o conhecimento, não pretendemos no presente projeto “prever o futuro” mas sim antecipá-lo, segundo as orientações de um estudo prospetivo. Sendo certo que o futuro da educação começa a ser traçado no presente consideramos que para melhor poder planear é importante conhecer as mudanças e os desafios com que a escola se vai deparar no seu futuro, designadamente a influência da globalização e da demografia, o perfil de docentes e de alunos e a liberdade de escolha de escola, as questões relacionadas com o cheque – ensino e o "mercado educativo", o impacto das tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Relativamente á metodologia de investigação adotada no presente estudo, esta apoia-se na análise documental e na realização de entrevistas exploratórias a alguns dirigentes educativos. Através desta, podemos constatar que, algumas das tendências sugeridas pelas leituras, ja se manifestam nos concelhos em estudo, nomeadamente: o envelhecimento populacional, o envelhecimento docente, redução no número de alunos, etc. Do presente estudo, surgem um conjunto de sugestões que decorrem das implicações possíveis das tendências que vão influenciar o futuro da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29T11:30:33Z
2016-05-31T00:00:00Z
2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2404
TID:201433621
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2404
identifier_str_mv TID:201433621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626422140928